Read In Your Own Language

terça-feira, 31 de maio de 2011

Riba Sarnei Apaga a História

Via Folha de São Paulo
Tem coisas no Brasil que parece brincadeira. Foi reaberto o corredor de acesso ao plenário do senado federal após algumas obras de reforma e ampliação. No local, conhecido como o tunel do tempo, fica a galeria de imagens ligadas a fatos históricos da casa desde a época do império. Pois Riba Sarnei teve o desfrute de excluir aquelas ligadas ao processo de impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) .
A múmia proprietária do Maranhão e do Amapá minimizou o fato e disse que o impeachment "não é tão marcante" e "talvez fosse um acidente que não devia ter acontecido na história do Brasil".
A galeria anterior trazia imagens de passeatas dos caras pintadas que lutaram pelo impeachment de Collor. O painel ainda dizia que em dezembro de 1992 o Senado aprovou a perda do cargo de Collor e de seus direitos políticos.
As fotos atuais, fruto da montagem feita pela Subsecretaria de Criação e Marketing, cita "bobagens" como a aprovação do tratamento gratuito de HIV e o Estatuto das Micros e Pequenas Empresas.
Em 2007, às vésperas da posse de Collor no Senado, a Casa já havia retirado às referências ao caso, mas depois recuou e devolveu as imagens.
Também não há referências a crises enfrentadas pelo Senado como a cassação do ex-senador Luiz Estevão, a renúncia do então presidente Jader Barbalho (PMDB-PA) para fugir do processo de cassação, além dos pedidos de cassação de Sarney e Renan Calheiros (PMDB-AL).
"Não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Agora, eu acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente e não devia ter acontecido na história do Brasil. Não é tão marcante como foram os fatos que aqui estão contados, que construíram as história e não os que de certo modo não deviam ter acontecido."
Collor renunciou ao mandato de presidente em 1992 para não sofrer o impeachment.

Onde estão os cara-pintadas dos movimentos estudantís que assistem uma de suas lutas mais importantes da história, hein Senador Lindberg Farias?

Há que se perguntar ao imortal (não só porque é membro da ABL) se isso vai ficar assim ou ele vai respeitar a vontade do povo brasileiro.

Prá mim é canalhice da pior qualidade.

Atualização às 15:45 - Riba voltou atrás e mandou colocar de novo as fotos e documentos do impeachment do collorido. Diz ele que não sendo curador da exposição não podia mandar nos historiadores que a produziram, mas iria voltar como estava. Perder ele não perde, mas já conseguiu-se o empate com o envolvimento de todos; povo e imprensa.

Um comentário:

Pfuime disse...

Eu queria saber por quê mandou tirar e por quê mudou de idéia, quem pressionou mesmo.
O kit gay também causou protestos mas vai voltar.

Abçs