Read In Your Own Language

sábado, 16 de março de 2013

Os Efeitos da Propagação da Corrente

Muito interessante. A estudante Mellanie Hoff usou uma madeira compensada para demostrar o efeito da propagação da corrente numa superfície.
Sem muito tecnicismo...
A madeira é naturalmente um isolante mas elevando-se a diferença de potencial pode-se romper o dielétrico e forçar a corrente a circular entre os dois polos que se demonstra quando ela aplica os terminais na amostra.
O efeito é exatamente o mesmo que acontece no corpo humano que, diga-se de passagem, tem resistência de isolamento menor que a madeira.
A células do corpo são queimadas do mesmo modo que as da madeira.
Portanto, CUIDADO com acidentes elétricos.
 

quarta-feira, 13 de março de 2013

Agora Vai Ser Oficial: Controle Total da Agências Reguladoras

 
Com informações da Folha de São Paulo
Criadas para ser o braço forte do poder concedente, as agências reguladoras foram paulatinamente sendo aparelhadas pelo governo petralha que colocou em seu mando apaninguados e fieis seguidores de modo a manter o controle de suas operações.
Resultado: sua função fiscalizadora simplesmente deixou de existir e o caos se instaurou nos serviços públicos concedidos. Apagões elétricos e telefônicos, tumulto em portos e aeroportos, estradas assassinas, trens que nunca saem do papel e por aí vai.
Agora, numa sacada final, o governo está burilando uma "reestruturação" das agências reguladoras no afã de assegurar o que deveriam ter feito sempre: garantir a qualidade de serviços essenciais como telefonia, aviação, eletricidade, transporte e abastecimento de água.
O argumento é que elas passarão a ter mais capacidade de fiscalização, mas no fundo estarão sujeitas a um controle muito maior por parte do (des)governo. No médio e longo prazo, elas serão cada vez mais conduzidas pelos ditames dos ministérios.
Até sexta feira, a governANTA vai anunciar as primeiras medidas, estrategicamente as que podem parecer boas, o aumento do repasse de recursos com base na melhora da produtividade de cada uma.
Cada uma deverá preparar um programa de melhoria dos serviço e aqueles que conseguirem fazer com que as empresas reguladas cumpram as metas e elevem os padrões de qualidade receberão mais recursos, que visam a contratação de mais funcionários (novos eleitores?) para as equipes de fiscalização das agências. Um dos índices a serem adotados como controle será o volume de reclamações dos PROCONs 
Mas a reforma será mais "avançada". vai além. O projeto vem da época do governo do 9 dedos e prevê a transferência do poder de concessão dos serviço das agências para os ministérios. Desde que era ministra da Casa Civil,  governANTA nega que o projeto vise esvaziar o poder das agências. No passado, sem querer, deelma disse que "Transferir para as agências o exercício do poder concedente foi um equívoco". Dá prá ver, e as fofocas confirmam, que ela vai fazer essa poha nem que seja por medida provisória, se houver algum impasse no congresso.
A Presidência e a Casa Civil negam essa possibilidade.
É sabido também que essa mudança já vem sendo feita na surdina. Em 2004, o poder de outorga de concessões elétricas saiu da ANEEL para o ministério das Minas e  Energia e em 2012, através de MP, foram definidas novas regras para os portos, e as concessões, antes com a ANTAQ, dos transportes aquaviários, passaram para a Secretaria dos Portos do ministério dos transportes.
Agora vão avançar na ANTT (transportes terrestres) e à ANATEL.
Ou seja, as agências serão apenas cabides de emprego para os peixes e interesseiros alugados.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Cruzando o Amazonas: LT Tucuruí-Manaus-Macapá

A obra de construção da linha de transmissão entre a Usina Hidrelétrica de Tucuruí no estado do Pará e as cidades de Macapá e Manaus permitirá a conexão destas cidades e regiões metropolitanas ao Sistema Interligado Nacional. De Manaus, sairá outra linha para conexão de Boa Vista, estado de Roraima de onde já parte uma conexão com o Complexo Hidrelétrico de Gúri na Venezuela.
É uma obra de grandezas gigantescas sem similar no mundo. O cruzamento do Rio Amazonas requereu o uso de torres especiais de 320 metros de altura, para garantir a distância de segurança sobre o leito navegável, sendo instaladas num ponto onde o rio sofre um estreitamento para "apenas" 3 km de largura.
Vale a pena ver este documentário da Isolux, uma das integrantes do consórcio que constrói e irá operar a linha.