Read In Your Own Language

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

E Essa Coisa Existiu?


É inconteste que o mensalão destrambelhou de vez a, por nascença, insana cabeça do 9 dedos.
Primeiro aquela ridícula entrevista em que disse que não sabia de nada, fazendo-se de um operario tonto que não havia dominado ainda toda a estrutura de goveno que o cercava. Na sequência, mudou o discurso para traição de pessoas mal intencionada que quiseram se sobrepor à imaculada linha de ação do PT. Mais tarde surgiu a grande sacada de seus juristas amestrados convertendo o maior escândalo da história da república em caixa dois para pagamento de dívida de campanha da base aliada, versão esta fragorosamente desmontada pelo glorioso Quinzáo no STF.
Agora, antevendo a derrocada final e com a água já lhe batendo no pescoço inchado, ve com um nvo lare-lare de ser exemplo de combate à corrupção em todo sistema solar.
Ontem, durante um esbravejamento inconsequente, para um público de estudantes subsidiados, loola atacou os governos tucanos e, gloriosmente disse que ninguém deve ter vergonha do julgamento do mensalão e que isso é até "motivo de orgulho" e exemplo não só nos seus dois mandatos, mastambém no de sua indicada. Mas se essa poha nunca exisiu, como pode se ter orgulho dela? Se foi um ato impensado e aloprado, como festejar seu desenrolar?
No eu costumeiro berreiro, levou mais uma vez a culpa para as administrações Fernando Henrique, tipo "No nosso governo as pessoas são julgadas e as coisas são apuradas; No deles, tripudiam do povo". Ou ainda, "Na nossa casa, quando nosso filho é suspeito de cometer um erro, nós investigamos e não culpamos os vizinhos, como eles costumam fazer."
Tudo começou quando um estudante ligado ao PSOL levantou uma faixa com a inscrição "Renovação com Mensalão? PT do Lula tem o mensalão, PT do Haddad tem paralização (sic) na educação".
Aí o bom-mocismo acabou e o velho barreiro, ops, o velho berreiro rssurgiu da cinzas.
Sairam exclamações ligadas a "compra de votos" para a aprovar a reeleição do antecessor, em 1997, e "procurador-geral da República no tempo deles era chamado de engavetador"; coroando com "Se juntarem todos os presidentes da história do Brasil, vocês verão que eles não criaram instituições para combater a corrupção como nós em oito anos. Sintam orgulho porque, se tem uma coisa que fizemos, foi criar instrumentos para combater a corrupção."
À plateia, formada por bolsistas do ProUni, o 9 dedos conclamou uma ação feroz de caça aos votos para o candidato Malddad e fez uma ligação entre o programa e sua passagem como chefe de gabinete da Secretaria de Finanças da gestão Martóxica e no ministerio da educação.
Ou seja, desespero é que não falta no colinho do EX. Mas saiba-se que vai cair atirando prá todo lad, na vã tentativa de dividir o mar de lama que gerou e ajudou a fazer crescer.
Acrescento um pouco de humor, sem me afastar da seriedade que o momento exige.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Relatoria X Revisão ou Brasil X Mensaleiros

 
Na sessão de ontem no STF, uma das mais tensas e agitadas desde o começo do julgamento do mensalão, mais um bate boca entre Quinzão e LewandoNãoSeiQueNãoSeiOnde, que divergiram frontalmente sobre as posições adotadas em relação à corja mensaleira.
Enrolandowski levou uma eternidade mais uma semana para dar uma aliviada na solicitação de cana geral que Quinzão vem pregando desde o começo.
Mesmo havendo mais que robustas provas contra a quadrilha, o revisor insiste em absolver o quanto pode uns e outros; e Quinzão vai à loucura.
Na minha santa ignorância silvícola, pergunto, por exemplo: que poha Palmieri e Marco Aurélio tinham que negociar com a Portugal Telecom que não fosse bandalheira? Essa e outras coisas que Quinzão e o MP apresentaram, são incontestaveis. É cana e pronto.
Mas ontem o bate boca se estendeu a outros ministros e a coisa virou um circo de horrores.
Sou um neo-admirador do Quinzão, assim como milhares de brasileiros do bem, mas ontem acho que ele exagerou. Pode levar a que IndicadowisckPelaPremeramudowisck ganhe uns adeptos de suas babozeiras, além do sapiente Toffoli; Marco Aurélio, por exemplo; e pode por em risco a conclusão pelo encarceramento desta tchurma aí, abrindo caminho prá que Gurgel arraste mais uns pela frente.
Quem sabe se chegue ao chefe maior. Oxalá. 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Devo. Não Nego. Mas Quem Paga é a Viúva

 
A terra brasilis não para de surpreender seus cidadãos. Çuas inçelenças senatoriais recebem 14º e 15º salários à guisa de auxílio-paletó. Uma escressência e um abuso inominável que se reproduz na câmara federal e por todas as assembléias legislativas e câmaras de vereadores Brasil afora.
Achando pouco, não são tributados por essa boquinha, que consideram verba indenizatória e isenta de IR.
Não foi o que decidiu a Receita Federal, que mandou notificação à mesa diretora cobrando impostos devido e atrasados em torno de R$ 64 mil de cada senador, no período de 2007 a 2011, fora multas, juros e correções. 
Pois bem. A mesa diretora do Senado decidiu que a Casa irá arcar com o pagamento do IR pois entende que a falha não foi dos senadores, uma vez que o Senado deveria ter retido os impostos na fonte e não o fez.
Portanto, além de seu próprio imposto de renda, você está pagando o IR de Ribamar Et Caterva.
Bem feito.

Ruiu o Castelo de Cartas


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Intelectuais ou Dirceuzetes?


Olhem os rostinhos aí de cima. Não ficariam lindos de mini-shorts coladinhos e top sensuais num palanque na Avenida Paulista balançando pom-pons vermelhos e cantando "Dirceu, Guerreiro; do povo brasileiro"?
Pois são parte do grupo de dirceuzetes que, num ato de solidariedade encaminhará mensagem aos ministros do STF com críticas ao tom de espetáculo que, na soberba opinião deles, atingiu a corte no julgamento do mensalão.
Diz-se que, mesmo sem ficar ponto, o texto já conta com mais de 200 assinaturas. Prá potaquepareo.
Luiz Carlos Barreto ainda teve a pachorra de dizerque "Não é um manifesto. É um texto filosófico-doutrinário de cidadãos brasileiros preocupados com a manutenção de alguns direitos constitucionais, sobretudo o direito à presunção de inocência".
Não por acaso grande amigo de JD, Luiz diz que não se citará o chefe da qudrilha no texto, já que não é um manifesto de apoio a ele, ms uma forma de externar pesar pelo jeito que ele está sendo retratado para a opinião pública.
"O mensalão ganhou um tratamento dramatúrgico de novela, com clima de suspense, deixando o mais importante para o final. E o José Dirceu está sendo colocado como o 'bad guy' da história", disse ainda Barreto.
Já a múmia Niemeyer disse que "desde o início há uma campanha contra o José Dirceu, que se motra um exagero, classificando o documento como uma "defesa de princípios".
É voz corrente no signatários que "Não se está reivindicando a inocência de ninguém, mas se espera que os ministros do STF saibam punir quem tem de ser punido e inocentar quem tem direito à inocência. Somos contra a espetacularização do julgamento, o pré-julgamento e a pré-condenação que vem se fazendo publicamente. Esperamos que o julgamento seja feito no tribunal."
Bom. Escapando aí umas amizades íntimas, de alcova ou não; os demais são contumazes frequentadores dos caixas do ministério de cultura, da Petrobras e de outros bancadores de suas obras de arte. Pegam a grana, fazem filmes e/ou espetácuos mirabolantes e fadados ao fracasso, e ficam com eventuais retornos de bilheteria. Como não expor suas carinhas numa campanha escandalosa desta?
É só ver a relação final dos abaixo-assinantes e conferir o que penso.
 

Tatu: Bicho Danado Prá Cavar


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lobão e O Apagão no Nordeste

Voltando à ativa...
==============
Apagão no nordeste sábado passado. Lare-lares à parte, cabe à maior autoridade do setor convocar os envolvidos para discutir a bronca; afinal foram mais de 5 milhões de brasileirinhos e brasileirinhas no escuro por umas duas horas.
Isto posto, o competente e ixpicialista no ramo ministro de Minas e Energia Edison Lobão convocou para hoje uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para analisar as informações sobre a bagaça e que foi tratado pelo ministério como uma "perturbação" no sistema elétrico da região.
Mas a tal reunião será conduzida pelo secretário executivo do ministério, Márcio Zimmermann, e terá a partipação de integrantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entre outros, imagino representantes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco CHESF, a supridora regional e das concssionárias estaduais.
Mas e o glorioso Lobão dos dentões branquinhos e cabelos negros como as asas da graúna? Lobão está em Nova York para participar de um encontro do Grupo de Alto Nível sobre Energia Sustentável Para Todos, coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e não participará da reunião.
Primeiro: que poha de contribuição de alto nível Lobão poderá dar? Bom...Deixa prá lá.
Sobre o apagão, o que se sabe é que o problema começou por volta das 15h50 do sábado em uma instalação no Maranhao de Lobão em um transformador, na subestação de interligação dos sistemas Sudeste-Nordeste e Norte-Nordeste e atingiu em sequência os Estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Pode ter sido originado por uma explosão de um equipamento na subestação da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) na cidade de Imperatriz. Como o sistema é interligado, esse incidente pode ter provocado a queda de energia elétrica em toda a região.
É normal que a ANEEL e o ONS convoquem uma reunião para tratar do assunto e, portanto, Lobão se meter na história é puro estrelismo.