Read In Your Own Language

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Cordelando 105: Um Olho no Sérgio Moro, Outro no MP


Voltando lá da Inglaterra,
Onde whisky foi comprar.
Foi preso o tal diretor,
Que muito tem que contar.
Sobre as grande roubalheiras,
Que houveram na estatal.
Que explora o petróleo,
Um tesouro nacional.

O caboco sabe muito,
Das sacanagens de lá.
Pois teve muito padrinho,
Para o cargo ocupar.
Fato é que no Planalto,
E Congresso Nacional,
Muito nêgo tá tremendo,
Pois sabe que vai pro pau.

E segue a saga medonha,
Do calote eleitoral.
Tudo que madame disse,
Na campanha vai bem mal.
Já se tinha divulgado,
Mudança lá das pensões.
Obrigando as viuvinhas,
A recontar seus tostões.

Vai ter aumento de impostos,
Quem falou foi o Levy.
Dizendo que só nas bolsas,
É que ele não vai mais bulir.
Mas não se confie bem nisso,
Porque outras já mudou.
Veja Bolsa Desemprego,
Que ele dificultou.

Da tabela do imposto,
Não se quer ouvir falar.
Pendura de reajuste,
De sessenta mais pra lá.
Pra quem recebe salário,
Sabe e conhece bem.
Dinheiro que vai não volta,
Por correção nunca tem.

Sobre estabilidade,
Que dizia do país.
Foi outra grande mentira,
Sem nem crescer o nariz.
Aumentou o combustível,
Subiu conta de energia.
Até abono do PIS,
Coisa que ninguém mexia.

E sobre as tais delações,
Que a justiça premiou.
Onde muito bacanão,
Natal e Ano passou.
A cada dia que passa,
O cerco vai aumentando.
Porque roubo foi do grande,
Moro não está alisando.

A Caixa privatizada,
Coisa lá de seu Aécio.
Como dizia a dentuça,
Quando estava no seu ócio.
Pra comprar a sua casa.
Subiu juros a baranga.
Esqueceu comercial,
Com a Camila Pitanga.

E o nosso conterrâneo,
Preso lá no oriente.
Foi voar de asa delta,
Cheia do pozinho quente.
Por lá o negócio é sério,
Lá não tem refresco não.
Vai encontrar o capeta,
Na frente do pelotão.

Mandaram monte de carta,
Cutucaram embaixador.
Pedindo pela clemência,
Pro tal fulano infrator.
Duvido que eles arreguem,
E topem abrir o trinco.
Pois junto com Marco Archer,
Vão fuzilar outros cinco.

No perfil oficial,
De nossa regovernANTA.
Publicaram reportagem,
Que não passou de lambança.
Dizendo que combatia,
Com fervor a inflação.
Desenharam uma capa,
De heroína no dilmão.

Por aqui eu vou ficando,
Prometendo mais depois.
Assunto nunca me falta,
Como 4 é dois mais dois.
Esse povo no governo,
Traz muito entretenimento.
Por isso faço cordel,
Pois se for sério num guento.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A Petrobras Roubou a Petrobras?


Pra começar, minha total solidariedade ao cumpanhêru Ricardo Pessoa, presidente da UTC. Em detrimento de quaisquer falcatruas ou chunchos cometidos, ninguém merece vestir um blazer 3 números menor. A gloriosa Polícia Federal deveria ter um Personal Stilist para cuidar de seus prisioneiros ou conceder-lhes 15 minutos para escolher a roupa da prisão. O çimpático Rick não merece aparecer dia após dia em todos os jornais como uma rolha de champagne mal arrancada da garrafa. #FicaDica

Agora vamos ao ataque....

Uma das manchetes nos principais jornais, portais e blogs foi a argumentação da defesa da UTC sobre o papel da empresa no "Clube dos Empreiteiros" que domina a Petrobras no período dos governos do PT. 

Em essência, a empreiteira se baseia no fato de que quem montou o esquema de desvio de dinheiro na petroleira foi a própria petroleira. Segundo o advogado da empresa, a Petrobras "tenta fugir de suas responsabilidades dizendo-se vítima de ações isoladas e independentes de seus diretores, que atuariam no interesse de seus padrinhos políticos puxando cada um, a brasa para sua sardinha".

Acontece que as decisões no prédio de blocos intercalados são colegiadas e as grandes obras envolvem até o conselho de administração. Além disso, pelas regras em vigor, a Petrobras, sozinha, organizava as licitações, convidava as concorrentes e sugeria o preço final.

Desta forma, se cartel houve, seu principal operador seria a Petrobras, sendo o tal clube apenas um instrumento de sua operacionalização de bandalheiras. 

Isto posto, a UTC se sente prejudicada por ter sido excluída de novas licitações da Petrobras. 

Ademas, a latumia da UTC acrescenta aos documentos protocolados na justiça federal, que a decisão foi baseada numa delação premiada de sua concorrente Toyo Setal e, portanto, não se pode levar em conta a isenção do delator.

Exceto pela parte final da argumentação (a que se refere à qualidade da delação, que reputo inatingíveis, pela condução do Dr. Sérgio Moro), o dotô adEvogado da UTC está coberto de razão (ops... isso não os exclui de suas culpas e penas...).

Quem comandava o clube de ladrões era o contratante dos ladrões, logo TODOS os envolvidos nas licitações, incluindo aqui secretárias-digitadoras, copeiros das salas de reunião e PRINCIPALMENTE membros do Conselho de Administração, diretores, gerentes executivos, gerentes de contrato, gestores de obra, TODOS que conheciam o processo, têm que ser responsabilizados e punidos, no mínimo, por prevaricação, com a grana que se puder recuperar devolvida aos cofres da empresa.

É o veredito silvícola.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Nóis Pega o Peixe. Ou, Machadão Estava Correto


Aí pelos idos de Maio de 2011, o governo do PT brindou o país com uma daquelas milhares de pérolas com que costuma promover.
Soube-se que, dentro do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, seria adotado em milhares de escolas públicas o livro paradidático "Por Uma Vida Melhor", escrito a vários pares de mãos por "linguistas" da mais alta capacidade vinculados ao partido, a ser aplicado na educação de jovens e adultos.
Além da babita que distribuíram aos apaniguados, absolutamente nada acrescentou ao vernáculo, ao contrário, derrubaram a qualidade, fazendo valer a máxima vigente entre os membros da corja vermelha, se ão conseguimos elevar o nível de qualquer coisa, nivele-se por baixo. Dai resultar em sistemas de cotas porque pobres, negros e pardos não conseguem vagas universitárias; ao invés de investir no ensino público, por exemplo; ou mesmo baixar as notas de corte e acesso em concursos gerais, incluindo ENEM, SISU e assemelhados.
O manual considerava, entre outras aberrações que a linguagem coloquial falada, com todos os seus vícios, erros, imperfeições e modismos; poderia e deveria ser usada na linguagem escrita sem que se entendesse como incorreções.
Na ocasião, foi dito que um jovem usar a expressão "nóis pega o peixe" seria aceitável, posto que essa é a forma como ele se comunica na comunidade que o cerca e que os ajudaria a se sentirem incluídos.
Dezenas de debates e polêmicas depois, fruto da indignação de especialistas e leigos amantes do idioma, a profecia de destruição da língua pátria se confirmou.
Ontem, 13 de janeiro, divulgou-se o resultado do ENEM. DESASTRE: de um universo de 6 milhões de participantes, mais de 529 MIL estudantes tiraram nota ZERO na redação e APENAS 250 cravaram nota DEZ e 35 mil conseguiram atingir pontos entre 900 e 999. De um modo geral, as otas foram 10% inferiores quando comparadas ao ano passado (2013).
A nota da redação se registra entre 0 e 1000 pontos. Parte-se da premissa de que um bom texto deve contemplar cinco competências, cada uma influenciando em 200 pontos, a saber:

1) Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
2) Compreender a proposta do mote e e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações.
4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos.
5) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado.

Junte-se a isto outros eventos memoráveis na sequencial agressão à língua portuguesa como a "simplificação dos textos de Machado de Assis"; cujo academismo parecia inacessível aos mortais; permitindo que fossem lidos pelos energúmenos atuais sem ter que usar o dicionário; ou os escalafobéticos discursos da regovernANTA e do 9 dedos.
O resultado do ENEM reforça a revolta dos amantes do belo idioma com a proposta dos analfabetos que comandam este país desde 2003. É urgente que se faça uma intervenção séria e duradoura no sistema nacional de ensino na tentativa hercúlea de se reverter este quadro.
Mas como ter alguma esperança com um ministro da educação que diz que professor deve esquecer o salário e trabalhar por amor?
Obrigado Dona Ester e Professor Alfredo por me colocarem no caminho certo.... 

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Quem Manda Saporra Sou Eu, by deelma



Carlos Eduardo de Sousa Braga, ministro das Minas e Energia, ganhou a primeira queda de braço; com o auxílio precioso da Napoleoa regovernANTA.
Sem a menor condição de pagarem as contas do suprimento de energia às geradoras vincendas no fim do mês, as distribuidoras necessitam de 2,5 bilhões além dos 20 que já receberam ano passado através do fundão de compensação (Conta de Desenvolvimento Energético - CDE).
Primeiro, a ANEEL prorrogou o prazo para o pagamento e Dudu conseguiu que os bancos oficiais (BB, Caixa e BNDES) fossem autorizados a emprestar a grana, desmoralizando o segundo ministro da área econômica. 
Depois do Barbosão, que teve que desdizer sua declaração sobre mudança na regra de reajuste do salário mínimo, agora foi o Levy, obrigado a engolir esta pedra no caminho, já que tinha dito que os bancos federais não são cornucópias milagrosas com recursos ilimitados.
Por ordem da dentuça, a grana vai sair sim. Apaga o incêndio, mas o rescaldo será nosso: é inevitável aumentos extraordinários nas faturas das concessionárias. É velho, mas é real: não existe almoço grátis. Não será possível segurar o pacote.
Pra não se indispor ainda mais com os enganados trabalhadores, a mandatária deu ordem para manter o Programa Luz Para Todos e o subsídio aos consumidores de baixa renda; mas outros subsídios cairão, como por exemplo, às indústrias eletrointensivas, comprometendo EMPREGOS;bem como o financiamento aos programas de obras de expansão e melhorias, comprometendo QUALIDADE.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

IR Que Vai, Não Volta


FONTE: O Estado de São Paulo
É sabido que aquelas deduções previstas na declaração anual de ajuste com a Receita Federal são somente pra trouxa se animar; mas. fato correto, a grana que for retida na fonte ou antecipada em carnê leão, torna-se PNC do contribuinte. O que vai, não volta, de jeito nenhum. ou você imagina que R$ 2.063,64 por dependente em 2014 era suficiente pra sustentar um filho numa escola razoável que seja? Bom, por ai vai...
Na marra, ainda sujeito a veto da Napoleoa regovernANTA, a tabela que regula a retenção na fonte para o Imposto de Renda (IR) foi reajustada pelo congresso em 6,5%. o que empataria as perdas inflacionárias do ano (considerando também a contabilidade criativa do governo. Trata-se do quinto ano consecutivo de correção abaixo da inflação.
Considerando que ela vai vetar, a diferença acumulada contra o contribuinte no imposto retido irá acumular uma defasagem de 64,28% desde 1996, última referência de empate nos dois itens, a conversão da tabela de unidades fiscais para o real, que na ocasião era moeda estável. 
Assim, cada vez mais pessoas com salários cada vez menores são enquadrados na faixas referentes a salários tributáveis, aumentando a base de contribuição. Por exemplo, a isenção do tributo beneficiava quem recebia até oito salários mínimos em 1996. Esta relação que despencou para 2,47 SM em 2014.
Poder-se-ia dizer que os aumentos acima da inflação aplicados ao salário mínimo nos últimos anos. também influenciaram (em 2014, houve um reajuste de 6,78% no SM e uma correção de 4,5% do IR e em 2015 houve uma alta de 8,8% nos salários, ante uma correção ainda incerta das faixas do tributo), mas restaria algo bem acima de 50% de defasagem, pra não fazer muita conta. Em português corrente: METADE DO DEVIDO, A MAIS FICA COM ELES.
Óbvio que a defasagem crescente pune, sobretudo, os contribuintes de mais baixa renda. Quem ganha até R$ 2.936,94 por mês deveria ser isento de IR, de acordo com os cálculos, mas acaba sendo tributado atualmente pelas alíquotas de 7,5% e 15% indo contra todas as promessas de ser amiga dos pobres feitas pelo PT.
O grande sonho da corja é subir o teto da tributação, hoje com alíquota máxima de 27,5%. Na cabeça deles, é uma das menores do mundo e com um maior número de faixas de contribuição possivelmente auxiliaria no alcance da "justiça fiscal”. Provavelmente esta decisão será tomada num dos soviets sonhados pela corja vermelha.
O Sindifisco Nacional enviou ao Congresso um projeto que prevê a correção integral da tabela ao longo de dez anos e a OAB tem atualmente dois processos sobre o tema correndo no Supremo Tribunal Federal. Um, sob relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, pede que a tabela seja corrigida pelo IPCA. Outro, nas mãos da ministra Rosa Weber, quer que, assim como a saúde, os gastos com educação sejam integralmente dedutíveis.
Até lá, não há qualquer coisa a fazer senão pagar e berrar....