Read In Your Own Language

sábado, 13 de outubro de 2012

José Serra: Por Favor, a Linha é Esta


O pastor Silas Malafaia gravou o vídeo abaixo mostrando a José Serra, o polidinho, o gola de seda e punhos de renda, como se faz para atacar a candidatura de um adversário.
No filme, Malafaia ataca a recente acusação de Haddad sobre a “instrumentalização das religiões” que estaria sendo feita por José Serra na campanha. Até o julgamento do Mensalão é citado no vídeo.
Destaco uma frase: "Quando algum líder evangélico apoia vocês é opinião, quando é do outro lado é fundamentalista religioso. O povo não é otário não Haddad. Vocês que tentaram instrumentalizar políticos de outros partidos"
O PSDB perdeu 3 eleições, e perderá outras tantas, enquanto quiser tratar os canalhas com campanhas santas e boazinhas.


O vídeo a que Malafaia se refere, é este abaixo.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Raios. Volto Ao Tema


Baseado em matéria publicada em A Crítica
Volto a tratar do tema por dois motivos principais: o fato de ser engenheiro eletricista e ver nos raios a forma natural e original do objeto de minha profissão; e os efeitos danosos e estremamente perigosos que representam e para os quais gosto de alertar meus leitores. Com a devida vênia, acrescento a assustadora beleza que me causam fascínio.
Recentes estudos divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Amazonas recebe todos os anos uma média de 11 milhões de raios, por isso é considerado o Estado com maior incidência de descargas elétricas do Brasil.
Estas informações sempre circularam no setor elétrico, mas eram baseadas em registros empíricos e sempre colocados em xeque. Desta vez, o levantamento realizado pelo Inpe, a partir dos dados da rede BrasilDat, operada pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), aponta que entre junho e setembro houve um aumento de 62%, em relação aos mesmo período em 2011. Esta variação das ocorrências de raios mostram um aumento significativo entre os meses de junho e setembro de 2012 comparado ao mesmo período de 2011. O estudo não apresenta as causas deste aumento, embora eu tenha minha teoria sobre a rapidez da vazante e o aumento do calor úmido no período. 
Por exemplo, no último dia 15 de setembro, embra eu estivesse fora da cidade, soube de uma das maiores tempestades já registradas em Manaus. Na ocasião 327 ocorrências de quedas no fornecimento de energia podem ser apontadas como consequência da forte chuva com raios violentos.
Neste dia, de acordo com informações do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), foram registradas rajadas de vento de 87 km/h no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. No mesmo horário, o 1° Distrito de Meteorologia do INMET indicou ventos de 34 km/h e à meia-noite, de 56 km/h. Elas são apontadas como causas dos últimos apagões que atingiram a capital Manaus e alguns municípios do interior do Estado.
O setor elétrico nacional e, em especial o Manauara, é o mais prejudicado pelo alto índice de descargas elétricas registrado. Prova disso, foi o apagão registrado no último dia 18 de setembro. A falta de energia atingiu todos os bairros de Manaus e também os municípios de Manacapuru, Presidente Figueiredo e Urucurituba. Este evento já se verificou outras vezes no passado, em especial nos últimos 10 anos (coincidência com alguma coisa de mesmo período? HEIN PT?)
Fato é que as descargas atmosféricas são terríveis. Existem sistemas de proteção vinculados às instalações mas seus dimensionamentos são baseados em teorias, cálculos e fórmulas de natureza ainda muito empírica; deixando sempre o espaço para o ACASO ter sua chance.
O que chamamos de blindagem, muitas vezes é vazada e permite que as descargas atinjam os equipamentos.
Eu mesmo já fui "alvo" de correntes circulantes de descargas. Como estou aqui contando a história, é porque foi leve e eu estava a uns 100 metros do local da queda. Senti a mesma sensação de dormência quando apoiamos uma perna sobre a outra ou dormimos sobre o braço. Mas não é nada agradável.
Ter fé ajuda muito, mesmo aos melhores profissionais. OREMOS.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

10/10: Novo dia, Novos Tempos


O Brasil acorda hoje mais aliviado e esperançoso. Ontem o pleno do Supremo Tribunal Federal - STF condenou três dos mais importantes quadros do Partido dos Trabalhadores (no meio de um outro conjunto de larápios) por crimes das mais diversas matizes, lavando a alma das pessoas de bem deste país.
Por 7 longos anos, só se ouviu a cantilena e a falácia de que o mensalão nunca existiu ou, pior, que seria "apenas" uma operação de caixa, como se isso por sí só não fosse um atentado contra as instituições legais do Brasil.
Todo esse tempo o ex-presidente de 9 dedos e seus asseclas alcoviteiros deitavam e rolavam sobre as consciências dos que minimamente pensam, pela certeza que tinham de que ficaria o dito pelo não dito e todos, ou os mais importantes seriam absolvidos de seus crimes, apenas pelo fato de terem indicado para a corte 8 dos 11 ministros. Estavam redondamente engandos.
Honrando seus diplomas e cargo, a maioria deles condenou os meliantes e fascínoras independentemente do que achavam os comandantes maiores da quadrilha.
Só escaparam os mequetrefes, termo cunhado por um dos advogados para qualificar a importância de sua cliente no conjunto do grupo.
O outrora todo poderoso chefe da casa civil, primeiro ministro de fato e capitão do time, segundo seu líder loola; foi considerado culpado pelo STF. Embora continue esperneando, ameaçando e destilando sua prepotência, É CULPADO e acabou-se. Vá recorrer pro papa. 
A nação agradece ao homem que enfrentou os poderosos, as pressões diversas e relatou em detalhes cada um dos crimes cometidos, seus executores e seus envolvimentos com uma riqueza de detalhes de não permitir contestações, apenas restando pífias argumentações inconsequentes e risíveis.
Hoje também, por ironia do destino e méritos próprios, O ministro Joaquim Barbosa será formalmente eleito, presidente da corte que ele ajudou a colocar no mais alto conceito internacional. Na Corte desde 2003, hoje com 58 anos; completados no domingo passado, casualmente dia de eleições e festa da emocracia, o relator do processo do mensalão conquistou simpatia e apreço nacional, embora tenha gerado sentimentos de ciúme nos seus desafetos no STF, pois, no exercício de suas fnçõs, careceu de embates terríveis com alguns de seus colegas.
Os argumentos de Quinzão foram, como deveriam ser, duros para defender seus pontos de vista. Sangue quente, quando contradito, não mede palavras para rebater as críticas.
Desde que assumiu, o bom mineiro de Paracatu mostrou que o estudo o ajudou a romper as barreiras impostas pela discriminação pela tez negra.
Barbosa se mudou para Brasília jovem, morando de favor na casa de parentes. Foi faxineiro e trabalhou na gráfica de um jornal. Completou o ensino médio em escola pública. Estudou muito para entrar na Universidade de Brasília, onde formou-se em Direito. Na mesma turma, estava o futuro colega e muitas vezes desafeto no STF Gilmar Mendes. Foi também procurador no Rio de Janeiro. Doutor em Direito Público pela Universidade de Paris-II, atuou como professor visitante da School of Law da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e professor de Direito Público da Uerj.
Tá no Hino Nacional: "Um filho teu não foge à luta". Quinzão fez valer a frase de outro Joaquim: O Osório Duque Estrada, autor do poema-letra.
Fica aqui meu registro e minha homenagem.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Raios. Sempre Muito Perigosos

Os raios fazem parte inerente de minha profissão. É a manifestação original e mais pura da eletricidade. Mas sempre são assustadores e danosos.
 

domingo, 7 de outubro de 2012

Hoje é Dia de Eleição

Hoje dia de eleição. Quero ser muito explícito. Uma imagem vale mais que mil palavras.