Read In Your Own Language

sábado, 27 de junho de 2015

Pátria Menos Que Meio Educadora


Sabe o FIES, aquele programa que o PT copiou do Crédito educativo dos governos militares e diz que é invenção deles? 
Pois é... A panaceia que ia tornar o povo brasileiro todo em nível superior miou, esmilinguiu, derreteu, acabou...
O sinistro da educação, Renato Janine, anunciou ontem que haverá disponibilidade de 61.500 vagas para o segundo semestre. Numa continha de padaria, como cabe a este aculturado, juntando com as cerca de 313 mil vagas oferecidas no primeiro semestre, depois daquela enrolação de "sistema caiu, entupiu a internet, estamos resolvendo, etc, etc"; não chega a metade das vagas disponibilizadas em 2014 (o número é 43%).
E o pior, Renatão disse que "espera" manter este patamar noa anos que virão. Como assim Bial? Quer dizer que todo mundo já virou dotô? Né melhor dizer que não tem dinheiro pra manter a mentira?
E tem mais... Juros agora é PNC dos financiados. A taxa era de 3,4% ao ano e passará para 6,5% aa. Quase o dobro.
Também aumentarão os rigores e a seletividade de cursos para concessão das bolsas e financiamentos, com o que tenho que concordar, desde que digam que secaram o pote e não que estão sendo criteriosos, coisa que nunca são.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Cordelando 120: Manihot Esculenta


Muitos não vão conhecer,
A personagem da vez.
Chamando assim em latim,
Não vai despertar vocês.
Mas vamos aqui tratar,
Duma conquista importante.
Falamos da mandioca,
Nem sempre tão elegante.

Como é uma raiz,
Formas estranhas assume.
Diferente do normal,
Causando muito queixume.
Parece coisa do mal,
Escondida até moer.
Que ensinados pelos índios,
Aprendemos a colher.

Macaxeira ou aipim,
Também se chama a danada.
Come cozida ou frita,
Com bode ou carne assada.
Delícia e nutritiva,
Barata, serve até pobre.
Pelo sabor e o cheiro,
Anda na mesa do nobre.

Mas dessa vez ressurgiu,
Na imprensa despontou.
Quando nossa governANTA,
No palanque mencionou.
Elevando a tema nobre,
Num discurso atrapalhado.
Agradecendo aos índios,
Por conta desse legado.

Fez até uma mistura,
Esquisita qual o que.
Misturando com espiga,
De milho pra se comer.
A duplinha não é ruim,
É nutritiva demais.
Mas na fala da dentuça,
Sentido quase não faz.

Tem uns usos esquisitos,
Que às vezes se faz dela.
Aplicando em orifícios,
Sem  nenhuma churumela.
Vão parar em hospital,
E sempre se envergonhando.
Respondendo pro doutor,
Por que estava enfiando.

No caso da soberana,
Esta questão não teria.
Pois se ela não fizesse,
Muita gente até faria.
Com raiva do que se passa,
Dentro e fora do Brasil.
Enfiavam até o talo,
Bem na porta do covil.

Fêmea sabida danada,
Da espécie a evolução.
Homo Sapiens no topo,
Acima até do leão.
Achando pouco o que fala,
Darwin o pesquisador.
Criou até mulher sapiens,
Chocando todo orador.

Depois daquele episódio,
Do cachorro escondido.
Achei que ninguém passava,
Por mais um grande perigo.
Mas nunca se subestima,
A dona que nos governa.
Ela diz outra besteira,
Na hora que não se espera.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Briga de Cachorro Grande


Uma das joias da coroa no Programa de Investimentos em Logística do governo federal, é a privatização - ops, concessão; dos aeroportos.
Isso já está mobilizando bancadas inteiras no nordeste, por exemplo, juntando inclusive rivais e até inimigos.
Um dos alvos, é o, programado para um futuro bem próximo, hub operacional da TAM na região. A brincadeira prevê sozinha que se tenha a disponibilidade de 17 fingers para suportar 20 voos internacionais a partir de Natal, Fortaleza ou Recife, que disputam a primazia do investimento de cerca de 4 bilhões de reais. 
O aeroporto de Fortaleza tem hoje sete fingers; Recife tem onze e Natal tem seis.
Recife tem a seu favor o título de melhor aeroporto do Brasil a maior pista do Norte-Nordeste e o poderio do Porto de Suape como cliente. Foi até citado na própria revista da TAM com um dos 5 melhores do mundo.
Fortaleza tem o Porto do Pecém como cliente, a possibilidade de expansão e a fama internacional de suas praias.
Natal tem o fato de já ser privado, a possibilidade de expansão e o lance midiático de "ser mais perto da Europa".
Vamos aguardar.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Brahma: A Trilogia


Eu lembrava lá na mais profunda gaveta da mente que o termo BRAHMA tinha alguma coisa a ver com o misticismo da Índia, além da cerveja e sua inevitável vinculação ao Número 1 e, mais recentemente, ao 9 dedos que presidiu esta nação.
Recorrendo a São Google, confirmei que estava certo.
Com a devida e profunda vênia aos princípios religiosos dos hindus, resumo como se insere Brahma na cultura e religião... Senão, vejamos...

Brahma é o primeiro deus da Trimúrti, a trindade do hinduísmo (os outros deuses são Vishnu e Shiva). Brahma é considerado, pelos hindus, a representação da força criadora ativa no universo. Depois que um universo é destruído por ShivaVishnu se encontra dormindo e flutuando no oceano primordial. Quando decide ter chegado a hora, Brahma aparece e recria todo o universo; deuses, humanos e tudo mais o que existe. 
Brahma geralmente é representado com quatro cabeças e leva em suas mãos os quatro livros sagrados (Vedas), um colar de contas, uma flor de lótus, um prato para recolher esmolas e uma vasilha para água dos banhos de sacrifício. 
As quatro cabeças seriam como as quatro funções da consciência (o pensamento, o sentimento, a intuição e a sensação), que preparam o ser humano para lidar com as impressões que recebe do mundo interior e exterior. Brahma simbolizaria as funções que o ser humano deveria alcançar para desenvolver estados maiores de consciência. Essas quatro cabeças poderiam também significar: o ser físico, o ser racional, o ser emocional e o ser intuitivo.

Transcendendo a milenar cultura hindu, e MUITO MAL COMPARANDO, há que se chegar no nosso Brahma; o X9, o Barba, o 9 dedos; com suas 4 cabeças nefastas, preguiçosas e malfeitoras desde os primórdios de sua carreira sindical até seu desempenho lobista e contraventor desde que se aboletou na cadeira de presidente do Brasil.
Nosso Brahma carrega nas mãos um copo de pinga, um charuto cubano, uma agenda de contas a receber e um celular; para fazer lobby junto aos empreiteiros e dar ordem aos milhares de apaniguados com que aparelhou as organizações deste país.
Sua trupe está se desfazendo a cada dia. Presos, defenestrados ou pior, mortos; todos, enfim, caindo em desgraça perante o maior exemplo de soberba já apresentado em nossa história.
Resta aos homens de boa vontade deste país rezar para que o doutor Sérgio Moro conclua suas investigações com o Ministério Público e Polícia Federal e encane este meliante prepotente que tanto mal causou ao Brasil.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Pedaladas Gregas: Têm Muito Que Aprender


O divino PLOUTUS, deus grego da fartura e da riqueza, deve estar desesperado. Seus descendentes desconheceram suas regras de bem utilizar suas bençãos.
PLOUTUS se entristecia quando entrava na casa de um homem econômico e era imediatamente escondido; e, se algum amigo honesto vem pedindo-lhe um empréstimo, nega jamais ter-me visto. Mas se, por acaso, entro na casa de esbanjador, me põe na porta de fora, no mesmo instante!.
Esbanjadores, os seguidos governos socialista da Grécia sempre foram generosos em seus programas sociais, aposentadorias desmedidas, funções públicas incontáveis e benesses fartas.
Meu pai me ensinou que "de onde só se tira e não se põe; um dia acaba".
Pois é... Incorporaram-se à União Européia, zona do forte Euro, e continuaram mandando bala, achando que estavam nos tempos dos mesmos incontroláveis Dracmas, que usavam desde antes de Jesus Cristo.
O pote secou...
Pegaram bilhões de Euros e mantiveram a gastança, achando que ninguém ia reclamar, igual a um certo país ao sul do Equador. Na hora de pagar, viram que os caraminguás não eram suficientes e se danaram.
Os credores, principalmente Alemanha e Inglaterra, com regras muito mais rigorosas, bateram o pezinho e exigiram medidas austeras deles.
O glorioso Aléxis Tsípras, eleito com base numa fraude retórica tão grande quanto a da nossa soberana, viu que o buraco era mais embaixo e agora está em "palpos de aranha": ou acocha o cinto e paga a conta sem bufar ou joga a toalha e quebra o país.
Só digo ao Aléxis: o povo com quem está lidando não é tão tolo quanto os brasileiros. trate de cortar na carne porque gordura você não tem....

PF + FBI = PNC da Corja Vermelha


O trabalho conjunto da Polícia Federal e do Ministério Público, coordenados por Sua Excelência o Doutor Sérgio Moro, enche de orgulho e esperança os brasileiros de bem, pagadores de impostos, que não mais suportam ver seu trabalho e esforços serem transferidos para os bolsos de safados ladrões acobertados pela corja vermelha.
Pois agora terão o auxílio e colaboração de uma das mais organizadas e atuantes entidades do mundo civilizado no combate à corrupção: o Federal Bureau of Investigation - FBI.
A pedido das entidades brasileiras, o FBI disporá de seus recursos internacionais para investigar as ações (e reações) das empresas envolvidas na Operação Lava a Jato, incluindo movimentações bancárias, planos de voos, tráfego de informações eletrônicas, etc.
O instrumento para tal será a ação do suíço-brasileiro Bernardo Freiburghaus; mui amigo de Marcelo Odebrecht, que tinha muita facilidade de acesso aos bancos de sua terra adotiva.
A dupla cidadania deu ao meliante a oportunidade de se mandar em outubro do ano passado, dizendo que ia na Suíça "comprar chocolate".
Com o FBI na cola dele, vai ter que fazer muita estripulia pra não vir parar nas prisões brasileiras, cuja parte conterrânea da mãe pode ter que vir se abrigar.
A parte que ele manobrou tem muitos zeros à direita. Aguardemos.