Read In Your Own Language

sábado, 15 de janeiro de 2011

Repercutindo, Tudo se Eleva

Mui feliz ficou essa humilde, mas valorosa, tribo ao promover mais um degrau no debate das mazelas que assolam nossa nação.
Orientamos que leiam ao blog Tiradentes Vive, que fez uma magnifica amplificação do que postamos aqui.
Maior que a honra da citação, é a certeza de que tem muita gente dedicada a mostrar que nosso povo NÃO É BESTA.

Esse é o Dêncio...Da Família Fu

Sem comentários.

"Embeiçar" um Pneu é Arte

Não aconselho tentar isso se não tiver prática, mas na hora do aperreio, no meio do mato, para o trilheiro vale tudo.

Sobre Hospitais e Administradores

No apagar das luzes de seu segundo mandato, estatizante e cumpanheirante como é, o EX criou uma empresa federal absolutamente dispensável, através da Medida Provisória 520.
Trata-se da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, cuja função será gerir hospitais e sistemas de saúde e formar profissionais.
Mesmo sendo uma estatal de saúde, será vinculada ao Ministério da Educação, pasmem vocês.
Numa estrutura digna do partido dele, terá uma sede (de preferência monumental) em Brasília e escritórios em todos os estados e no DF. Não se fala em quantidade de pessoal para operar o mamute, mas deve ser enorme. Claro que haverá um Conselho Superior de Administração e patrocinará um Fundo de Pensão, cujos cargos a serem ocupados por petralhas de alto coturno farão a festa com comissões e partilhas de caixa 2 como convém à tropa.
Complementando a boquinha, a MP prevê que a EBSERH (vê que po**a de sigla arranjaram) possa firmar convênios e contratos SEM licitação com outras empresas do governo.
Não tem autoridade com poder de fogo na mão que grite contra esse absurdo não é?

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Só Acontece no Rio de Janeiro?

Marcos Santos, que apresenta diariamente com Ronaldo Tiradentes um programa jornalístico na Rádio CBN Manaus, registra em seu blog um relato comparativo entre os recentes e lamentáveis desbarrancamentos acontecidos no Rio de Janeiro e o que pode acontecer em plagas Manauaras.
Absurdo? Tragicismo? Clarividência?
Claro que não. Como co-responsável por um respeitável orgão de informação, cabe a ele sim assumir a responsabilidade de alertar com ênfase às autoridades para, pelo menos, tomarem conhecimento da real possibilidade de ocorrerem e adotar as consequentes providências a serem adotadas para evitar uma provável tragédia, prestes a acontecer em nossa cidade.
Para quem não viu, não soube, nunca ouviu falar, desconhecia, não é de minha gestão, etc, reapresento as cenas das câmeras de segurança do Porto Chibatão, que sofreu um espetacular acidente ano passado, com duas vítimas fatais.

Repercuto aqui tal alerta, que será na sequência amplificado no twitter e facebook, na esperança de aumentar seu alcance. Invoco a TL Manaó a fazer o mesmo.
Através da mesma emissora, também tomei conhecimento de ação voluntária de membros da Defesa Civil que alertam ocupantes de áreas de risco sobre o real perigo a que se expõem e a alguns cuidados básicos a seguirem.
Passo a cobrar providências oficiais d'ora por diante.

Vixe: Marocagem no Planalto

Baseado em dados da Folha de São Paulo
No começo era o verbo...Ops, né isso não. Apaga...
Como forma de apresentar aos servidores do Palácio do Planalto, os novos componentes do primeiro escalão, a Coordenação de Relações Públicas da Presidência da República montou uma espécie de mural num dos locais de maior circulação do magnífico edifício.
Com a competência de sempre, a turma que lá está, além dos dados de praxe divulgou, digamos, "informações negativas" sobre alguns ministros da turma escolhida por dona deelma.
Para compor os perfis biográficos de todos os ministros, basearam-se em informações da enciclopédia colaborativa on-line Wikipedia. Aqui já pergunto: e por que não em Curriculum Vitae declarado e entregue por cada um?
Mas, no entanto, quem parava para ler as fichas via que os perfis de parte dos ministros, nenhum deles do PT, pareciam editados pela oposição, tal a qualidade do conteúdo que publicavam.
Calor que, com sempre, feita a cagada, alguém corre a limpar e desdizer o que é inegável.
Por obra do acaso, os dados mais constrangedores eram os dos peemedebistas.
Segundo o painel, Moreira Franco (PMDB-RJ, Secretaria de Assuntos Estratégicos), só foi indicado devido "à sua proximidade com o vice-presidente eleito Michel Temer, apesar da reprovação de algumas alas do PMDB".
Na ficha de Edison Lobão (Minas e Energia), consta que ele ingressou no extinto PFL "em atenção à liderança política de José Sarney, que manteve o controle da seção maranhense da legenda embora filiado ao PMDB".
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira (sem partido), é criticada por atuar pela "flexibilização do licenciamento ambiental".
Ana de Hollanda (Cultura) também foi alvo de referências desconfortáveis. "É uma cantora e compositora brasileira, mas que notabilizou-se sobretudo por trabalhos burocráticos na Funarte."
Como muito conhecidos que são, ministros do PT foram poupados. No caso de Antonio Palocci (Casa Civil), por exemplo, é omitido o escândalo do caseiro Francenildo.
O Planalto afirmou que "foi um equívoco a inclusão dessa manifestação e que as informações serão corrigidas".
Um dou uma mairola a quem descobrir a origem do "equívoco".
Mas que eu ri, não nego.

Um Desmentido Sem Credibilidade

Dia 11/01 pp publicamos aqui que o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Pedro Abramovay (Vixe), defendia a aprovação de projeto que preveria o fim da pena de prisão para pequenos traficantes. Nem bem esfriou o cadáver, o sinistro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou ontem que o governo não enviará ao Congresso propostas tratando da extinção da pena.

"Nós não encaminharemos ao Congresso nenhum proposta que implique em supressão de penalidades ou de penas para traficantes. A posição que nós temos defendido é a oposta" — disse Cardozo, em visita ao Arquivo Nacional, no Centro do Rio.
"O próprio Ministério da Justiça já encaminhou, durante o governo do presidente Lula, um projeto de lei que prevê pena de 3 a 10 anos para todos aqueles que participem de organizações criminosas. Se esse projeto de lei for aprovado, aquele que for traficante e participar de ações criminosas terá, além da pena pelo tráfico, a pena de 3 a 10 anos".

Tá. E agora acredita em quem? Conhecendo o grau libertário desse povo, acho que o comedor de cocô do dia 11 é mais crível.

Bolsa de Estudo para Apaninguados de Deputados

Li no Blog Prá Frente Sucupira, que a Assembléia Legislativa do Amazonas, na surdina, deliberou sobre a concessão de bolsas de estudo a assessores de suas inçelenças, previstas na Resolução nº 302/2000 de 07/12/2000.
Portanto, se você tem dificuldade de pagar sua graduação ou pós-graduação ou de seus filhos, alegre-se. Alguém desfruta disso com seus impostos.
Veja no blog citado a relação completa dos beneficiados e regozije-se com eles.
Hallelujah.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Insensibilidade e Cinismo

Título, Imagens e Texto copiados de http://coturnonoturno.blogspot.com/2011/01/insensibilidade-e-cinismo.html




Após visitar alguns pontos da região serrana do Rio, destruídos pelas fortes chuvas que castigaram o local, a Presidente da República, Dilma Rousseff, acompanhada do Governador do Estado, Sergio Cabral (PMDB), e de sua comitiva, pousou de helicóptero no Estádio Manuel Schwartz, de onde seguiram para uma reunião no Palácio da Guanabara, ao lado do clube, nesta quinta-feira, dia 13. Dilma e Cabral receberam das mãos do vice-presidente administrativo, José Mohamed, uma camisa do Fluminense e as boas vindas. A comitiva chegou ao clube em dois helicópteros da Aeronáutica com grande número de militares e seguranças. Quatro bombeiros ainda estiveram de prontidão durante toda a operação. Após os compromissos, Dilma segue para o Galeão, de onde retorna para Brasília.
Enquanto isso, nas regiões atingidas, não havia um só helicóptero e faltavam bombeiros para atender vítimas soterradas. Fla X Flu terminou empatado, sem gols. Ontem, o Flamengo fez festa para Ronaldinho Gaúcho. Hoje o Fluminense faz evento festivo com Dilma e Cabral. Enquanto isso, o número de mortos aproxima-se de 500. E a Unimed, vai oferecer plano de saúde gratuito para as vítimas?

Evolução do Clima no Sudeste

A montagem acima foi feita com fotos da NASA, e apresentam a evolução das condições climáticas no sudeste entre 09 e 12/01/2011.
Terrível enquanto catástrofe, mas belas imagens naturais.

R$ 780 Milhões


Confirmado. O extraordinário volume de recursos liberado pelo (des)governo federal para auxílio às área atingidas pelas catástrofes no sudeste do Brasil, será transportado em espécie para agilizar a operacionalização.
Já foi contratada a Internacional CargoTransporter para fazer uso dos seus Antonov 225 e possibilitar o carregamento.


Tragédias e Promessas

Essa foto, copiada do site da Revista VEJA mostra o desbarrancamento acontecido em Teresópolis - RJ nas recentes catástrofes ocorridas no Sudeste; mais destacadamente em São Paulo e Rio de Janeiro (os estados) embora tenham acontecido também no Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás.
De pronto surge a sempre presente força de heróis anônimos, fardados ou não, que se dispõem a arriscar suas vidas para tentar resgatar aqueles menos hábeis de situações de risco. Casos assim são noticiados o tempo inteiro nos telejornais.
Palmas e louvores a eles.
Mas o que queremos tratar aqui vai muito além.
Primeiro que não são "tragédias naturais". No máximo podem ser consideradas com "deflagradas por agentes da natureza", vez que em TODOS os casos se verifica incompetência ou excesso de populismo dos governantes, ocupação desordenada, habitações em áreas de risco, e por aí vai.
Ontem foi anunciado pelo (des)governo federal a "liberação" de R$ 780 milhões para auxílio às cidades atingidas.
Em valores tão estratosféricos quanto os atuais, estes mesmos surgimentos imediatos de verbas se verificaram nas tragédias ocorridas em Santa Catarina (3 anos atrás); Angra dos Reis, Pernambuco, Alagoas e Niteroi.
O que se sabe é que nada, ou quase nada, desses recursos efetivamente se materializaram, em função de "falta de projetos" das prefeituras envolvidas.
Ora, se é de conhecimento que não haverá disponibilidade real, por que se diz que "estão autorizados"? Prá fazer média com a população?
Repete-se a sequência de eventos trágico-políticos em todos os casos:
  • Ocorrem as tragédias
  • Põe-se a culpa na natureza ou na oposição
  • Somem as autoridades
  • Surgem declarações de preocupação e solidariedade através de assessores
  • Descobrem-se as autoridades, geralmente beeeeem longe dos locais dos acidentes
  • Programam-se voos panorâmicos
  • Gravam-se declarações emocionadas com promessas de verbas mirabolantes como as atuais
  • Fim. Espera-se o ano seguinte e a nova tragédia.

Especificamente neste caso mais recente, os tais R$ 780 milhões só existem no papel. Nem tão cedo serão materializados.

Pena...Muita pena.

Atualização às 13:35 - materias semelhantes foram postadas em Esculacho e Simpatia: A DESGRAÇA ANUNCIADA e Veneno Veludo: BRASILEIRO CORDIAL

ABC das Marcas

Recebi este teste por e-mail e portanto desconheço a real autoria. Trata-se de um Alfabeto (ou abecedário - lindo né?) composto por componentes de logomarcas famosas. É divertido tentar descobrir quais são. Coloco a resposta nos comentários dia 22.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mosquito Existe Desde Osvaldo Cruz

Causa até fúria ver a "surpresa" das autoridades de saúde pública federais, estaduais e municipais com os riscos iminentes de um grande surto de dengue pelo Brasil afora.
Chuvas, condições de higiene e limpeza pública absolutamente deterioradas, ambientes favoráveis à proliferação dos mosquitos são, ou deveriam ser; de pleno conhecimento desses irresponsáveis e, digo eu, até criminosos.
Os próprios mosquitos estão aí desde o grande Osvaldo Cruz que, coitado, até foi até motivo de chacota e charges por sua determinação inabalável de prever surtos quando as condições eram a favor de quem antevê e não de combater desesperadaente como quem só corre atrás de fatores adversos, a exemplo dos "sanitaristas" atuais.
A história resgatou as ações do verdadeiro sanitarista e seu nome consta em todos os livros como um capeão de saúde. Os atuais serão esquecidos por seus atos, exceto por enormes quantidades de dinheiro que serão jogadas "em condições emergenciais" e sem licitação no combate à dengue.
Aí também vale a recomendação prá todos nós. Vamos dar uma olhadinha em nossa volta (não é só na nossa casa não); evitar geração de lixo principalmente o que possa acumular água, recolher entulho, por um pozinho de café usado nos pratinhos dos vasos de flores, e outras medidas que se pode verificar em http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/combate_dengue.htm
O mapa abaixo apresenta um resumo das condições de risco, embora saiba-se que são apenas indicativos pois uma pocinha d'água mais escondidinha pode levar a um "ninho" do Aedes Aegypti

Petrobras Sem Influência Política?

Mesmo com o EX tendo pedido a dona deelma para manter José Sérgio Gabrielli na presidência da Petrobras, a cadeira não está bem acomodada em baixo dele.
Comenta-se que a presidente estaria pensando em colocar em seu lugar o atual presidente do BNDES Luciano Coutinho, por quem nutre forte admiração profissional. Sabe-se que Luciano, assim como a atual diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, sempre foram os preferidos de Dilma para ocupar a presidência da estatal, que quer ver sob comando mais afastado de influências político-partidárias, para manter os investimentos da empresa dentro de padrões técnicos.
Dona deelma teria aceito o pedido do EX para manter Gabrielli à frente da Petrobras por mais um tempo - de seis meses a um ano - para consolidar o processo de capitalização da companhia, mas fatos recentes teriam ajudado a presidente a mudar de opinião. Como sempre teve um relacionamento difícil com Gabrielli, soaram doloridas recentes declarações do presidente da Petrobras que seria seu interesse concorrer às futuras eleições da prefeitura de Salvador, apoiado pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, o que tornaria a empresa apenas um palanque para ele.
No BNDES não se comenta o assunto e se diz que a saída de Luciano Coutinho da instituição é rumor do mercado.
Na Petrobras acrescentam que nada será decidido antes do próximo dia 17, quando se definirão as eleições para a presidência da Câmara e do Senado.
Luciano Coutinho, sem apadrinhamento partidário, é o mais forte candidato à presidência da Petrobras, pelos critérios técnicos tão propalados pela presidente durante a campanha e no discurso de posse.
A ver...

Margarina Vira Motivo de Chacota


Dear Mr Mantega,

Being frustrated politicians ourselves, we at the Federal Reserve rather envy you your currency war tub-thumping. But as Brazil’s finance minister you might want to think of the consequences if we were actually to treat your ramblings seriously...

Assim começa uma hipotética carta escrita pelo presidente do FED - o Banco Central Americano Benjamin Shalom Bernanke, ou Ben Bernanke para os íntimos.

Foi a forma cômica e jocosa encontrada pelo jornal britânico Financial Times para ridicularizar as patéticas críticas de nosso Sinistro da Fazenda Guido Mantega, contra a política monetária dos Estados Unidos.
Na última segunda-feira, o FT publicou uma entrevista com o ministro brasileiro, no qual Mantega acusou os Estados Unidos e a China de manter artificialmente baixas as suas taxas de câmbio. Especificamente no caso americano, o FED decidiu manter uma quantidade maior de dinheiro em circulação para reativar a economia, o que tem levado à desvalorização do dólar em relação ao real e reforçado a competitividade das exportações americanas, consequentemente prejudicando as exportações brasileiras.
Os valores na balança comercial EUA X BR variaram de um superávit anual de cerca de US$ 15 bilhões (R$ 25 bilhões) para um déficit de US$ 6 bilhões (R$ 10 bilhões).
Mantega, que cunhou o termo "guerra cambial" para designar as políticas de manutenção das taxas de câmbio, disse na entrevista que a economia global corre o risco de entrar em uma "guerra comercial" por conta das medidas.
No texto da coluna Lex, o "falso" Bernanke diz que Mantega precisa "cair na real" e parar de criticar a política monetária americana. A coluna sugere que o Brasil também se beneficia das decisões dos EUA e, que, por consequência, as críticas de Mantega seriam injustas.

"O afrouxamento monetário é simplesmente uma forma de política monetária e as taxas de juros nos EUA estão baixas porque nossa economia está mais fragilizada que a sua. Quando o ambiente melhorar, enxugaremos a economia";
"O senhor não está exatamente sofrendo aí embaixo. Ou há algo mais preocupando o senhor que os mercados ainda não sabem?", diz a "carta".
"Se a diferença nas taxas de juros (entre EUA e Brasil) repentinamente virarem em nosso favor, os investidores podem parar de achar tão atrativo investir nos ativos brasileiros", argumenta o artigo.
"E o senhor na verdade precisa deste dinheiro temporário para ajudar a elevar o baixo nível de investimento, hoje um quinto do PIB, e equilibrar seu déficit em conta corrente."

Continuando, o FT faz com que Ben "concorde" com o posicionamento brasileiro em relação à China, que mantem artificialmente alta a paridade cambial entre o yuan e as demais moedas.
"No fim das contas, o real está forte porque os preços das commodities estão altos, e isto se deve ao fato de a moeda chinesa estar sendo mantido artificialmente baixa."

Defender a economia brasileira é uma obrigação do governo, através de seu ministro da fazenda, por certo. Entretanto, a argumentação deve se ater a fundamentos econômicos e até políticos, mas nunca ideológicos.

As quedas na cotação do dólar prejudicam nossas exportações sim, mas a entrada de grandes quantidades da moeda no mercado brasileiro faz mover a máquina, carente de recursos pelos espetaculares índices de gastos (eu disse gastos, custeio, despesa) da administração federal, sem que isso se transforme em investimentos (eu disse aplicações para retorno futuro: educação, infraestrutura, instalações produtivas, etc).

As indústrias de transformação e de base estão se beneficiando com as baixas taxas de conversão de moeda e aplicando em suas instalações? Veja isso sr. ministro, pois pode render bons frutos mais adiante.
Fontes: Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Financial Times,

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ô Povo Linguarudo...

Sumiram o crucifixo e a bíblia do gabinete da presidência da república. Primeiro disseram que dona deelma tinha mandado tirar. Depois disseram que o EX tinha levado na mudança. O fato é que roubo não foi.



Esse Povo Que Assumiu Come Cocô é?

Baseado em informações de Jailton de Carvalho, O Globo


O novo secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Pedro Abramovay, defendeu nesta segunda-feira a aprovação do projeto que prevê o fim da prisão para pequenos traficantes, que atuam no varejo apenas para sustentar o próprio vício. São pessoas que, segundo a definição do secretário, estariam numa situação intermediária entre o usuário e o traficante ligado ao crime organizado.
A atual lei está abarrotando os já superlotados presídios brasileiros: dos 70 mil presos nos últimos quatro anos, 40 mil são pequenos traficantes. Abramovay vê com simpatia também a experiência de Portugal que, há dez anos, liberou o consumo de pequenas quantidades de droga. Mas entende que o assunto tem de ser discutido exaustivamente com a sociedade.
================

Não foi essa criatura que disse que estava cansado de receber ordens de dona deelma prá fazer dossiês?
Tá legal secretário. Na embalagem, aproveita e também isenta que dá tiro mas não mata, quem rouba mas não leva tudo, quem contrabandeia mas não traz produto pirata nem falsificado, que é corrompido mas faz a obra, e por aí vai.

Dia Bonito Né?

Sem nada de superstição. Só o registro da data. É bonita 11/1/11.

A Volta dos Que Não Foram

Lembram da espetacular "ocupação das forças de segurança e pacificação" nos morros do Cruzeiro e do Alemão no Rio de Janeiro, transmitida ao vivo pelas maiores redes de rádio e TV do país, quiça do mundo; e alardeadas com vigor e emoção incontida pelo EX, pelo governador Cabral e pelo prefeito Paes? Pois é...Gorou.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga pelo menos dois assassinatos que seriam represálias do tráfico de drogas na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, na zona norte, mesmo após a ocupação do conjunto de favelas, pelos paraquedistas do Exército e policiais militares.
Documentos confidenciais do Centro de Inteligência do Exército (CIE) também apontam que o tráfico de drogas voltou ao Complexo do Alemão.
A forma de atuação dos traficantes mudou, mas na Favela da Galinha as informações dão conta que homens armados mantêm uma boca de fumo itinerante. Para driblar o policiamento, o tráfico ainda conta com alguns informantes, que trabalham como olheiros. Documentos da inteligência do Exército apontam que em algumas bocas existem senhas para os usuários comprarem entorpecentes.
As mortes dos dois moradores na Vila Cruzeiro, um baleado e outro a pauladas, também estão sendo investigadas pela polícia. "A parte baixa está ótima, mas na parte alta da favela alguns moradores contaram que houve cobrança do tráfico", disse um morador da Vila Cruzeiro.
Os relatórios do Exército mostram que o tráfico voltou em várias localidades do conjunto de favelas. Um informe aponta que uma boca de fumo funciona atrás do depósito de uma loja na localidade conhecida como Skol, na Favela da Fazendinha. Na mesma favela, nas localidades conhecidas como "Casinhas" e "Campo do Seu Zé", os traficantes também instalaram bocas de fumo.
Ou seja, todos aqueles moradores que se apressaram em dar entrevista ao RJTV, Jornal Nacional e outros veículos; é bom ficarem de butuca, porque há alguns anos (2007 se não me engano) houve uma ocupação festiva igual a essa. Depois a polícia retrocedeu e a volta triunfal dos traficantes foi cruel.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Correios Lança Selo com o EX

A Empresa Brasileira de Correios lançou um selo postal com a imagem do EX.
Tá. Homenagem a uma autoridade da república, bla, bla, bla.
Mas não me consta que tenha sido uma prática nos governos anteriores até chegar em Cabral, fazer com tanta agilidade, se for o caso.
Ô povo puxa-saco danado.
Mas não deixa de ser bem pensado: com o selo, os babões podem ficar lambendo o EX o dia inteiro.

Teoria da Perversidade Universal da Matéria

Passarei a publicar de quando em vez, alguns teoremas desse interessantíssimo objeto de estudo:
A Teoria da Perversidade Universal da Matéria.
Nesse conjunto de filósofos e pensadores que analisam o tema, está incluído o imortal Edward Murphy, que deu origem à série de observações e avaliações empíricas que redundaram nessa linha de axiomas que pretendem mostrar que a natureza sempre trama contra você. Absolutamente sensacional. Esperamos que goste.
Por começo, digamos que ...

A inteligência no mundo é constante. A população está aumentando

Um Homem e Uma Mulher Por Trás das Lendas

Uma Homenagem a umas mulheres que conheço e que cantam assim, com vozes impostadas.
Heitor Villa-Lobos por Bidu Sayão



O Homem por Trás da Lenda - Um Gênio

Heitor Villa-Lobos. O Trenzinho do Caipira

domingo, 9 de janeiro de 2011

Promessas e Seus Cumprimentos

Na campanha, dona deelma demonstrou uma religiosidade de fazer inveja aos mais corolas dos cristãos (ou não...). Falo daqueles que frequentam sistematicamente os templos católicos e evangélicos de todas as matizes, praticantes de religiões afro-brasileiras, daqueles que praticam sua religião em tempo integral, daqueles que se incorporam aos movimentos de catequese ou evangelização, dos que militam nas atividades sociais das igrejas ou terreiros e dos sacerdotes com profundo conhecimentos bíblicos ou dos manuais de oferendas.
Nem vou nem levar em conta aqueles que apenas eventualmente se lembram de sua fé e fazem suas visitas à casa de Deus(es) em ocasiões sociais, assim entendidas como casamentos, batizados e outras cerimônias religiosas ocasionais.
Nem bem botou os pés no gabinete, a mandatária fez uma adequação pessoal ao gabinete. Naturalíssimo. Troca-se alguns móveis e componentes, o meio de acesso eletrônico, uns quadros, rearranjos de layout, e fica "a minha cara".
Mas eis que a presidente, esqueceu-se de que era profundamente religiosa.
Nem foram recordadas as dezenas de visitas a centros de umbanda, igrejas, templos, e outros locais religiosos. Foram alienadas as invocações de preces, orações, rezas e outras manifestações às divindades.
Não mais ramos de flores e vasos com água de cheiro; badulaques, cruzes, terços, bíblias e tudo mais.
O estado é laico, é vero. Mas foi adequadamente esquecido este detalhe na captura de votos. Ademais, consta no preâmbulo da Constituição Federal o texto "Nós, representantes do povo brasileiro, ... promulgamos, sob a proteção de Deus...". As sessões do parlamento nas duas casas, também possuem em seus cerimoniais invocações semelhantes. Logo, agora não se pode invocar essa "peculiaridade" da separação estado-igrejas.
Dona deelma mandou tirar de seu gabinete o crucifixo e a Bíblia, que compunham a sala de trabalho.
Não seria o caso de padres, pastores, pais e mães de santo e outros celebrantes que apoiaram sua candidatura cobrarem dela o fator religião que, com certeza ajudaram em sua eleição? Não seria o caso dos eleitores e fieis se manifestarem a sua excel6encia sobre seu súbito afastamento da Fé?
Não sei. É apenas meu questionamento.
===================================
Atualização às 14: 25 (SIC)

Nota do Palácio do Planalto - Esclarecimentos da Secretaria de Comunicação Social (Secom):

Jornais, revistas e sites na rede mundial de computadores divulgaram algumas notícias sobre a primeira semana de trabalho da presidenta Dilma Rousseff que merecem esclarecimentos:

1 – Não houve a retirada do crucifixo do gabinete presidencial. A peça pertencia ao ex-presidente Lula que a recebeu de um artista no início do governo. É de origem portuguesa.

2 – Ao contrário daquilo que afirmaram na mídia, não houve a retirada do exemplar da Bíblia de seu gabinete. Ela [a Bíblia] permanece na sala contígua ao gabinete, em cima de uma mesa – onde por sinal a presidenta já encontrou ao chegar ao Palácio do Planalto.

3 – Embora goste de trabalhar com laptop, a presidenta não mudou o computador da mesa de trabalho. Continua sendo um desktop.
===================================
Atualização às 16:05 Via Coturno Noturno
Na foto, o ex-presidente Itamar Franco no gabinete presidencial, tendo ao fundo o crucifixo que Dilma afirma que era do ex-cara e que ele meteu em um dos 15 caminhões de mudança... Ver post abaixo. Resta saber de quando é a foto acima. Consta na agenda do ex-presidente velhaco que ele teria encontrado o ex-presidente mineiro, no Planalto, nos dias 8 de janeiro de 2003, 30 de janeiro de 2004, 6 de janeiro de 2005 e 12 de maio de 2006. No acervo fotográfico, não consta nenhuma foto destes encontros. A descoberta desta foto é da comentarista Ida. Se algum comentarista achar alguma pista, por favor, publique na área de comentários.

Só Pode Ser Piada Pronta

Da Agência Brasil

A criação de um centro de prevenção de catástrofes é um dos primeiros projetos que o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, quer colocar em execução no governo da dona deelma. Preocupado com os danos que as chuvas têm causado pelo país, o ministro quer integrar as previsões meteorológicas e os dados geográficos para minimizar os riscos de quem vive em áreas inadequadas.
Mercadante disse nesse dia 8 que a ideia é investir em radares capazes de mapear com precisão as áreas de risco do país. Segundo ele, elas são aproximadamente 500. Porém, não há dados confiáveis sobre todas, principalmente, as que ficam fora de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Com as áreas mapeadas, toda vez que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prever tempestades nessas regiões, a Defesa Civil será alertada para que tome as providências necessárias. “Vamos fazer um trabalho de previsão de catástrofes”, explicou. “Se vai ocorrer uma chuva muito forte em uma área de risco, você vai conseguir se antecipar para diminuir os risco de morte”, disse.
O ministro ressaltou que o Inpe conta com um dos mais avançados sistemas para previsão do tempo do mundo. Em dezembro, o órgão pôs em funcionamento um supercomputador capaz de fazer 200 trilhões de cálculos por segundo. O equipamento custou R$ 50 milhões.
Em conversa com os jornalistas, logo após visitar o ex-vice no Hospital Sírio-Libanês, Mercadante afirmou ainda que pretende investir na criação de um laboratório em alto-mar. O centro de pesquisas ficará a cerca de 500 quilômetros da costa brasileira e deve ser construído em parceria com a Petrobras e outras empresas.
No laboratório, serão feitas pesquisas sobre a biodiversidade e o aquecimento global, por exemplo. Para o ministro, com o início da exploração do petróleo da camada pré-sal, a criação deste centro de pesquisa será facilitada. “Como a estrutura da Petrobras e todas as plataformas que vão atuar, este laboratório seria inclusive uma retaguarda para os trabalhadores que estão lá”.
Com tantos pesquisadores e cientistas esperando Brasil afora por migalhas para continuarem o desenvolvimento de seus trabalhos, e o irrevogável querendo fzer ilha-laboratório no meio do mar prá pesquisar a inflência das marés na proliferação dos siris.
Sobre os centros de previsão de catástrofes, parace ser uma boa idéia. Resta saber a que custo né? Será que ele vai querer colocar um supercomputador em cada esquina?
É ver e acompanhar prá ver se não é algo magalômano.
O cacique está de olho. cuidado senão o pau te pega!