Read In Your Own Language

sexta-feira, 19 de junho de 2015

E-Mail é Coisa Pra se Guardar, Debaixo de Sete Chaves


Fontes e transcrições: Revista VEJA e Portal G1

Eu aqui esperando minha filha ligar pra ir buscar ela na festa do colégio e lendo e-mail.... Não, não são meus e-mails; mas dos maiores empreiteiros deçepaíz; todos enrolados na Operação Lava a Jato, magistralmente conduzida pelo dr. Sérgio Moro (fico tão orgulhoso de chamar ele de doutor. Por o ser (tem doutorado) e por se portar como tal).

É abominável como se trata a negociata entre eles, ao distribuir, ou até disputar, entre eles dinheiro sujo roubado vergonhosamente do caixa central onde faz falta para hospitais, escolas, creches (6.000?), segurança pública, estradas, usinas elétricas e por aí vai.

O sarcasmo com que se referem ao ex-respeitoso cargo de presidente da República Federativa do Brasil como "o Brahma" é de dar azia em bicarbonato. Imagine com que desprezo se trata ministros de estado e suas esposas. Sim; esposas de ministros que se imiscuem nos negócios da nação.
Está tudo aí na mídia eletrônica e, com certeza, na impressa do fim de semana.

Permito-me transcrever alguma coisa para que sintam o mesmo nojo e náusea que eu sinto; posto que, como é sabido, eles sentem-se tão seguros que atiram pra todo lado, levando de roldão as alternativas que se tentava propor ao desgoverno que temos...

Numa troca de mensagens entre Léo Pinheiro e César Uzeda (presidente e diretor da área internacional da OAS, lê-se que loola, chamado por Brahma, é citado como sendo o camiho para uma aproximação com o embaixador de Moçambique no Brasil, usando como canal o Franklin Martins.
Diz Pinheiro: "Tem o Brahma no meio. Quem marcou (o encontro) foi a Mônica, mulher de Franklin (Martins). Segundo ela, seria uma aproximação para 2014. Ele deve coordenar. Disse-me também que os dois (CNO e AG) estão em pé de guerra. Vou confirmar sua ida. Nesse mesmo horário vou estar com Aécio (Neves)", escreveu o ex-presidente da empreiteira, preso em novembro do ano passado, e liberado após um pedido de habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal.

A esposa de Franklin Martins, Monica, também enviou mensagem a Pinheiro detalhando o perfil do embaixador. "Diz ao Cesar (Uzeda) que estarei com ele. Me encontre na porta da Embaixada. Ele vai falar sobre campanha política e novos projetos. Ele que colocou a Suzano e a Andrade lá no governo. Era o chefe de gabinete do presidente (de Moçambique)", explica.

A troca de mensagens mostra que uma viagem ao Chile, onde Lula palestrou em novembro de 2013, bancada pela OAS, foi ideia do próprio ex-presidente. Na tarde do dia 12 de novembro, Léo Pinheiro questiona Cezar Uzeda sobre as obras da OAS no Chile, afirmando que "o Brahma está procurando saber". Quando o executivo responde listando as obras, a réplica de Pinheiro, às 22h do mesmo dia, detalha a ideia do ex-presidente. "O Brahma quer fazer a Palestra dia 24/25 ou 26/11 em Santiago. Seria uma mesa redonda com 20 a 30 pessoas. Quem poderíamos convidar e onde?", diz Pinheiro.

Segundo o diretor da área internacional, os convites estavam condicionados às eleições presidenciais, em que a vencedora terminou sendo a socialista Michele Bachelet. "Os convidados dependerão do resultado das eleições de domingo próximo. O Chile é um país mais sofisticado. Talvez um almoço com participação de empresários, políticos com orientação mais à esquerda e intelectuais. Submeteríamos os convidados à crítica prévia dele (Lula)", diz Uzeda.

Em outra conversa, os empresários definem que a OAS bancará a viagem de avião, mas temem se é conveniente que a viagem seja na mesma aeronave que a do ex-presidente. "Leo, colocamos o avião à disposição de Lula pra sair amanhã ao meio dia. Seria bom você checar com Paulo Okamoto se é conveniente irmos no mesmo avião. Caso contrário, vamos na quarta feira", afirma o diretor da área internacional.

Em relação ao mesmo evento, os executivos conversam sobre as diferenças entre Dilma e Lula em relação à agenda internacional. "A agenda nem de longe produz os efeitos das anteriores do governo Brahma. No entanto, acho que ajuda a lubrificar as relações. A senhora não leva jeito, discurso fraco, confuso e desarticulado, falta carisma"

O mesmo modelo de visita, patrocinada pela OAS, ocorreu em janeiro de 2014, no Uruguai. Diz Uzeda: "Leo, o formato segue o modelo exato do que foi feito no Chile: pela manhã, grupo seleto de empresários uruguaios ou que atuam por lá. O tema passará sempre por alguma derivada da integração regional. Importante saber se ele gostaria de algum retoque ou mudança na organização. Quanto aos nossos interesses no Uruguai, na pauta está o porto de águas profundas em La Paloma (Odebrecht propôs uma PPP) e um gasoduto para levar gás ao Brasil".

Os executivos também citam contato do então ministro Fernando Pimentel para ajudar nas negociações na Argentina, sobre a construção de uma usina hidrelétrica. "(Julio) De Vido (ministro do Planejamento da Argentina) nos ligou preocupado porque o tema das UHE NK não estaria na pauta da reuniao da Camex (Câmara de Comércio Exterior ligada ao Ministério do Desenvolvimento, pilotado por Pimentel) da próxima terça e a data limite para apresentação pelas empresas brasileiras da carta do BNDES é dia 21/02 , data em que ele abrirá os envelopes de preço. Se não apresentamos a carta em 21/02 , seremos desclassificados e ficaremos mal na Argentina. A Odebrecht não está muito preocupada com isso. Ou acha que perde para nós no preço, ou ja está satisfeita por que ganhou do BNDES um financiamento para outra obra de 1,5 bilhão de dólares na Argentina", diz, Léo Pinheiro.

No mesmo diálogo, o executivo da OAS relata gestões de Pimentel para interceder pela Vale na Argentina. "FP vai para Argentina amanhã, domingo, resolver problema da Vale com o ministro De Vido. O governo da Argentina ameaçou a Vale: 'ou investe no país ou libera a mina de potássio do rio Colorado para a China explorar e sai do país'. Mais uma rateada de Murilinho (Murilo Ferreira, presidente da Vale), e o governo brasileiro se move em peso pra resolver", diz Pinheiro.

É absolutamente de deixar qualquer um furibundo, para manter o Blog num nível razoável de respeitabilidade. 

Cordelando 119: Pedalando Pra Frente e Pra Trás


Ô semana danadinha,
Essa que tá acabando.
O tema que se falava,
Era a deelma pedalando.
E não era só de bike,
Rolando pelo Planalto.
Era com a conta pública,
Submetida a assalto.

Dando uma de migué,
Escondendo o buracão.
A mulher fez vista grossa,
Com o dinheiro da união.
Mandando banco pagar,
A conta que não devia.
Empurrando lá pro canto,
Dinheiro que não havia.

Mais de 40 bilhão,
Se não esqueço de contar.
Minha Casa, Minha Vida,
Caixa teve que pagar.
Bem como bolsa-família,
E abono salarial.
E o seguro-desemprego,
Enfiou no embornal.

No BB teve pendura,
Da muito grande gastança.
E no FGTS,
A bichinha encheu a pança.
Pegou monte de dinheiro,
Gastou bem mais do que tinha.
Achando que grana pública,
Era somente farinha.

Mas castigo vem a cavalo,
O tribunal recusou.
NaIstoriaDeçePaís,
Nunca que se revelou.
Não deram nem a desculpa,
De aprovar ressalvando,
A coisa era tão feia,
Nêgo ficou se cagando.

Deram a ela um mês,
Pra cagada explicar.
Se não contar direitinho
Pode até se complicar.
Isso é grande transgressão,
A uma lei nacional,
Ferindo no coração.
Responsabilidade Fiscal.

Isso é crime e dá cadeia,
A dentuça agora é ré.
Enquadraram em 13 artigos,
A rainha Salomé.
Pode até não puxar cana,
Vão arrumar bafafá.
Mas vai ficar registrado,
Primária não mais será.

Se bem que com TCU,
Não se pode contar não.
No meio daquele povo,
Tem um monte de cagão.
De nêgo comprometido,
Com aquele que lhe botou.
Pra julgar as contas feitas,
Sem cuidado de dotô.

Negócio é ficar de olho,
Mandar carta pra ministro.
E-mail também resolve,
Pra serem comprometidos.
A Tribo colaborando,
Com o empenho da nação,
Publica abaixo uma lista,
Faça você seu quinhão.

  • aroldocedraz@tcu.gov.br
  • nardes@tcu.gov.br
  • benjaminz@tcu.gov.br
  • brunodantas@tcu.gov.br
  • josemucio@tcu.gov.br
  • rcarreiro@tcu.gov.br
  • VITALRF@tcu.gov.br
  • walton@tcu.gov.br
  • andreua@tcu.gov.br
  • augustosc@tcu.gov.br
  • bemquererm@tcu.com.br
  • weder@tcu.gov.br
  • anaarraes@tcu.gov.br

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Mais 800 Mil Empregos na Alça de Mira


O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos - ABRIMAQ vaticinou que 800 mil empregos diretos e indiretos entre as suas associadas e fornecedoras, estão na alça de mira para serem extintos até o final do ano, caso se confirme o fim da desoneração da folha de pagamento prevista no pacotaço de maldade da regovernANTA.
Segundo ele, só de empregos diretos seriam 150 mil, mais que todo o setor automotivo junto (112 mil).
Como é um setor de fornecimento para todos os demais, vital na decisão de investimentos pois contempla os bens de capital para a produção industrial, significa que, os doidos que ainda estão pensando em investir e crescer, podem tirar o cavalinho da chuva que não terão as suas máquinas.
O sr. Carlos Pastoriza ficou uma arara com o relator da Medida Provisória na Câmara, Deputado Leonardo Picciani, pois ele excluiu as empresas ligadas à ABRIMAQ e manteve a patota de alimentação da cesta básica, transporte, call center e comunicação social; segundo ele, demagogia pura pois estas áreas não sofrem concorrência de importados.
O Carlão ainda lembrou que a desoneração foi originalmente concebida para fazer frente ao Custo Brasil, incentivando a produção de máquinas e equipamentos brasileiros, gerando emprego e renda. Se acabar, uzistrangêrus virão com toda corda e vai ser uma quebradeira geral.
Agora pensa aí: com juros na faixa de 14% e subindo, custo das folhas de pagamento aumentando, mercado de comprados em franca retração; qual é o maluco que vai se manter operando?
A ver...

quarta-feira, 17 de junho de 2015

TCU: 30 Dias Pra Tirar de Dentro


Tem uma velha piada sobre um caipirão que, ao chegar numa cidadezinha de interior, descobriu que não havia mais quartos disponíveis na única pousada do local. O máximo que lhe ofereceram foi uma cama no mesmo quarto de bandido extremamente violento, cheio de mortes nas costas.
Sem opção, é claro que ele topou.
Durante a noite, viu o bandidão nu, com dois revólveres na cintura, bem ao estilo Far West.
Numa longa carência afetiva, ajeitou-se lentamente ao lado do malfeito e, com jeito, aplicou-lhe a bruta onde devia.
Num rompante de fúria, o fascínora sacou os revólveres, colocou sobre as têmporas do caipirão e berrou com voz de brabo:

"Tem 24 horas pra tirar de dentro"...

Pois foi mais ou menos isso que o TCU fez hoje...
Diante de uma montanha de irregularidade nas contas da regovernANTA, coisa básica de 40 Bilhões de Reais, o TCU concedeu 30 dias de prazo para o gunverno se explicar e agregar documentos em sua defesa.
Ou seja: concedeu um tempinho para que se dê jeitinhos e jeitões para o rombo que provocaram.
Eu ainda acrescento que devem trocas as calculadoras que fizeram as contas erradas, troquem o funcionário de carreira que digitou e demitam o estagiário que montou as pastas.

A Mudança na Matriz Energética


Conhecido internacionalmente por sua base energética formada por grandes e bem planejadas usinas hidrelétricas, o Brasil mal conduzido pela corja vermelha e seus apaniguados controlados pelo PMDB desde o governo de José de Ribamar, vai dar uma perigosa e cara guinada na matriz de composição do sistema agora em agosto, quando será anunciado o novo Plano Nacional de Energia.
Pressionados pelo atraso nas obras de Usinas Hidrelétricas - UHE´s em curso (Santo Antônio, Jirau e Belo Monte), e de várias obras de transmissão, por culpa exclusiva da incompetência deles mesmos, na ânsia de abocanhar rios de dinheiro; o tal Plano preverá a facilitação da contratação de usinas térmicas a gás como Fontes Prioritárias do Suprimento aos país.
Antes de abordar tecnicamente este absurdo, cabe comentar que o Plano prevê abandonar a regra de "contratar a energia o mais barata possível" para "contratar a energia o mais firme possível"; sabe-se lá por que regras de comparação de melhor técnica e preço. Considerando que vai licitar, eu só penso em chuncho.
Voltemos às UHE´s e UTE´s.....
A orientação dos leilões será para conduzir à implantação das UTE´s a gás, de preferência sobre os poços e bem ao lado das grandes cargas para economizar nas linhas de transmissão.
Usinas térmicas são unidades de alto custo de operação e manutenção além de serem muito barulhentas e poluentes do ar, mesmo queimando gás natural. Sem contar com alta taxa de falhas por conta do próprio princípio de funcionamento. São, conceitualmente, unidades para operar em curtos períodos e não como base de geração. Sua vantagem é o curto prazo de implantação e o investimento de menor porte. São usadas onde não se dispõe da fonte hidráulica, aqui no Brasil, disponível ainda em abundância. 
Resta planejar bem as UHE´s para reduzir seu impacto ambiental, coisa de ENGENHARIA, hábito e profissão em completo descrédito num país sem meritocracia.
O tal Plano é mais político que qualquer outra coisa. Pretende apresentar uma sinalização de quada da tarifa adicional que segue as bandeiras tarifárias, pois podem reduzir o impacto para uma faixa de bandeira amarela, pelo menos; além de aliviar os caixas das distribuidoras, tendendo a não elevar mais as tarifas; e também o Tesouro que vem bancando os excessos de elevação.
É questão de ver...

Investindo o FAT a Fundo Perdido


O Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT é um dessas fontes "inesgotáveis"  de recursos que a corja banca para fazer frente às suas maracutaias.
Aquele dinheiro gerado a partir de contribuições de PIS e PASEP e destinados a cobrir custos com seguro desemprego e abonos salariais; está sendo vergonhosa e despudoradamente desviado para subsidiar obras no exterior feitas pelas empreiteiras amiga e contribuintes da corja vermelha.
Num primeiro momento, seria um ótimo negócio para o FAT emprestar seu dinheiro ao BNDES para financiar obras, auferindo juros de mercado para aumentar o seu saldo social, remunerado pela taxa SELIC, por exemplo.
Acontece que o banco não tem limites para emprestar nem certeza de que vai receber. Onde vai buscar a grana? No FAT. E quase de grátis.
Usando a prerrogativa de "dono do banco"; o Tesouro Nacional pega a grana e transfere ao BNDES como "aumento de capital". Esse dinheiro sai de nossos impostos ou captações de mercado a taxas entre 4,7% e 9,5% e se empresta a "nações amigas" usando as taxas internacionais da LIBOR (altamente subsidiadas) mais as taxas de risco do banco (spread), coisa entre 2,8% e 8,6%.
Aplique-se esta diferença a Bilhões de Dólares e imagine o tamanho do fumo no trabalhadores.
A alegação do gunverno é que não há perda para os pobres operários, porque o tesouro cobre. Como não? O Tesouro é um ser virtual. A grana é de impostos do próprio trabalhador. A estimativa é que o rombo esteja na casa de 1,1 Bilhão de Dólares por ano. 
Enquanto isso, haja obras em Cuba, Angola e outras ditaduras mundo afora.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Dever Cívico: TCU Tem Que Recusar as Contas da regovernANTA


Amanhã o TCU vai se reunir para julgar o crime da regovernANTA em suas pedaladas que lesaram o país em R$ 37,1 bilhões em atrasos de repasses do Tesouro em 2014, principalmente para os bancos oficiais que financiam seus destrambelhados programas e investimentos.
Até os mais otimistas petralhas acham que a cobra vai fumar, pois tem vários ministros achando que ela passou da conta. A corja acha que o TCU não tem poder de rejeitar as contas, mas apenas fazer uma "recomendação" ao Congresso, este sim o foro para a decisão final.
Fato é que quando sente que pode perder uma batalha, o PT trata logo de anunciar que a derrota não é definitiva. Eles acham que o Congresso, que nunca rejeitou contas de presidente nenhum, não vai fazer agora e nós sabemos que eles "farão o diabo" para abafar o caso. Até a dentuça disse que “Vão tentar aprontar contra nós no TCU”
Ainda temos alguma chance, mesmo num tribunal aparelhado. É questão de pressionar os ministros a honrarem suas cuecas e calcinhas e aplicar a Constituição para punir o crime contra a Lei de Responsabilidade Fiscal; já que eles estão divididos
Tá na hora da deelma tomar no TCU.
O Globo informou na segunda-feira que os ministros estavam divididos sobre a decisão de rejeitar ou não as contas maquiadas de 2014.
Peguei na página do Felipe Moura Brasil o e-mail dos ministros, caso vocês resolvam agir de verdade em seus teclados. 
  • aroldocedraz@tcu.gov.br
  • nardes@tcu.gov.br
  • benjaminz@tcu.gov.br
  • brunodantas@tcu.gov.br
  • josemucio@tcu.gov.br
  • rcarreiro@tcu.gov.br
  • VITALRF@tcu.gov.br
  • walton@tcu.gov.br
  • andreua@tcu.gov.br
  • augustosc@tcu.gov.br
  • bemquererm@tcu.com.br
  • weder@tcu.gov.br
  • anaarraes@tcu.gov.br

A Taça Está Meio Vazia Sim


Por mais que argumente a Luísa Trajano, a taça está meio vazia sim... E desde a época do bate boca dela com o Diogo Mainard.
As vendas do comércio varejista vêm caindo mês a mês. Em abril, caiu mais 0,4%, em relação a março. segundo o IBGE. O acompanhamento mensal mostra o terceiro mês consecutivo de resultado negativo.
Quando comparada a abril de 2014, a queda foi de 3,5%, pior resultado para o mês desde 2003, quando o recuo foi de 3,7. No acumulado do ano, de janeiro a abril, a queda é de 1,5%.
Destacam-se as quedas de 7 das 10 atividades acompanhadas; como combustíveis e lubrificantes; livros, jornais, revistas e papelaria, material de construção, móveis e eletrodomésticos, tecidos, vestuário e calçados, outros artigos de uso pessoal e doméstico e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.
De acordo com o IBGE, móveis e eletrodomésticos registraram o maior impacto negativo. No acumulado do ano e dos últimos 12 meses, as taxas foram de -8,9% e -3,9%, respectivamente. As razões seriam a retirada gradual dos incentivos, como redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) direcionados à linha branca, redução da massa de rendimento (-3,8% sobre abril de 2014, segundo a PME) e menor ritmo de crescimento do crédito.

Dá pra ver que todas as medidas ilusória tomadas pelo gunverno eram apenas paliativas, temporárias e eleitoreiras. Foi só remover que despencaram..

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Responsabilidade Fiscal: Mais Um Cadáver na Trilha do PT


Nem poderia ser diferente... 
Ano passado, após a farra de gastos do PT para reeleger a soberana, foi aplicado um golpe fiscal de enorme proporções no Congresso Nacional para varrer pra baixo do tapete o colossal rombo nas contas públicas federais.
Com magistral atuação político-teatral de Renan Cabeleira Calheiros e Romero Sempre Líder Jucá; alteraram-se regras e valores para tornar positivo um enorme deficit fiscal causado pela corja vermelha e apaniguados. Cunhou-se até um novíssimo termo contábil: Superavit negativo.
Na marra, portanto, deu-se um balão na Lei da Responsabilidade Fiscal, um dos pilares da estabilidade econômica aplicada no país pré-PT.
Sabia-se que o efeito dominó aconteceria nas contas estaduais e municipais na mesma ou em escalas maiores e agora já se demonstra a consequência. 
Aceleradas pela redução de receitas dos governos das três esferas, provocada pela recessão , aumento da inflação e desemprego além da retração da economia; governo de 22 das 27 unidades da federação já têm no limite legal ou acima dele, os gastos com servidores.
Teoricamente, este fato colocaria os governadores na condição de infratores e sujeitos às penalidades da lei, inclusive sob risco de perda de mandatos e prisão. Antes disso, os estados terão créditos cortados e financiamentos em curso suspensos. Pra que isso não ocorra, eles têm 2 quadrimestres para corrigir o rombo e trazer o comprometimento para níveis abaixo de 46,55% (limite de alerta) e 44,1% (limite de prudencial).
Atualmente, apenas os estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rondônia estão dentro das faixas. O demais governadores estão com a cabeça no cutelo.
Como sabe-se que receitas não subirão tão cedo, os governadores terão que cortar vagas de seus quadros de terceirizados, pondo mais lenha na fogueira da crise causada pela corja vermelha.

domingo, 14 de junho de 2015

É Um Partido de Merda, Mas É Meu Partido 2


Complementando o post aí de baixo, leio hoje mais umas coisas hilárias do congresso da ORCRIM (Termo de O Antagonista, que endosso).A partir da subida no palco da soberana junho com o 9 dedos pra não levar vaia, tudo bem filtrado, fica mais interessante que um programa Zorra Total. Quer ver?Além do lance da mudança de direção quanto a receber doações de empreiteira e da democracia relativa da votação, teve a separação da dentuça do ajuste fiscal, chamado de Plano Levy, como se a coisa não desse a ordem; chegando mesmo a se pedir a cabeça do banqueiro amigo. E não foi pouca gente não. Dos deputados do partido, metade assinou a petição.As tradicionais cenas de berreiros indignados do 9 dedos, ataques à imprensa golpista, vitimização do partido; embora tenham existido, não constaram no documento final de registro e serviram apenas para a motivação da gang; mas foram superadas pelos aplausos efusivos aos cumpanhêrus presos e tratados como heróis.
Tema proibido, ninguém falou nada da Lava a Jato e petrolão, rochas nos sapatos deles.
Falado também, mas não escrito, o rompimento com o PMDB abalou Bangu. Mesmo os defensores da aliança admitiram a fragilidade da parceria. "É claro que a coalizão presidencial está em crise, mas um momento como esse é o momento de acumular força para em 2018 nos elegermos Lula presidente do Brasil", disse o líder do governo na Câmara, José Guimarães.
A gang está desmilinguindo... Isso é fato.