Read In Your Own Language

sábado, 17 de março de 2012

Nova Presidente da FUNAI. Prá Variar é Feiosa

Dona deelma divulgou hoje a indicada para ser a nova presidente da Fundação Nacional do Índio - FUNAI. Será a demógrafa Marta Maria do Amaral Azevedo, professora da Unicamp, graduada em Ciências Sociais pela USP com doutorado em Demografia pela UNICAMP, pesquisadora do Núcleo de Estudos de População - NEPO e professora do Programa de Pós Graduação em Demografia do IFCH/NEPO/UNICAMP.

Consta no seu demonstrativo de carreira no portal da universidade ter muita experiência na área de Demografia, com ênfase em Demografia Antropológica e Demografia de Etnias, atuando principalmente com povos indígenas, com ênfase em saúde e educação indígena

Como de hábito na administração da governANTA, será a primeira mulher a presidir a FUNAI e sua nomeação está prevista para o fim de março.
Ela substituirá o antropólogo paraense Márcio Meira, que pediu para sair após um mandato de cinco anos, o mais longo da história do órgão indigenista. O caboco Márcio disse que decidiu sair após ter sido convidado para assumir outra função no governo sem dizer qual, mas afirmando que ficará em Brasília.
Consta que a escolha de dona Marta foi uma opção do glorioso José Eduardo Cardozo, sinistro da Justiça com ajuda do próprio Meira.

Só prá não perder o mote, que também sentou na cadeirinha de Marta foi Romerito Jucá no período de Riba Sarnei, e sobre ele consta uma acusação de cobrar propina para permitir exploração ilegal de madeira em terras indígenas. Um bom começo prá quem tem um curriculum invejável no ramo das falcatruas e aconchavos.

Só digo prá dona Marta cuidar bem de meus primos pois vou ficar de olho nela.

Ah...É feia bagarai como as demais petralhas. rsrsrs

Alerta de Um Economista Chinês

CUIDADO BRASIL !!!
Vejam a opinião do professor de economia chinês Kuing Yamang sobre a Europa. Saliento que Yamang estudou na Europa e viveu na França.


1. A sociedade europeia está em vias de se auto-destruir. O seu modelo social é muito exigente em meios financeiros. Mas , ao mesmo tempo, os europeus não querem trabalhar. Só três coisas lhes interessam: lazer/entretenimento, ecologia e futebol na TV! Vivem, portanto, bem acima dos seus meios, porque é preciso pagar estes sonhos ...
2. Os seus industriais deslocalizam-se porque não estão disponíveis para suportar o custo de trabalho na Europa, os seus impostos e taxas para financiar a sua assistência generalizada.
3. Portanto endividam-se, vivem a crédito. Mas os seus filhos não poderão pagar 'a conta'.
4. Os europeus destruíram, assim, a sua qualidade de vida empobrecendo. Votam orçamentos sempre deficitários. Estão asfixiados pela dívida e não poderão honrá-la.
5. Mas, para além de se endividar, têm outro vício: os seus governos 'sangram' os contribuintes. A Europa detém o recorde mundial da pressão fiscal. É um verdadeiro 'inferno fiscal' para aqueles que criam riqueza.
6. Não compreenderam que não se produz riqueza dividindo e partilhando, mas sim trabalhando. Porque quanto mais se reparte esta riqueza limitada menos há para cada um. Aqueles que produzem e criam empregos são punidos por impostos e taxas e aqueles que não trabalham são encorajados por ajudas. É uma inversão de valores.
7. Portanto o seu sistema é perverso e vai implodir por esgotamento e sufocação. A deslocalização da sua capacidade produtiva provoca o abaixamento do seu nível de vida e o aumento do... da China!
8. Dentro de uma ou duas gerações, nós chineses iremos ultrapassá-los. Eles tornar-se-ão os nossos pobres. Dar-lhes-emos sacos de arroz...
9. Existe um outro cancro na Europa: existem funcionários a mais, um emprego em cada cinco. Estes funcionários são sedentos de dinheiro público, são de uma grande ineficácia, querem trabalhar o menos possível e apesar das inúmeras vantagens e direitos sociais, estão muitas vezes em greve. Mas os decisores acham que vale mais um funcionário ineficaz do que um
desempregado...
10. Os europeus vão diretos a um muro e em alta velocidade...

sexta-feira, 16 de março de 2012

Cordelando 54: Líder Não Pode Enganar

Um ditado bem antigo,
Desde o tempo da vovó.
Mentira tem perna curta,
Ninguém diria melhor.
Na campanha da dentuça,
Teve muita embromação.
Prometeram o que podiam,
Prá enganar o povão.

Tinha um dito que dizia,
A tal meritocracia.
Ocupar cargo em governo,
Só curriculum valia.
Nem bem assentou na banca,
A coisa toda mudou.
Compromisso com partido,
Foi o que mais se escutou.
Os partidos lotearam,
Ministério e estatal.
Cada um que se apegasse,
Prá fazer seu bacanal.

Montaram esquema rasteiro,
Prá desfrutar do butim.
Roubaram o quanto podiam,
De você como de mim.
Claro que teve uns espertos,
Que pegaram os mió,
Coisa que furava poço,
Na tranca não tinha nó.

Os que ficaram prá trás,
Começaram a reclamar,
Pois queriam ver os seus,
Nessas cadeiras sentar.
Deram rasteira um no outro,
Ano todo que passou.
Cairam bem mais de 7,
Dos que ela nomeou.

Uns conseguiram ficar,
Assegurando a mesada.
Pensando só sustentar,
Cada qual sua moçada.
Os que perderam espaço.
Armaram uma confusão.
Pressionando a gerentA,
A dividir a nação.

Entre os partidos que estavam,
Com muito pouco a roubar.
Atrapalhando o vidão,
Dos que estavam no lugar.
Negaram voto prá ela,
Prá aprovar afilhado.
Na agência de transporte,
Tudo ficou enrolado.

Ameaçaram até,
Um reboliço geral,
Dizendo que não votam,
O tal código florestal.
Na cabeça da turminha,
Os poderosos de sempre.
Ribamar, Renan e Dirceu,
Que controlam muita gente.

9 dedos afastado,
Não consegue nem falar.
E mesmo assim quando fala,
Não consegue mais mandar.
A governANTA pensou,
Que agora ia mandar.
Trocou nêgo de montão,
Em tudo quanto é lugar.

Mas quando trocou liderança,
Nas casas que as leis fazem.
Desgostou foi muita gente,
Tinha feito uma bobagem.
Na mudança que ela fez,
O equilíbrio acabou.

Apareceram uns moços,
Tudo cheirando a cocô.
Cobiçando mais poder,
Do que sempre mereciam.
E os que de véra mandavam,
Fizeram o que não deviam.

Com eleição municipal,
Já batendo no portão.
Isso tudo vai causar,
Uma grande confusão.
As costuras que fizeram,
Prá eleger o Malddad.
Prefeito lá em São Paulo,
Ninguém evita que acabe.

Bom mesmo foi prá nação,
Prá quem tá agoniado.
De ter que pagar imposto,
Só prá ser surrupiado.
Pode ser que a briguinha,
Tome um vulto bem maior.
E ajude então a gente,
A desatar esse nó.

Derrubando os achonchavos,
Deixando espaço pro bem.
Pode ser que dessa vez,
Nosso voto vá além.
Sem permitir que a corja,
Aumente o poder que tem.
Ganhando de ponta a ponta,
Aumentando o que já tem.

Seja tupã poderoso,
Na terra, céu e no mar.
Fazendo que apareça,
O roubo que há por lá.
Mostrando ao povo que é besta,
Em todo esse Brasil.
Que elegeram bandidos,
Como igual nunca se viu.
Prá que não mais se repita,
Vão prá Potaquepareo.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Levar um Esporro do Collor, É o Fim da Picada

Nem bem os novos líderes (????) tomaram posse nas casas de tolerência, ops, legislativas federais e já pipocam as manifestações de que dona deelma está em palpos de aranha. Vários senadores e deputados reclamaram e apresentaram seus protestos pela "independência" dela em relação ao congresso.

O PR, aquele que era dono do MINTRANS e lá pintava e bordava, diz que agora é oposição. Outros partidos mais requenguelas dizem que vão avaliar melhor as propostas e projetos de interesse do (des)governo. Tocou horror.

Mas tudo isso é compreensível face ao caráter negocial e comercial que 9 dedos tornou a relação com o legislativo. Os parlamentares só tratam a falada "governabilidade" na base do toma-lá-dá-cá. Cargos e verbas, incluindo aí as taxas de sucesso, são as moedas correntes.

Mas levar um esporro do Collor é o fim da picada. Pois ontem, o homem do saco roxo "alertou" a governANTA sobre a necessidade de "dialogar mais" com o Congresso Nacional. Sutil igual um elefante numa loja de cristais e sem citar nominalmente a dentuça, Collor disse que o Planalto precisa "ouvir o senado e a casa do lado".
"Digo isso com a experiência de quem, exercendo a Presidência da República, desconheceu a importância da Câmara e do Senado. O resultado deste afastamento do Legislativo Brasileiro redundou no meu impeachment."
Tá. Que o fato de se considerar acima do bem e do mal e só levar em conta os interesses da República das Alagoas e seus fascínoras componentes, sem querer dividir o butim da viúva, deixou o colorio na mão deles é verdade. Mas daí a se considerar agora o santo e dar um esporro no fantoche está muito longe.
Com a voz de dezenas latejando em sua garganta, Collor disse esperar que a saída de Jucá e Vaccarezza das lideranças no Senado e na Câmara não "desestabilize" a base de apoio de Dilma no Congresso.
"Eu não vejo com tanta tranquilidade, como alguns estão vendo, essa transição e essa mudança de lideranças. A base do governo está sentindo um gosto de um certo azedume. O diálogo precisa ser reaberto. Esses canais de entendimento do Planalto com esta Casa precisam estar inteiramente desobstruídos", afirmou.
Digo eu: Senador, o que precisa ser desobstruido é o esgoto em que os senhores e senhoras parlamentares transformaram o congresso e ajudaram a expandir para o país inteiro.

Vaidoso como é, Jucá ficou na tribuna por mais de duas horas, ouvindo uma inexgotável série de discursos elogiosos dos colegas, inclusive de Riba Sarnei. Ao rasgar elogios ao ex-líder, Sarney disse que a política necessita de "convivência e estima" entre as pessoas, características adotadas por Jucá nos mais de dez anos em que ficou na liderança.

Bem. Aos olhos do bem, o caos instalado nas hostes governistas eleva a esperança que se possa ter uma reviravolta na implantação da ditadura-democrática-bolivariana. A ver...

Isso Se Chama Chutar a Canela

Essa mulher merece uma estátua na praça dos 3 poderes.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Apagando Incêndio Com Gasolina

Grosseiro, costumo dizer que merda, quanto mais mexe mais fede....
Na tentativa incompetente de domar um congresso cada vez mais revoltado com a regrada distribuição de verbas e cargos, a governANTA mais uma vez errou feio. Na "oxigenação de líderes" que fez trocando ao mesmo tempo no Senado e na Câmara, incendiou os caciques peemedebista e ainda por cima deixou tristinhos o PR e o PT. Ou seja, o fim da crise com a base alugada está cada vez mais longe.
O poderoso e eternamente governista PMDB entendeu as substituições formaram apenas uma manobra contra as forças internas do partido. Trocar Romerito por Dudu só abriu a porta para criou um canal paralelo com os insurgentes, colocando na berlinda quem? Riba Sarnei e ninguém menos que Renan Calheiros.
No cocuruto prá cima, a Câmara, Deelma colocou um adversário natural de Henrique Alves à presidência da Casa. O EX Arlindo Chinaglia é candidatíssimo ao comando do puteiro que já ecerceu no passado.

Claro que existe aquela lorota de acordo para rodízio, mas isso não convenceu nem Poliana, mesmo que a dentuça tenha dito a Chinaglia que sua ida para a liderança excluía a volta do PT para a presidência da Câmara em 2013.
Nêgo chegou a dizer que “O Chinaglia sempre desejou voltar à presidência da Câmara. Se for essa a sinalização do governo, é uma declaração de guerra ao PMDB”, by Danilo Forte (PMDB-CE).
O caso de Dudu Braga, o ungido cheira-calçola, já tinha tentado tirar Renan Calheiros do caminho para a presidência do senado, coisa que o maior criador de gado do planeta almeja. Muitos, inclusive eu, acham que a escolha do fantiche de 9 dedos esteja querendo queimar os dois jogando um contra o outro.
Os jornais falam que o marido da Marcela Temer tentou ser o "grande presidente de honra"e chamou Dudu às falas. Coisa de 'Você agora é o representante de um grupo e não mais apenas do governo e terá de conversar com Renan e Sarney”.

Conhecendo os dois, Dudu e Romerito, em todas as suas vaidades, recompor um com o outro é missão prá Hércules. Vaidades é que não faltam.

Uma coisa eu digo: pelo que lí, querem colocar o ex-marido de Teresa Surita como relator do Orçamento de 2013. Phodel. Até o 9 dedos já alertou a boneca de Olinda: “Cuidado com o Jucá!”, preocupado com o troco do senador do hemisfério norte, junto com Riba.
De cá de cima, alerto prá mais uma encrenca: Dudu tem uma rixa enorme com Fedoca nascimento, presidente do PR, aquele dos rolos do MINTRANS.
Mesmo com as cagadas da Petrobras liderada pela graciosa, ainda tem bastante gasolina, QAV, diesel, nafta e até etanol no meio desse incêndio.

A ver...

Sobre o Novo Líder no Senado

Carlos Eduardo de Sousa Braga, novo líder da goverANTA no senado tem histórias e estórias contadas por aqui pelas terras dos Manaós. É mocorongo de nascimento (Santarém/PA) e é meu colega de profissão sendo formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas, de família rica do setor de revenda de automóveis. Não por acaso a frota do estado por anos de sua administração era de veículos Nissan, Renault e Chevrolet.
E casado com Sandra Backsman Braga, sua primeira suplente no senado (hein???) e tem três filhas. Dizem por aqui que por conta duma suposta gravidez de uma delas, deu um samba de porrada na então primeira dama. Ah...Também consta que algumas outras cidadãs andaram levando uns catiripapos do nobre governador.
Na política, Dudu já pisou nas quatro casas legislativas, pois foi Eduardo Braga já foi vereador em Manaus, deputado estadual, deputado federal e agora senador. Também já foi vice-prefeito e prefeito da capital e governador. Mas nem tudo foram flores. Concorreu ao governo do Amazonas em 1998 e à prefeitura de Manaus em 2000 sem sucesso, embora tenha sido eleito e reeleito em primeiro turno seja em 2002 ou em 2006.
O segundo suplente de Dudu é o dono da Videolar, uma das maiores empresas da AL no ramo de injeção de plástico, Lírio Parisotto; de quem se fala haver multiplicado seu patrimônio por 6 em apenas um ano e sete meses Veja AQUI.
Só prá constar, foi Dudu que desentocou e executou o projeto da famosa Ponte do Bilhão sobre o Rio Negro.
Entre outros escândalos não apurados adequadamente, tem um tal terreno que teve uma valorização novaiorquina. Uma empresa muuuuito ligada ao Dudu comprou dois lotes vizinhos que somados custaram R$ 400 mil, mais ou menos. Menos de 3 meses depois, foram desapropriados pelo governo do estado pela bagatela de R$ 13 (isso mesmo TREZE) milhôes.
Tem o lance dos milhares de cartão-bolsa do Bradesco nas eleições em que se aliou a Vanessa Graziotin prá derrotar o Arthur Virgílio, e que pode custar o mandato dos dois, mas essa e outras contaremos por aqui devagarzinho.

terça-feira, 13 de março de 2012

Líder é Prá Liderar

O babado de ontem foi a troca do líder do governo ( OPS, de todos os governos desde Tomé de Sousa), Romero Jucá, substituído pelo glorioso mocorongo Carlos Eduardo de Sousa Braga senador por esta nossa taba.
Lare-lare à parte, a governANTA trocou o líder por uma razão simples: não liderava ninguém mais. Só "controlava" seus liderados quando era puxando no cabresto. Se afastasse prá tomar um cafezinho que fosse, nêgo dava-lhe uma rasteira e votava contra. E, ao bom estilo aproveitador que sempre o caracterizou, ainda fazia terrorismo e ameaças, veladas ou não, haja vista a porrada que acontaceu na votação do nome indicado pessoalmente pela dentuça para ser o diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo. Além de não arrebanhar sua turma, Jucá ainda por cima tramou contra e ajudou a montar a votação contrária.
Atrapalhando mais ainda a vida de dona deelma, que ensaiou um show pro dia das muié, assinando no plenário da casa a lei que obriga a equiparação de salários entre homens e mulheres, Jucá retirou da pauta o projeto, cortando o barato dela.
Dudu Braga também não é lá essas frô que se cheire. Já pisou em todas as casas legislativas (vereador, deputado estadual e federal, senador) foi prefeito de Manaus e governador do estado. Nessa rota fez fortuna e aumentou as posses de toda a família, tudo na mais legítima progressão empresarial.
Na versão do (des)governo, a idéia é "fazer rodízio" dos líderes da câmara e do senado, igual no trânsito de São Paulo. Ano par vai um e ano impar vai outro. Mas, no fundo estão querendo adoçar a boca daqueles revoltados com a pouca influência no governo através de verbas e cargos. Recentemente só estava dando Jucazinho e seus cupinchas mais chegados, Renan e Riba Sarnei, com todos os outros comendo na mão deles.
Eduardo realmente tem trânsito no Palácio do Planalto e se dá bem com a bancada do PMDB no Senado e pode apagar o incêndio. Resta saber se Romerito vai se comportar. A ver.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Prá Tudo Querem Criar Uma Estatal?

Depois dizem que eu sou radical. Abro o link da Folha de São Paulo e dou de cara com a notícia de que o grande pescador Marcelo Crivella teve uma idéia brilhante para resolver de uma vez por todas os problemas da pesca no mundo, a começar por estas plagas tupinquins.
O banhista de minhocas acha que tudo se resolverá se for criada uma empresa brasileira para atuar no ramo dos pescados. Uma espécie de "Pescobrás".
da boca prá fora, o tal monstrengo não seria estatal, mas receberia dinheiro do governo via BNDES. Ah, tá...Desse jeito pode...
Como brasileiro não pensa pequeno, nos devaneios do cunhado do bispo Macedo a empresa teria porte comparável ao da Petrobras no setor do petróleo. Eu até imaginei uma série nos canais Discovery tipo aquela pesca no mar Báltico, só que ao sul do Equador. Traineiras e gigantescos navios-frigorífico causando enormes engarrafamentos oceânicos a partir de Fernando de Noronha até os limites da antártida.
"Na aquicultura eu acho que a gente vai precisar de uma empresa campeã. Agora, é preciso que essa campeã ela tenha na sua cadeia de produção um viés social, ela incorpore também o pequeno produtor".
Ensandecido, Crivella quer ainda criar uma escola nacional para pescadores. A seu ver, a medida ajudaria a preservar espécies. "Nossos pescadores precisam aprender melhor a gerenciar os nossos estoques".
Ele acha que os discursos pasteurizados dos bispos da IURD que convenecem e enganam milhões Brasil afora podem ser repetidos na pesca. Imagino um pescador amazônico absorvendo tecnologia de um cruvineiro do sul do Brasil. Um pirarucu e uma traira se equivalendo; uma lagosta do Ceará batendo cabeça com mariscos das Alagoas. Vai ser sensacional.
Uma pergunta: a seleção para a tal escola vai ser via ENEM?