Read In Your Own Language

segunda-feira, 12 de março de 2012

Prá Tudo Querem Criar Uma Estatal?

Depois dizem que eu sou radical. Abro o link da Folha de São Paulo e dou de cara com a notícia de que o grande pescador Marcelo Crivella teve uma idéia brilhante para resolver de uma vez por todas os problemas da pesca no mundo, a começar por estas plagas tupinquins.
O banhista de minhocas acha que tudo se resolverá se for criada uma empresa brasileira para atuar no ramo dos pescados. Uma espécie de "Pescobrás".
da boca prá fora, o tal monstrengo não seria estatal, mas receberia dinheiro do governo via BNDES. Ah, tá...Desse jeito pode...
Como brasileiro não pensa pequeno, nos devaneios do cunhado do bispo Macedo a empresa teria porte comparável ao da Petrobras no setor do petróleo. Eu até imaginei uma série nos canais Discovery tipo aquela pesca no mar Báltico, só que ao sul do Equador. Traineiras e gigantescos navios-frigorífico causando enormes engarrafamentos oceânicos a partir de Fernando de Noronha até os limites da antártida.
"Na aquicultura eu acho que a gente vai precisar de uma empresa campeã. Agora, é preciso que essa campeã ela tenha na sua cadeia de produção um viés social, ela incorpore também o pequeno produtor".
Ensandecido, Crivella quer ainda criar uma escola nacional para pescadores. A seu ver, a medida ajudaria a preservar espécies. "Nossos pescadores precisam aprender melhor a gerenciar os nossos estoques".
Ele acha que os discursos pasteurizados dos bispos da IURD que convenecem e enganam milhões Brasil afora podem ser repetidos na pesca. Imagino um pescador amazônico absorvendo tecnologia de um cruvineiro do sul do Brasil. Um pirarucu e uma traira se equivalendo; uma lagosta do Ceará batendo cabeça com mariscos das Alagoas. Vai ser sensacional.
Uma pergunta: a seleção para a tal escola vai ser via ENEM?

Um comentário:

opcao_zili disse...

Falou tanta besteira no senado, por anos, sendo aplaudido e defendido por Magno Malta, que se acha o grande ministro.ministrinho ele já foi da IURD.Lá é fácil.Agora, ensinar pescadores profissionais a pescar é o fim da picada. O homem viajou.Nem sei como não foi na Pedalada da meia-noite para promover sua Pescobrás.
Deve ser "lindo"aquela lombriga pelada.