Read In Your Own Language

sábado, 23 de maio de 2015

Não Compre NADA Financiado


A Medida Provisória 675 publicada ontem no Diário Oficial elevará a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos bancos de 15% para 20%, e vai dispor aos cofres públicos marrumenu 747 milhões de reais este ano e uns 3,8 bilhões em 2016.
A porrada começa em 1º de setembro de 2015, mas pode apostar que os banco já vão começar a cobrar já, já. 
É claro que o que ajuda o gunverno representa PNC dos brasileiros. Com a elevação da alíquota, vai encarecer o crédito e as tarifas bancárias e afetar, no fim das contas, nosso bolso: "Não existe almoço grátis".
Politicamente, a MP não causará desconforto da dentuça junto ao Congresso Nacional, mas, para as empresas e famílias, provocará também o aumento do spread bancário (a diferença entre o custo de captação dos bancos e os juros cobrados efetivamente dos clientes) e as tarifas dos serviços bancários".
Paguem e não bufem...

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Cordelando 115: Shopping Casa de Noca


Embutida no miolo,
Duma lei que se votou.
Né que çua inçelença,
Trapizonga aprovou.
Vê se pode minha gente,
Imagina que anormal.
Se fazer um shopping center,
No congresso nacional.

Diz que é uma boa idéia,
Pois divide a construção.
Com um novo puxadinho,
Cheio de gabinetão.
Pra cabê os deputado,
Com conforto e modernagem.
Com janela pro nascente,
E banho de hidromassagem.

Vai ter loja variada,
Seja de grife ou povão.
Pra atender a todo mundo,
Que for lá ver a sessão.
La vai ter Gucci e Lacoste,
Acarajé da Baiana.
Hugo Boss, Casa Bahia,
Avon e Dolce & Gabanna. 

Mas não pense que é fácil,
Se conseguir ponto não.
Pois vai ter que fazer fila,
Lá na administração.
Concorrendo com as madame,
Esposas das inçelenças.
Ou quem sabe com as quengas,
Já que tudo é indecença.

Mas até que tem certo senso,
O grande empreendimento.
A casa já faz negócio,
Com grande discernimento.
Vendem, alugam e trocam,
Com quem pagar muito mais.
Os votos de que dispõem,
Seja mulher ou rapaz.

Já que a coisa é meio pública,
Deviam fazer concurso.
Pra escolher ao menos nome,
Ao longo desse percurso.
Usando da picardia,
De todo bom carioca.
Aqui da Tribo dizemos,
Shopping A Casa de Noca.


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Petrobras: Da Água Pro Xixi


Escrevi AQUI no sábado passado que até o Saci Pererê estava achando estranho a mudança de status da Petrobras entre o balanço anual publicado em abril, onde registrou um prejuízo de "apenas" vinte e poucos bilhões, mesmo com todo o chuncho possível; para um lucro trimestral de mais de 5 bilhões no primeiro trimestre de 2015.
Pois bem...
Algum desocupado também não achou normal e foi dar uma olhadinha mais de perto e descobriu que a tchurma vermelha não se emenda. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o balanço incluiu o montante de 1,3 bilhão de reais referentes a uma reversão de provisão relacionada a dívidas do setor elétrico permitida após um acordo com a Eletrobras. O acordo, de acordo com o jornal, teria sido concluído apenas em 7 de maio, data portanto, posterior ao encerramento.
Assim sendo, os diretores terão que dizer que "se enganaram" e republicar a peça fantasiosa.

Agora Phodel: Vão Privatizar o Rio Madeira


Durante a audiência pública realizada na última segunda-feira (18), o representante do Dnit, Evaiton de Oliveira, afirmou  que  o rio Madeira está sendo  aterrado  pela sedimentação  do próprio  leito  do rio devido à construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, obra do Governado Federal em Rondônia.
Em função disso, o DNIT pretende privatizar a manutenção do canal do rio e o controle da navegação no leito.
Ao justificar a privatização do Rio Madeira, Oliveira afirmou que o intervalo entre dragagens do rio, necessária para manter a navegabilidade, diminuiu de cinco para um ano, após as obras das hidrelétricas.
“Acontece que com a construção das represas de Jirau e Santo Antônio a sedimentação que ocorria de forma rápida para desaguar no rio Amazonas e, por consequência, no oceano, ficou mais lenta e aquele assoreamento que ocorria a cada cinco anos passou ocorrer anualmente, então os custos aumentaram. Como resolver isso melhorando a qualidade da navegação e reduzir os custos da União? Privatização”, disse Oliveira na ocasião.
Também na audiência, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), Raimundo Holanda, mostrou fotos em que aparecem os bancos de areia do Madeira e declarou que as dragagens pagas pelo Governo Federal não são realizadas. “Alguém faz de conta que faz, outro faz de conta que existe e alguém paga por isso (…). O DNIT está apaixonado por essa ideia de privatização e quando há paixão se faz besteira”, declarou.
O Rio Madeira nasce na Bolívia, na cordilheira dos Andes, onde leva o nome de Beni. Atravessa o Estado de Rondônia, banhando a cidade de Porto Velho, de onde segue até entrar em território amazonense, desaguando no Rio Amazonas.

O Rio Madeira tem extensão aproximada de 3.315 km, sendo o 17º maior rio do mundo em extensão.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Larga do Meu Pé Chulé


Fato notório e escandalosamente vergonhoso, as viagens para "palestras" que o 9 dedos fez, bancadas pelo grupo Odebrecht finalmente renderam a abertura de um processo pelo Ministério Público Federal.
É evidente até aos olhos do mais Poliana dos brasileiros que o nefasto ex-presidente usou sua envergadura , adquirida nos 8 anos em que sentou na cadeira de mandatário, para tráfico de influência internacional visando conseguir obras para a construtora amiga, com financiamento fortemente subsidiado do BNDES, sem concorrência e sem controle dos organismos de fiscalização, mundo afora, em destaque nas ditaduras africanas e latino-americanas.
Pois não é que o capeta incorporado abriu processo disciplinar junto ao Conselho Nacional do Ministério Público contra o procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes por isso, alegando que o cidadão demonstrou simpatia nas redes sociais a Marina Chicória no primeiro turno e a Aécio Paris Hilton das Alterosas no segundo turno, sendo por isso não isento para se meter no caso dele com a CNO?
Dr. Anselmo solicitou à própria CNo, ao BNDES e ao Instituto Lula informações e detalhes do tour mundial e dos assuntos tratados nos diversos encontros junto aos clientes da Odebrecht.
O inatingível se zangou e deu o troco...
É pacabá de vez...

Ajuda Eu Que Ajudo Tu


Conquistada a vaga no STF com a ajuda inestimável de 52 almas caridosas, o glorioso e competente Fachin logo sentará na cadeira ministerial.
Entre os cerca de 1000 processos que lhe caberá como relator, ele herdará do não menos glorioso Ricardo Lewandowski aquele que trata de denúncia contra Renan Cabeleira por peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso, decorrente de denúncia do ex-procurador-geral da República Roberto Gurgel em 2013, no inquérito que apura se ele usou dinheiro de empreiteira para pagar pensão a uma filha que teve fora do casamento. 
Corre o buchicho que Renan comandou a tentativa de derrubar Fachin no plenário nesta terça-feira, mas o filantropo Fachin, logo depois da confirmação de seu nome, mandou um discurso de conciliação; dizendo que o presidente do Senado foi “neutro” na condução de seu processo de escolha.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Que Falta Faz Uma Oposição Competente


O gunverno já cortou 80 bilhões do orçamento, naquela reunião que começou domingo e vai até sexta feira quando se completa a tungada.
Com gastos babilônicos, é claro que não dá nem pra saída; então vão ter que aumentar impostos (ver em post logo abaixo) e promover cortes nas despesas discricionárias (aquelas que não são obrigatórias) como obras de investimento (PAC; Minha Casa, Minha Vida) para poder manter o pagamento de salários, que já corre enorme risco de dar merda.
Diz o glorioso banqueiro-ministro que haverá redução no quadro de pessoal... Essa eu pago pra ver.
Com o PIB em taxas negativas, inflação acelerando e ritmo de estagnação mais que presente; o país mergulha numa fossa imensurável; mas não tem ninguém de culhões que faça alguma coisa de concreto. 
É mais confortável ir para uzistaduzunidus receber prêmio de consolação do que ganhar eleições.

É Hoje: Fachin Vai Para o Trono Ou Não Vai?


O plenário do Senado deve votar nesta terça-feira (19) a indicação de Luiz Edson Fachin para ocupar vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O jurista teve o nome aprovado por 20 votos a 7 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa na última semana.
Como o falecido senador de Santa Catarina Luiz Henrique ainda não tinha sido substituído até ontem, são 80 eleitores e a aprovação do "emotivo " Luizão requer 41 votos.
Nas cocheiras se falava ontem que o gunverno computava 50 votos a favor. A eleição é secreta. Vamos ver... Eu não tenho esperança.
ATUALIZAÇÃO ÀS 20:20: por 52 votos a 27, os senadores aprovaram a indicação do Fachin para a vaga disponível no STF. Tá tudo dominado.... Paiszinho de merda.....

Impostos Preventivos é Pacabá


Vê se pode... Já vi prevenção pra tudo: contra acidentes, contra tragédias provocadas por fenômenos naturais, contra riscos de negócios e por aí vai... Mas aumento preventivo de impostos é pra fu*** a catola de tatu.
Pois a tchurma das finanças do Brasil estão com este objetivo desde ontem, depois da reunião do gabinete de crise e contingenciamento com a dentuça. Não satisfeitos com os cortes em gastos previstos no Orçamento deste ano, e antevendo que a mer** vai virar boné no congresso nacional; pretende-se implantar uma nova rodada de aumento de impostos. 
O objetivo da medida, seria garantir o ajuste fiscal e afastar o risco de rebaixamento da nota de crédito do Brasil. O corte deve ser da ordem de 70 bilhões de reais.
O problema é que Quincas Levy teme que as perdas impingidas (e futuras) pelos parlamentares no ajuste fiscal com modificações feitas nas medidas provisórias que alteram benefícios trabalhistas e previdenciários, incluindo restrições mais leves que as pretendidas pela equipe econômica no seguro-desemprego e na pensão por morte e a flexibilização do fator previdenciário, criado para poupar gastos do governo com aposentadorias; levem o planejamento para o buraco. 
Na Fazenda, a avaliação é que quanto menor for o corte, maior será a necessidade de "complementação" com aumento de impostos. A linha será atuar no aumento dos tributos PIS e Cofins a ser feito por decreto goela abaixo. 
Já que o desgaste será inevitável; o que é um peido pra quem já está cagado; vão botar pra quebrar. Segurem suas perucas, porque o vento vai ser forte.

domingo, 17 de maio de 2015

Trocando 6 por 2 x 3


Anota aê...
O desemprego só não está aumentando mais porque os contratantes estão repondo alguns dos desligados por pessoas que recebem cerca de 13% a 30% médios a menos que seus antecessores.
Com a recessão, pra se segurarem um pouco, as empresas estão contendo seus custos com demissões seguidas de recontratações com salários menores.
Tal fato se comprova por diversas formas: planos de antecipação de aposentadoria ou demissão voluntária.
Isso é muito ruim quando se analisa a tragédia que representa no fluxo de dinheiro no mercado e a redução da experiência nas diversas linhas de produção.
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,cresce-troca-de-salario-maior-por-menor,1688899

E vem Tungada Por Aí


Pra meditarem antes da semana começar... 
Quincas Levy está engatilhando algumas propostas para aumentar a "sofrida" arrecadação federal. Passa na sua mente usurpadora duas medidas tipicamente vermelha: um imposto sobre herança e outro sobre os dividendos de aplicações no mercado de capitais.
Considerando os conceitos carmim, herança deverá abranger até o legado de seu patrão ao fim do ano na forma de gratificação de natal, bônus por metas atingidas, participação nos Lucors e por aí vai...
Só para registro, está marcada para o dia 22 a reunião do conselho curador do Fundo de Investimentos do FGTS que decidirá sobre o aporte de 10 bilhões de reais ao BNDES. É uma espécie de “pedalada do Levy”, pois, assim, o governo usa recursos do FGTS, e não do Tesouro, para dar ao BNDES.

Fazendo Fogo com..... Água