Read In Your Own Language

sábado, 23 de agosto de 2014

Quão Sustentável é a REDE?


Senão vejamos...
A gloriosa Marina Silva, também conhecida nas redes (que não são a dela e de que trataremos a seguir) como tartaruga sem casca, marina da selva, elfa da selva, elfa dos siris (com a devida vênia de Carla Pola), chicória, melância etc, etc; petista de primeiro momento e militante fanática; que largou tudo que havia herdado, usado e abusado com a morte de Chico Mendes; para sucumbir ao encanto de ser presidente (naquela época não havia sido criado o vocábulo presidentA) da república; quando os verdes a convidaram e que, na sequência, quis fazer um partido à sua imagem e semelhança (e submissão também), agora surge cheia de dados estatísticos como "forte candidata nesta próximas eleições.
Aos olhos dos eleitores que conquistou na versão pública adotada há 4 anos, seria "uma terceira via", uma perspectiva real para a necessária alternância de poder. Com isso arrebatou cerca de 20 milhões de votos e se credenciou a novos voos.
O lance da tal REDE de Sustentabilidade gorou, graças aos esforços de seus antigos cumpanhêrus petralhas, já que meio mundo criou partido neste país e só ela que não. Aí ela ficou no limbo, até que Eduardo Campos a pegou pelo braço na expectativa de ganhar os tais 20 milhões de eleitores.
Gorou de novo. A patota marinista não se converteu com a mesma velocidade que ela. O Eduardo ficou ali patinando nos 7 ou 8%, até sua trágica e lamentável morte.
De novo a fênix acriana arregaçou as mangas e caiu na sua versão original. Com a complacência do PSB, carcou os dentes na candidatura que deveria ser comum, auto-proclamou-se número 1, danou-se a fazer exigências e imposições e ressurgiu do velório como a salvação de tudo de errado que vem acontecendo na nação há 12 anos.
Aos olhos da mídia, resgatou a versão sonhática de bondade, pieguismo, cantilena e repetição de "agora vai". Mas hão que ser lembrados alguns fatos da carreira desta senhora.
Por exemplo, as 6.000 (SEIS MIL, por extenso, para que não pensem que me enganei) toras de mogno que foram apreendidas pelo IBAMA no Acre e que, graciosamente, tiveram permitidas a comercialização por ninguém menos que seu marido.
Numa continha rápida, de padaria, como fizeram com as refinarias compradas pela Petrobras; 6.000 toras de 1 metro de diâmetro, com 5 metros de comprimento (por baixo); correspondem a 23.550 metros cúbicos de madeira de lei, altamente valorizada no mercado internacional e com venda líquida e certa.
Considerando a cotação média de madeira certificada, na faixa de US$ 3.000/m3; chegamos à assustadora cifra de US$ 70.650.000,00 (quase 71 milhões de dólares), um negócio de fazer inveja até ao doleiro Youssef (não sei porque, sempre quero chamar ele de Roussef).
Pois isto caiu no colo do aplicado Fábio Vaz de Lima, zeloso secretário adjunto de Desenvolvimento, Indústria e Florestas do estado do Acre, não por acaso sob a batuta hereditariamente inter-transferida entre os irmãos petralhas Tião e Jorge Viana.
Sem falar das centenas de ONGs ligadas à preservação das florestas e povos indígenas, que pululam na Amazônia, beneficiadas por sua ação pessoal junto ao governo, antes, durante e depois de sua passagem pelo Ministério do Meio Ambiente. Aí pode botar zeros atrás daquele monte de dólares aí de cima.
Nós, pobres mortais que militamos nas redes por necessidade de liberdade e de redução de impostos, estamos à mercê de seu Aécio Neves ter coragem de bater nessa tecla durante a campanha do primeiro turno pois será o fim do mundo termos que ver nas urnas de 26 de outubro próximo as caras da governANTA e da Chicória.
Chega de bom-mocismo senhores do PSDB. Podem tratar de ser fortes e duros em seus programas senão perderão novamente a eleição e nos colocarão como reféns da corja vermelha, inapelavelmente submetidos a uma ditadura violentíssima de esquerda.
Só alerto aos punhos de renda, que até o gunverno deelma está batendo na Marina e portanto, pra quem disse que ia fazer o diabo pra ganhar a eleição, estão muito atentos ao risco que ela representa na campanha.
Não se deixem levar pela carinha de santa e o jeitinho e físico de "frágil" que ela ostenta. É uma cobra pronta a dar o bote.
Corram, senão vão tomar nos NOSSOS cus, como escrevi no cordel da sexta feira.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Cordelando 83: Propaganda Gratuita? Nem de Grátis...


E começa o festival,
Que sempre assola a nação.
Um programa pra falar,
Do que tem na eleição.
As pessoas que serão,
Comandantes do país.
Todas elas, quase sempre,
Nem sabem onde é o nariz.

Candidato a presidente,
Deputado, governador.
Não conseguem nem falar,
Se não olhar no visor.
Sorriso pra todo lado,
Promessa tem de montão.
Falatório pra danar,
No rádio e televisão.

E os nomes que praticam,
Cada um celestial.
Nome de planta e de bicho,
Super-herói imortal.
Nome feio, palavrão,
Praga até de urubu.
Tudo pensando na rima,
Eleitor toma no c*.

Os slogans até parecem,
Obra prima do Pessoa.
Tentando fazer passar,
Que todos são gente boa.
Quando no fundo não passam,
De um bando de diabinho.
Qual na figura de cima,
Se fazendo de anjinho.

Mas como tem que passar,
É lei no nosso país.
Vamos então aproveitar,
Pra sermos bem mais feliz.
Vejamos os absurdos,
Descontemos as loucuras.
Aproveitemos os anjos,
Esqueçamos diabruras.

Por exemplo a governANTA,
Que mente bem pra danar.
Conseguiu lá no nordeste,
Fazer a seca acabar.
Um canal que mal se abriu,
Logo, logo se tornou.
Num rio dos bem caudalosos,
Acabando o estupor.

Água azulzinha correndo,
Acabando com a secura.
Povo plantando e colhendo,
Verdadeira belezura.
Enquanto que na verdade,
O chão rachado ficou.
Pois obra maravilhosa,
Nunca se realizou.

Teve porto, aeroporto,
Trem, Buzão e avião.
Coisa de primeiro mundo,
Satisfazendo a nação.
A tal da infraestrutura,
Prometido sem segredos.
Desde os remotos tempos,
Do homem dos nove dedos.

Estradas pavimentadas,
Sem pedágio ou pagamento.
De material do bom,
Seja de asfalto ou cimento.
Caminhão correndo em cima, 
Reduz o custo Brasil.
Caminhoneiro que diga,
Vá pra puta que pariu.

Educação nem se fala,
Escola pra todo lado.
Desde a creche à faculdade,
Só engana mesmo otário.
Tem Pronatec e Prouni,
Campus por todo Brasil.
Só não falou que o que fez,
Ninguém sabe ninguém viu.

Já existia o SENAI,
Desde os tempos de Cabral.
SESC também já havia,
Todos com curso legal.
Que formaram muita gente,
Sem letreiro-propaganda.
Só não foi lá quem não quis.
Ficava levando canga.

Agora falemos pouco,
Da dona Marina Chicória.
Que em cima de um caixão,
Começou a sua história.
Não estou falando do Campos,
O que há pouco morreu,
Trato lá do Chico Mendes,
De quem herdou o que é seu.

Chorou, rezou, fez louvor,
Tudo em cima do caixão.
Fez selfie com todo mundo,
Pessoa sem coração.
Nem bem esfriou o defunto,
Botou as unhas pra fora.
Refazendo a direção,
Da união que explora.

Tem nêgo que já pulou longe,
Abandonando a bichinha.
Que quer enganar todo mundo,
Com a aparência de boazinha.
Carlos Siqueira largou,
Um dito de relevância.
Da campanha de Marina,
Eu quero mesmo é distância.

Aécio também não gostei,
Do jeito que pretendia.
Bateu pouco na moçada,
Não quis sujar a luvinha.
Do jeito que a coisa vai,
Conhecendo o outro lado.
Vai sangrar bem devagar,
E quando vir tá lascado.

Uma coisa eu destaco,
No programa do mineiro.
Disse que coisa mal feita,
Não ocorreu tempo inteiro.
De 4 anos pra cá,
Tempo que eu acho até pouco.
Esqueceu dos 8 anos,
Que mandava o capiroto.

Não se esqueça seu Aécio,
Com quem estamos lidando.
Gente que faz o diabo, 
Pra continuar mandando.
Se você não bater logo,
Na dupla de tribufu.
Vai se lascar direitinho,
Vai tomar no NOSSO c*.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Reviravolta ou Manipulação?


A madrugada foi movimentada abaixo do Equador. Passada a cerimônia de canonização de Eduardo Campos, onde se viu o maior de todos os showmícios já realizados em plagas tupiniquins; saiu a primeira pesquisa Datafolha com o novo quadro sucessório possível e incluindo Marina Mogno Silva, já ungida como substituta do ex-governador.
Neste quadro, Marina aparece com 21% das intenções de voto contra 20% do tucano Aécio Neves, que tem 20% e mantendo a governANTA na frente, com 36% da preferência do eleitorado. O Pastor Everaldo, do PSC, mantem seus fiéis 3%.

Desde a última pesquisa do confável instituto, apresentada em 17 de julho, deelma e Aécio não oscilaram. Na ocasião, Eduardo aparecia com 8% no levantamento e os brasileiros, chegadinhos a uma decisão de última hora, do nada decidiram seus votos na direção de Marina, que absorveu quase todos os seus pontos dos eleitores que ainda estavam sem candidato; isto porque o percentual de eleitores que votariam em branco ou em nulo caiu milagrosamente de 13% para 8% bem cmo os eleitores indecisos passaram de 14% para 9%. 

Nesta condição, o segundo turno é inevittável, já que a dupla de empatados em segundo somados possuem dez pontos percentuais a mais do que a dentuça: 46% a 36%.

Projetando uma disputa entre as duas, Marina também apresenta bons resultados na projeção de segundo turno; 47% contra 43% da presidentA, um novo empate técnico, considerando os critérios da pesquisa. Num cenário entre deelma e Aécio, a petista abre vantagem sobre o candidato do PSDB. Passou de 44% x 40% em 17 de julho, para 47% a 39%.
O Datafolha registra ainda que a governANTA continua com a maior taxa de rejeição entre os candidatos: 34% dos entrevistados declararam que não votariam em Dilma. Para Aécio, este índice é de 18%. Marina começa a disputa com 11% de rejeição. 

O Datafolha ouviu 2.843 pessoas em 176 municípios, entre os dias 14 e 15 de agosto. Eu continuo achando um Espaço Amostral muito pequeno, mas sou engenheiro e não estatístico.