Read In Your Own Language

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Prá Babão Cheira-Calçola, Todo Castigo é Pouco


Com informações do site WSCOM
Esse Eduardo Braga não toma jeito. Babão de marca maior, puxa-saco juramentado do 9 dedos e cheira-calçola oficial da governANTA, ontem teve seu castigo na comemoração da eleição do nefasto Renan Calheiros para presidente do senado.
Empolgadíssimo com a larga vantagem obtida, Dudu subiu até as galerias onde estavam familiares do conterrâneo do falso e cagão Teotônio Vilela Filho e da múmia do Maranhão José de Ribamar, prá fazer aquela média com a qual sempre se deu bem.
Chegou no ladinho de dona Marly e lascou um "parabéns pelo excelente trabalho que o presidente Sarney fez", disse a criatura, segurando a mão de sua interlocutora.
Na sequência, a essa altura já se achando o dono da última coca cola do deserto, mr. Braga se dirigiu à mulher de Renan, sentada ao lado de Marly, também segurou carinhosamente sua mão e mandou ver: "Parabéns, dona Mônica..."
Percebendo a cagada, fez-se alguns instantes de um silêncio tumular e Dudu com cara de amarelo que comeu barro, soltou um "Ops, desculpe-me. Parabéns, dona Verônica".
Como menino que deu um peido na frente da visita, deixou a roda rapidamente e foi procurar a turma dele.
Só prá lembrar, Mônica Veloso é aquela jornalista com quem Renan teve um caso extraconjugal e uma filha, cuja pensão era paga com dinheiro do lobista duma empreiteira.
Mas não ficou de graça. Quando Braguinha se afastou, Verônica Calheiros cutucou Marly e disse: "Você viu? Ele trocou o meu nome... Mas é fácil trocar o nome... A gente tem que tocar a vida, né", afirmou.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Cada Um Tem o Dia da Infâmia Que Merece

 
Para os americanos, 07 de dezembro é considerado o Dia da Infâmia, em função do covarde ataque a sua Frota do Pacífico em Pearl Harbor em 1941. Nós, brasileros que temos vergonha na cara e sustentamos essa corja do congresso fedemal com nossos extrosivos impostos, devemos incluir no calendário a data da hoje.
A não ser que haja algum voo bovino no sambódromo do Hell de Janeiro de Cabral, José Renan Vasconcelos Calheiros deverá ser eleito pela maioria de seus pares o presidente do Senado da República.
O mesmo canalha que há cinco anos levantou da mesma cadeira por forte suspeitas de corrupção, favorecimento ilícito, emissão de notas fiscais frias e mais um monte de coisas. O mesmo larápio que tinha bolsa-quenga paga por empreiteiros prá sustentar a amante (por sinal óóóóótema). O mesmo cínico que disse que a grana vinha da venda de seu gado e cujas contas, feitas por especialistas, deveria ser de milhares de cabeças prá acompanhar o volume que surgiu.
Com a mesma disfaçatez que apresenta na charge aí de cima, Renanzinho disse ontem que, se eleito (???), irá priorizar uma agenda ética: corte de gastos e "transparência absoluta" na Casa. Va-se à potaquepareo.
E pensa que parou por aí? Renan ainda afirmou que "não haverá espaço para a dúvida" durante a sua gestão, que vai trabalhar para "robustecer o Congresso" e que criará "barreira jurídica contra qualquer iniciativa com pretensões de restringir a liberdade de informação"; e que não se sente desconfortável em assumir o cargo.
Tentando desqualificar os mais recentes rolos, ele acusou o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de ter "requentado" o caso para beneficiar seu adversário na disputa, o senador Pedro Taques (PDT-MT), que é também procurador da República.
Destaco na fala a cara de pau de ter dito que irá tratar o Executivo com independência, prometendo colocar em votação os vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Congresso, uma clara ameaça à governANTA.
A volta de Renan reforça a volta ao poder da curriola política que comanda a Casa desde 2001, o timinho do PMDB que gravita em torno da múmia do Maranhão-Amapá, José de Ribamar.
A eleição começa daqui a pouco, às 10h e será por votação secreta o que, em tese, permitiria a isenção das escolhas, mas que na verdade permitirá a ocultação dos canalhas assemelhados que referendarão o nome de Renan.
Para coroar o evento quase macabro, ontem quem saiu em defesa do larápio foi outro meliante, o condenado a 10 anos e 10 meses de cadeia Zedirceu, que apresentou a tese de que ele tem sido vítima de "falso moralismo" patrocinado pela elite, pela imprensa golpista e pelo Ministério Público.
Nas palavras de Dirça, "O que estamos assistindo em relação ao senador Renan é, de novo, uma ofensiva midiática dando cobertura a denúncias contra ele concertadas com ações do Ministério Público Federal".
Na cabeça golpista dele, há uma estratégia para dividir a base de dona deelma.
É... Mesmo com centenas de milhares de adesões a uma petição pedindo moralidade no senado, os membros da gang vão eleger a criatura. Ainda bem que é sexta feira e dá prá tomar um porre prá lamentar e chorar.
ATUALIZAÇÃO às 13:15 h no fuso horário da taba:
Conforme previsto, Renanzinho é o quarto na linha sucessória de comando da pensão. Teve 52 dos 78 votos disponíveis no plenário. Pedro Taques teve 18 votos e houveram 2 brancos e 2 nulos. Pedroca tinha mais promessas mas as promessas de cargos na mesa e em comissões falaram mais alto.
Tomo emprestado o final da fala do Pedroca encaminhando a sua candidatura: ..."Eu peço o voto de cada senador. Peço silêncio aos senhores. Ouçam esse silêncio. Esse silêncio é o silêncio do covarde. É o silêncio de quem tem medo. Sintam esse silêncio. Esse é o silêncio de quem aceita, de quem não resiste. Expresso a vossa excelência, senador Renan Calheiros, meus respeitos pessoais".

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Poster da Copa 2014


Foi divulgado ontem formalmente o pôster oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Compõe a imagem um mapa estilizado do Brasil, com os contornos definidos por desenhos de duas pernas disputando uma bola, além de imagens da fauna e da flora brasileira e foi concebido pela agência brasileira Crama, escolhida entre três concorrentes.
Por falta de criatividade, lembro que o cartaz da primeira Copa realizada no Brasil, em 1950, também teve uma perna de jogador e uma bola.
No evento festivo, estavam o secretário-geral da Fifa, Jeróme Chuta-Bundas Valcke, o presidente do COL, José Maria Limpeza Marin, Ronaldo Balômetro e Bebeto Chororô.
Na explicação de seu Jerônimo, "O cartaz é um ótimo exemplo da grande capacidade criativa do Brasil e servirá como cartão de visita para a Copa do Mundo da FIFA 2014". Segundo ele, o cartaz destaca a importância e o brilho do torneio, assim como o fascínio gerado pelo futebol e a arte usada pelos criadores retrata a beleza e a diversidade do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado de emoção.
Este cacique destaca ainda o uso das cores do Brasil (verde, amarelo, azul e branco viu petralhas?) e o detalhe das pernas dos jogadores numa disputa de bola gerando o contorno do mapa do Brasil.
Aí a coisa pega. Os criadores, intencionalmente ou não, retiraram do nosso mapa as gloriosas terras acreanas, conseguidas numa peleja com a Bolívia em sapientíssima ação diplomática do Barão do Rio Branco, sem briga, sem guerra e, dizem, somente à custa das vítimas da malária na construção da ferrovia Madeira-Mamoré, parte do acordo.
Pelo carinho que tenho com o Acre (onde já fui várias vezes) e com meus amigos acreanos (a quem prezo muito), nem faço aquela brincadeirinha do "Isso non Ecziste"  que circula por aí sobre o estado que delimita a nossa fronteira mais a oeste.
Assim, fica desde já meu protesto: Ponham o Acre no poster, senão vai ser mais uma coisa prá eu ser contra essa copa.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Petrobras: O Rombo Agora é Financeiro


O mal causado à Petrobras, que outrora já foi a maior empresa da América Latina, pela administração dos petralhas é incalculável. Pode até ser valorizado, como veremos a seguir, mas o intangível agregado é inimaginável.
É um absurdo que uma petroleira seja superada por uma empresa que vende refrigerante e cerveja, no caso a AMBEV na escala de valorização de empresa com base no valor de suas ações na bolsa. Isso provado e comprovado, é anda meio que abstrato aos olhos menos atentos, mas não dos investidores, atuais e futuros, bem como de pretensos parceiros internacionais. Basta ver o fiasco do lançamento de ações nos mercados estrageiros.
Fechados os balanços, revelaram-se deteriorações contábeis com prejuízos econômicos e agora crava-se definitivamente deficiência de caixa prá fechar o dia a dia.
Envolvida até a roldana superior das torres de perfuração nas falcatruas e benesses da administração direta e sustentando mordomia de festas juninas, teatros e filmes dos apaninguados; a estatal petroleira se vê ainda obrigada a atender estranhas determinações do governo para ela.
Para controlar a inflação acelerada, mesmo que seja mascarada na maior cara de pau; a tchurma de Brasília comprime os preços dos combustíveis há meses. Mas a inflação continua subindo.
Com isso, as contas da Petrobras se desuneram a um rítmo cada vez mais rápído e a empresa já tem mais despesas do que sua receita é capaz de cobrir. Está nos princiáis jornais, que entre 2009 e 2012 o rombo já atingiu a bagatela de R$ 54 bilhões.
Com o matulão vazio, a graciosa presidentA da vem segurando na unha os investimentos mínimos à custa de empréstimos que encalacram cada vez mais a empresa, mesmo no limiar de que a capacidade de endividamento e confiabilidade já beire o limite.
Até setembro do ano passado, as dívidas da estatal somavam quase R$ 134 bilhões, o que corresponde a cerca de 2,5 vezes a capacidade de geração de caixa por sua produção industrial.
Não é portanto, por acaso que a Petrobras mendigue reajustes imediatos para a gasolina, o diesel e o gás.
Sem falar nas parcerias espúrias que se obrigou a empresa a fazer. Mas isso são outros quinhentos mil réis.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cada País Tem o Lulinha Que Merece


Ontem estava muito chocado e emocionado com os lamentáveis fatos de Santa Maria quando li sobre isso. Deixei prá escrever hoje.
Em plagas tupiniquins, os gênios que herdaram de seus pais ou mães poderosos a extraordinária capacidade administrativa e empreendedora se multiplicam.
São Lulas da Silva, Calheiros, Jucás, Guerras que pipocam como estrelas geradoras de riquezas fabulosas; não por acaso entremeadas com a proximidade de seus pais com o poder.
Até mesmo as antigas concumbinas, hoje chamadas de amigas íntimas, têm seus momentos de glória, vide Mónicas e Roses que pululam por aí.
Mas nem os crentes em sacís e duendes teriam a ousadia da madame Isabel dos Santos, filha do presidente angolano José Eduardo dos Santos que, segundo a revista Forbes, é a primeira bilionária da África.
Por meio de uma imprensa muito mais manipulada e comprada que a nossa, os angolanos são doutrinados a acreditar que a fortuna da maior investidora em empresas européias vem de uma cobra, pertencente ao seu marido, que “cospe dinheiro” todos os dias aos borbotões.
Formada em engenharia no King´s College de Londres, Isabel dos Santos abriu o seu primeiro negócio em 1997 – um restaurante chamado Miami Beach, em Luanda.
Na sequência de gênia ao estilo Eikiano, migrou para a Zoropa, posto que a nação africana não comportaria seu espírito adiantado para os séculos XX e XXI e passou a carcar fichas em ações de empresas bem cotadas na bolsa de Portugal, com ativos em Angola, que elevaram o valor líquido da fortuna de Isabel acima dos 10 zeros medidos em Euros.
No meio da farra, tem os dois pés nos negócios mundialmente famosos dos "diamantes de sangue" de seu país; e em outras áreas de negócio, tais como hotelaria, petróleo, bancos e telecomunicações.
Em Portugal, detém importantes participações através da Santoro Finance no Banco Português de Investimento e no Banco BIC Português, que controla agora o Banco Português de Negócios.
Tem as garras ainda na Galp Energia e na ZON Multimédia, em parceria com a Unitel International Holdings. Há quase dois anos, a Sonae assinou um acordo de parceria com a empresa angolana Condis, controlada por Isabel dos Santos para gestão de atividades imobiliárias reservadíssimas.
Só prá lembrar, o 9 dedos e muitos de seus asseclas, incluindo as empreiteiras abençoadas como a Odebrecht, visitaram Angola com muita frequência. Se estavam modelando coisas ou incentivando a genialidade dos filhotes empreendedores, só saberemos se lermos mais atentamente as manchetes dos jornais de Portugal, pois em Angola, com certeza, nada sairá.
Se bem que os patrícios estão ávidos por investidores em sua combalida economia.