Read In Your Own Language

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Justiça do Trabalho é Uma Farra


Tem coisas neste Brasil que nem Deus, em sua Suprema e Inquestionável Onisciência explica. A Justiça do Trabalho é uma delas.

CAUSO: 
1. Um cobrador de ônibus aqui de Manaus entrou na justiça contra seu empregador, querendo adicional de insalubridade de 20 sobre o salário pela temperatura extrema de seu ambiente de trabalho. 
2. Vai-lá-vem-cá, recursos e agravos depois, a causa foi dada como PROCEDENTE pela sexta turma do Tribunal Superior do Trabalho - TST. 
3. O sindicato, ixperto, requereu extensão da pena a todos os mais de 6.000 motoristas e cobradores do sistema de transporte.

Se a moda pega, essa jurisprudência vai se estender por todo Brasil, inclusive para os extremos inferiores da temperatura e para todos os trabalhadores que tenham que andar nas ruas do país e o caos se instalará.
Ainda cabe recurso ao pleno do TST, mas duvido que rejeitem o pedido, num ambiente sabidamente protecionista como a justiça do trabalho.

Cordelando 130: Phodel de Vez. Brasil é País de Risco - Sem Cordel


Tive que fazer esforço,
Pra fazer o meu cordel.
Pois não tenho alegria,
Pra escrever no papel.
Este verso é gozação,
Ironia até o fim.
Essa semana não tem,
Nada que me faça assim.

Só tenho ódio e revolta,
Raiva, ira e coisa assim.
Que não faz bem pra você,
Nem muito menos pra mim.
Perdoe você meu leitor,
Que sempre dá atenção.
Às brincadeiras que faço,
Mas hoje não dá mais não.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Renovação das Concessões - O Preço da Rebeldia 2


Escrevi ontem sobre a possível renovação das concessões das 39 distribuidoras que se submeteram àquela lambança da regovernANTA de reduzir as contas de energia em 2013 e que redundou no caos no setor elétrico, que agora estamos pagando em reajustes de tarifa e bandeira tarifárias.
Pois bem... O TCU autorizou à noite e as concessões serão renovadas por 30 anos, até com efeito retroativo.
Mas a CEMIG deverá perder suas usinas, como falei ontem, por ser rebelde, assim como a COPEL e CESP.
Por falar em CESP, a trama já começa a se manifestar.
Desesperados na busca de recursos para fechar o rombo no orçamento e de alguma notícia boa para dar depois da porrada na moleira que a Standard & Poors deu ontem; o gunverno está conversando de pé de orelha com alguns grandes bancos de investimentos, tanto que haverá uma reunião hoje no Ministério da Fazenda para empurra goela abaixo umas coisinhas...
O objetivo será pedir deles umas facilidades em troca da facilidade das concessões de hidrelétricas que não foram renovadas este ano; as três da CEMIG que falei ontem (...) e mais as enormes usinas de Jupiá e Ilha Solteira, que compõem o monumental Complexo de Urubupungá, orgulho da engenharia nacional e parte do portfólio da CESP, e de mais outras dezessete hidrelétricas, que eram da CEMIG e COPEL..
Pelos cálculos da Fazenda, poderão ser arrecadados cerca de 15 bilhões de reais com a operação; não importando o prejuízo que imputarão às 3 empresas, com quem não querem nem conversa.
Numa perguntinha silvícola indago: se foram renovadas de grátis as concessões de todas as distribuidoras, por que não renovar as concessões das usinas da CEMIG, CESP e COPEL? Por que prejudicar os estados com a perda de faturamento de suas empresas? Por que derrubar o valor das ações das empresas a bolsa? Por que destruir o que dá certo e colocar na mão de possíveis curiosos inexperientes?

Phodel de Vez. Brasil é País de Risco


Tragédia anunciada há tempo. Em meio à verdadeira zona que se implantou neste país desde 2003, quando assumiu o 9 dedos, mas que só veio ter destaque na mídia e junto ao povão depois da deflagração da Operação Lava a Jato e da posse da regovernANTA; o Brasil perdeu o aval da primeira das agências avaliadoras de risco, a Standard & Poors, como país com grau de investimento.
Agora somos JUNK... LIXO...
Mas não podia ser diferente. O festival de benesses sociais distribuídas a cu de calango pelo governo federal, e replicado nas esferas estaduais e municipais, dado seu aspecto eleitoral de enorme retorno, levaram à bancarrota os caixas artificialmente abastecidos pela onda sucesso das vendas externas do Brasil.
Sem controle de ninguém, crescendo exponencialmente e usadas eleitoralmente; as contas rasparam o fundo do tacho e a grana literalmente acabou.
Não ha´dinheiro pra nada, a arrecadação despencou igual pombo sem asa e não se vê ninguém falar em cortar despesas; só em aumentar imposto.
Invoca-se o "espírito de união dos brasileiros, num esforço solidário para vencer a crise e retomar o crescimento imediatamente".
Só que, do lado de quem recebe contra-cheque, ninguém mais aguenta. Os industriais, varejistas e outros investidores, não vão por um centavo de investimento nos seus empreendimentos; ao contrário, começam a recolher os flaps e encolher suas empresas.
Enfim, o caos anunciado se configura e se materializa.
Mas ninguém fala em cortar as exageradas mordomias no executivo, legislativo e judiciário. Nem vou gastar energia querendo citar nada aqui, porque todo mundo de mínima capacidade de raciocínio sabe muito bem do que estou falando. Até porque o post teria 50 páginas e o Blogger não ia deixar eu publicar.
De todo modo, garanto que dá pra cortar metade dos gastos da administração federal, digo de novo, nos 3 poderes, sem o menor medo de comprometer NADA dos serviços prestados.
Tenho certeza que paga tudo que deve e sobra outro orçamento inteiro pra reaplicar no Brasil.
Por enquanto fica a revolta deste silvícola.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Renovação das Concessões: O Prêmio da Submissão


Mesmo com um parecer contrário dos técnicos que fazem as análises verdadeiramente, o TCU deve aprovar a renovação das concessões das distribuidoras de energia, ao invés de fazer novos leilões, o que poderia reduzir os custos para os consumidores.
A ANEEL continua com seu processo de audiências públicas para manter o processo de leilão em curso, mas, com uma notícia dessa, vai esvaziar, com certeza.
Hoje, o relator José Múcio, babão de marca maior, vai apresentar ao plenário do Tribunal seu parecer com uma proposta para renovar as concessões por mais 30 anos; o que deverá ser aprovado com folga.
Mesmo com "recomendações para que as empresas desenvolvam programas de metas para melhoria da eficiência" haverá prejuízo para os consumidores, pela possibilidade de haver redução das tarifas, o que não acontecerá.
São 39 empresas nesta balada, a maioria sob controle estatal; que se submeteram àquela imposição eleitoral da dentuça para reduzir as tarifas na marra, em época eleitoral.
Curioso é que o próprio José Múcio era contra até uns meses atrás.... A desculpa é que até agora, o ministério das minas e energia não havia apresentado os argumentos do "real interesse público para a prorrogação", o que, milagrosamente aconteceu agora.
Destaco que algumas concessões já venceram e a decisão terá que ser retroativa.
Enquanto isso, a CEMIG, umas das distribuidoras que se rebelaram (junto com COPEL e CESP - curiosamente de estados governados pela oposição); teve a renovação da concessão de sua usina de Jaguara negada pelo STJ e corre o risco de perder também a das usinas de São Simão e Miranda)

NA: a imagem que abre este post é do vertedouro da UHE Itaipu, que, pela primeira vez em 3 anos, tem seu reservatório em volume máximo, podendo operar em Full Load, carga máxima. Deus me deu a oportunidade de ter visto este vertedouro completamente aberto há uns anos atrás. Um dos maiores espetáculos que já assisti na vida. Afirmo que as paredes da barragem tremiam....

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Até o Pronunciamento Foi Resevado


Repetindo a história, assim como fez em primeiro de maio, a soberana não fez pronunciamento à nação em cadeia nacional (como eu penso outras coisas quando falo em cadeia.....) sobre a celebração da independência; evidentemente pelo pânico de um panelaço, apitaço, qualquercoisaço pelo Brasil afora.
Optou pela divulgação de um vídeo de cerca de 8 minutos com uma cantilena de fazer corar o mais defensor das bandalheiras do PT.
Usando insistentemente a tal da "travessia" como uma época que seria imprevisível, causada por fatores externos incontroláveis e que "talvez" tenha errado em não perceber antes. Assumir as mentiras e erros grosseiros, nem pensar.
Até os pobres refugiados de guerra foram usados, coitados... Coisa como "nosso povo não pode reclamar porque tem gente pior".
Aí vem com a lenga-lenga de solidariedade, união de todos, suprapartidarismo e a velha e cansada "eleição como única forma de se escolher governo".
TOMANOCÓ, como digo sempre. 
Fazer a festinha em cercadinho para incautos e cheira-calçolas foi um vexame internacional pois a imprensa não se submeteu tanto e divulgou o pixuleco e a rivotrilma, bem como o muro da vergonha. Sem falar nos detalhes de todos os movimentos nas redes sociais de forma intensa e profunda. O mundo viu a cagada, dentuça, quer você queira, quer não.
Como escrevi nas redes, nada foi tão emblemático do vexame, pra mim, que ver o ministro da defesa, Jaquisvagui, travestido de comandante-em-chefe ou chefe do estado maior das forças armadas; com direito a faixa de demonstração de otoridade e tudo; tanto que uso a imagem para abrir este post.
Lamentável não terem o respeito de colocar no palanque, numa cerimônia cívico-militar, nenhum dos comandantes das forças. Vê-los se limitar a bater continência para a corja foi deprimente.
Se tiverem estômago, disponho, para fins de registro histórico, a fala da regovernANTA.

Inacreditável: A Festa da independência é uma Cerimônia Restrita


Esta tribo não poderia deixar de registrar este fato que não aconteceu "nuncaanteshistóriadeçepaís".
Inacreditável, mas é verdade! O eixo monumental,  em Brasilia,  está cercado. O povo não participará do desfile de 7 de setembro. Só convidados especiais. Ao contrário de Dilma, todos os presidentes militares fizeram questão que a população brasileira participasse, livremente, das comemorações do dia da Pátria. Mas Dilma se isola,  até no dia 7 de setembro.
É absolutamente inacreditável que isso aconteça numa democracia. É estupendamente impossível acontecer num governo do Partido dos Trabalhadores. É um incompreensível que esteja ocorrendo numa nação soberana.
Seu feicibuque, em suas rememorações, alertou cedinho que eu tinha postado há 4 anos atrás de um sete de setembro negro, em que todos deveriam vestir roupas pretas.
Que cor usar agora...... ?????
Minha vontade seria pegar um galho da primeira árvore que encontrasse no chão, e ficar batendo saporra até criar calo nos dedos.

domingo, 6 de setembro de 2015

BR Distribuidora: Combustível, Só Se Pagar a Vista


A geração térmica é preponderante no Brasil, desde que as grandes hidrelétricas começaram a ter enormes problemas para o licenciamento ambiental e o gunverno largou mão de enfrentar as batalhas para isso.
Com a Petrobras sendo obrigada a se associar a meio mundo; principalmente aos fundos de pensão, cuja experiência nula no setor os levou a péssimos investimento; o retorno começou a dar chabu. As contas das geradoras aumentaram e a BR teve agravada sua situação péssima de caixa.
Resultado: a BR agora só vende combustível (gás, diesel e OC) se for igual cinema: paga antes...
No caso das geradoras estatais, casos do Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Amazonas; o buraco está da ordem de 4 bilhões de reais, e nem pensar em parcelar o passivo, porque neste caso o calote é certo.
E o que três subsidiárias da Eletrobras (EletroAcre, Boa Vista Energia e Amazonas Energia) fizeram? Entraram na Justiça pedindo para pagar a BR a prazo.
Ou seja, é o governo tentando pedalar contra o governo.
A articulação para sangrar a BR com mais calotes não se restringe a medidas judiciais. Inclui também ações diretas de cunho ordenativo. Na quarta-feira passada, Marco Antonio Almeida, secretário de Petróleo e Gás do Ministério das Minas e Energia, ligou para a BR mandando que a estatal vendesse combustível a prazo para uma usina térmica da Eletronorte.
O conselho de administração da BR, no entanto, bateu o pé e não permitiu a operação.
Eu estava em Roraima em 1999 quando isso aconteceu. Semanalmente, a Eletronorte negociava com a Petrobras a cota óleo para os estados do norte num pacote só. Era aquela agonia. Os estoque iam baixando e nos deixando com os nervos à flor da pele até cada liberação.
Ver os caminhões-pipa estacionados em torno das usinas sem ordem de descarga era assustador.
Cheguei a ver um governador ligando para o chefe da casa militar e dizer que ia mandar a PM invadir os depósitos da BR para liberar óleo diesel.
Agora a história se repete.
CRÓEU.....
Informações de Lauro Jardim