Read In Your Own Language

domingo, 6 de setembro de 2015

BR Distribuidora: Combustível, Só Se Pagar a Vista


A geração térmica é preponderante no Brasil, desde que as grandes hidrelétricas começaram a ter enormes problemas para o licenciamento ambiental e o gunverno largou mão de enfrentar as batalhas para isso.
Com a Petrobras sendo obrigada a se associar a meio mundo; principalmente aos fundos de pensão, cuja experiência nula no setor os levou a péssimos investimento; o retorno começou a dar chabu. As contas das geradoras aumentaram e a BR teve agravada sua situação péssima de caixa.
Resultado: a BR agora só vende combustível (gás, diesel e OC) se for igual cinema: paga antes...
No caso das geradoras estatais, casos do Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Amazonas; o buraco está da ordem de 4 bilhões de reais, e nem pensar em parcelar o passivo, porque neste caso o calote é certo.
E o que três subsidiárias da Eletrobras (EletroAcre, Boa Vista Energia e Amazonas Energia) fizeram? Entraram na Justiça pedindo para pagar a BR a prazo.
Ou seja, é o governo tentando pedalar contra o governo.
A articulação para sangrar a BR com mais calotes não se restringe a medidas judiciais. Inclui também ações diretas de cunho ordenativo. Na quarta-feira passada, Marco Antonio Almeida, secretário de Petróleo e Gás do Ministério das Minas e Energia, ligou para a BR mandando que a estatal vendesse combustível a prazo para uma usina térmica da Eletronorte.
O conselho de administração da BR, no entanto, bateu o pé e não permitiu a operação.
Eu estava em Roraima em 1999 quando isso aconteceu. Semanalmente, a Eletronorte negociava com a Petrobras a cota óleo para os estados do norte num pacote só. Era aquela agonia. Os estoque iam baixando e nos deixando com os nervos à flor da pele até cada liberação.
Ver os caminhões-pipa estacionados em torno das usinas sem ordem de descarga era assustador.
Cheguei a ver um governador ligando para o chefe da casa militar e dizer que ia mandar a PM invadir os depósitos da BR para liberar óleo diesel.
Agora a história se repete.
CRÓEU.....
Informações de Lauro Jardim

Nenhum comentário: