Read In Your Own Language

sábado, 21 de abril de 2012

Flanelinha de Avião, Uma Ocupação em Alta


Com informações do Globo
A imagem aí em cima é do pátio do combalido aeroporto Antônio Carlos Jobim - o famoso Galeão. Pequeno, atarracado, desconfortável e agora hiperlotado por dentro e no seu pátio, com capacidade de apenas 54 aviões.
Com a proximidade da Rio+20, tocou horror no colo da INFRAERO e do Itamarati. Para o evento, entre os dias 20 e 23/06, são esperados cerca de 120 chefes de estado ou de governo e 193 delegações estrangeiras; e eles devem chegar quase ao mesmo tempo. Ou seja, não tem onde estacionar tanto besourão de aço.
Daí o título do post. Se existissem flanelinhas na aviação brasileira, eles estariam em festa.
A INFRAERO está se batendo por planos de B a Z. Primeiro a empresa planeja usar os aeroportos Santos Dumont, as Bases Aéreas de Santa Cruz e do próprio Galeão e o aeródromo de Jacarepaguá como pátio de apoio, mas já se cogita deslocar aeronaves para Guarulhos, Confins, Brasília, Campinas e até Salvador.
As manobras estão sendo estudadas e serão coordenadas pela Aeronáutica, mas não tem jeito: quem vier com seu avião, vai ficar a pé momentaneamente. Terá de descer no colo de Tom e o avião vem buscar depois.
Além do incômodo terrível e de mais uma vergonha, tem problemas teríveis de segurança: para cada otoridade que chegar, haverão deslocamentos paralelos múltiplos, militares e batedores se deslocando prá lá e prá cá, além de dezenas de aviões de rosca avuando prá todo lado. E como a cidade não vai parar, mais elementos se agrupam nessa equação complexa .
Em condições normais de temperatura e pressão (na química chama-se CNTP), os terminais do Rio recebem diariamente uma média de 800 voos entre chegadas e partidas. Já na sexta-feira foram 814. O movimento diário normal do Tom Jobem é de 48 mil passageiros; no Santos Dumont, são 25 mil. Somem aí mais 50 mil credenciados e cinco mil jornalistas estrangeiros que chegarão à cidade para acompanhar o evento. Phodel...
Pensem bem: autoridades e delegações que vierem em aviões de carreira terão a opção de pousar em Guarulhos, de onde seguirão para o Rio pela ponte aérea, desembarcando no Santos Dumont. De lá, poderão embarcar em helicóptero até o Aeroporto de Jacarepaguá, ou voar diretamente para o Riocentro.
Se forem de carro, poderão usar um canal diferenciado montado em corredores exclusivos a partir dos aeroportos, em obras feitas a toque de caixa e sabe-se lá a que custo.
Como tudo no Brasil é feito nas coxas, a Base Aérea de Santa Cruz precisará passar por reformas de emergência.
Ontem houve uma reunião para contornar a falta de estacionamentos para os aviões, envolvendo a ministra-chefe da Casa Civil e barbie paraguaia, Gleisi Hoffmann, a sinistra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o secretário-geral da Presidência e carregador de mala, Gilberto Carvalho, o governador Sérgio Wally Cabral e o prefeito Dudu Eu Te Amo Mariza Paes, entre outros apavorados.
Fato é que mais uma vez damos prova de que a roubalheira é muitíssimo mais importante que qualquer coisa neçepaíz.
Em minha humildade, mesmo sendo um pouco afastado, ofereço o estacionamento aqui da taba. Tá meio cheio, mas eu faço um puxadinho rapidinho.


sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cordelando 59: CPI do Fim do Mundo II

Todo mundo já conhece,
A história a circular.
Que lá pro fim de dezembro,
O mundo vai se acabar.
Mas eu cá com meus botões,
Tenho certa impressão.
Que essa poha não vai longe,
No nosso congresso não.
Convocaram CPI,
Pro cascata investigar.
Mas eu tenho um desejo,
Da coisa toda espalhar.
Pegando monte de gente,
Aquele bem safadão.
Acostumado a roubar,
Dinheiro dessa nação.
Primeiro deu um trabalho,
Prá nomear comissão.
Ninguém queria fazer,
Parte da turma não.
Sabendo que todos lá,
Por mais santo que pareça.
Tem um telhado de vidro,
Bem acima da cabeça.
Escolhidos os julgadores,
Que a todos vão julgar.
Na cadeira principal,
Ninguém queria sentar.
Presidente cargo ingrato,
De grande repercussão.
Principalmente esse aí,
Que tem muita confusão.
Tentaram até um sorteio,
Já que ninguém se engraçou.
Mas as bolinhas na urna,
Acho que ninguém botou.
Até que surgiu um nome,
Que não tem medo de tiro,
O senhor Humberto Costa,
Que tem fama de vampiro.
Corre-corre desgraçado,
Bem no final do eixão.
Todo mundo apavorado,
Do roncar desse trovão.
Será que o Cachoeira,
Sua boca vai abrir?
Se desse jeito fizer,
Muito homem vai parir.
Tem Cabral cagando fino,
Agnelo tá também.
Pirillo então nem se fala,
No vaso não se contém.
Muita merda aparecendo,
Norte a sul desse país.
E merda quanto mais fede,
Mais faz arder o nariz.
En Passant eu vou falar,,
Daquele bom senador.
Que cortou o seu "istambo",
Pois de ser gordo cansou.
Amigo do meliante,
Do comedor de pequí.
Que mesmo negando tudo,
Não consegue resistir.
O outro da construtora,
Da letra grega no nome.
Quando foi interrogado,
Negou conhecer o Ömi.
O fato que náo se explica,
Náo adianta negar.
E que onde se mexer,
Muito chuncho vai voar.
Sem falar no benefício,
Da mudança de prisão.
Pois disseram que seu crime,
Não era hediondo não.
Pois prá mim isso parece,
Grande favorecimento,
Igualzinho ao seu Stepan,
Que ganhou apartamento.
Prá encerrar o cordel,
Mudando um pouquinho de assunto.
Não posso deixar passar,
O destaque nesse mundo.
Os 3 que foram marcados,
Na lista da economia.
Gloriosa, Eike e deeelma,
Prá mim tudo é latumia.
No tempo de meu avô,
Depois do dia de feira.
A melhor coisa do mundo,
Era ir na cachoeira.
Mas depois do caso todo,
Alvo de investigação.
De cachoeira tou longe,
Como diria o Cascão.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Por Que Não a Petrobras Também?


Primeiro foi o Edison Lobão Sarnei e agora o grisalho, porém não respeitável, Antônio Patriota Questionados sobre o impacto da estúpida expropriação da YPF-REPSOL pelo tamborim portenho, ambos disseram que estão "monitorando a situação" das empresas brasileiras na ARGHentina, em especial a Petrobras, mas que a decisão dos hermanos é soberana.
Qualquer ação que realiza um Estado naturalmente deve ser conduzida pelas leis internacionais. Isso sem falar no bom senso e no respeito às soberanias dos demais países.
Mas como tais virtudes não são comuns aos bolivarianos, basta ver o que o índio louco fez com as refinarias da´mesma Petrobrás e outras obras de empresas brasileiras na Bolívia. E que ficou por isso mesmo, pois os governantes brasileiros também acharam que era questão de soberania; tchau e benção.
Pois bem; em nada se poderá garantir que os próximos alvos sejam empresas de nosso país até porque as otoridades nacionais já "anteciparam seus votos". E duvido que haja um da corja vermelha ou alugado que se manifeste contra.
Ah...O povão argentino apoia. Nada melhor prá se fazer uma média.
A ver...
Atualizando em 20/04/12 às 14:30 - Leio na Folha de São Paulo que dona deelma disse que o Brasil não interfere em "assuntos internos" de outros países e que, portanto, não iria comentar a decisão da presidente argentina, Cristina Kirchner, de tomar o controle da petroleira YPF/Repsol.
"De maneira alguma nós interferiremos, emitiremos posições ou faremos juízos de valor. Não me manifesto sobre esse assunto".
Ela teve uma reunião com Lobão e o ministro do Planejamento da Argentina, Julio de Vido, que jurou de pés juntos que veio ao país pedir mais investimentos da Petrobras no vizinho. Hoje, a estatal brasileira detém 8% do mercado argentino - a intenção do governo argentino é que haja um aumento para 15%. Ou seja, ponham mais grana que é prá eu ter o que tomar.
Quando foi questionada se a Petrobras pode ajudar o país vizinho, deelma respondeu: "Eu não tenho conhecimento desse pedido de ajuda, mas o Brasil sempre foi um país que nunca se negou a ajudar quem quer que seja. Agora, depende de qual é o pedido."

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vaca Morta Causa Mal da Vaca Louca

Alguma coisa de concreto haveria de constar para o ataque de insanidade do tamborim portenho ao expropriar a YPF-REPSOL de forma tão violenta e inconsequente; repetindo o surto de nacionalismo bolivariano de Chavico, Evo e Rafael; e tantas vezes sonhado pela corja petralha.
Pois a coisa tem nome e sobrenome: Vaca Morta. Bem diferente da expressão brasileira que representa uma coisa barata e sem valor, na ARHGentina Vaca Morta é uma região no norte da Patagônia que possui enormes reservas energéticas (óleo e gás) e são a esperança argentina de serem protagonistas no mercado de energia das américas e quiça mundial. Uma espécie de pré-çau deles.
Em novembro do ano passado, a aviltada YPF anunciou o descobrimento de gás e de petróleo não convencional em terra, na província patagônica de Neuquén e isso fez crescer os olhos apertadinhos pelas plásticas de tia Cris e seu bando.
Os números são bem grades. O descobrimento espetacular equivaleria a cinco anos de produção da empresa no país e permitiria à Argentina começar a reverter o déficit energético que tem acumulado.
A viúva Kirchner destacou este fato em seu discurso ufanista que o país seria o terceiro maior produtor mundial desta energia "não convencional", apenas cinco meses após aquela descoberta.
Com a mesma arrogância que o 9 dedos adotou com o pré-çau, quando disse que seríamos a Arábia Saudita dos trópicos, os hermanos esquecem que a exploração de gás e de petróleo "não convencional" na Vaca Muerta necessitará de tecnologia avançada e investimentos milionários, que eles não detêm. E após a expropriação da Repsol-YPF, tende a ficar mais difícil atrair os investidores internacionais.
Especialistas acham que somente em seis anos ou sete anos poder´se saber se será possível chegar às grandes reservas energéticas desta bacia neuquina - que inclui Neuquén e Mendoza e outras províncias, de acordo com assessores do governo de Neuquén.
Eu e muitos duvidamos do fôlego do setor energético argentino. Por exemplo, a YPF "voltará" com seus técnicos ou "vazia", sem seus engenheiros especialistas e com conhecimento de causa? Podem receber uma vaca morta meeeesmo. Ou pior, uma vaca louca igual a nossa amiguinha aí de baixo.

E as Águas Continuam Rolando...

Babado fortíssimo que li no blog de meu amigo Beto remetendo ao blog Alerta Total que a nossa primeira dama eventual Marcela Temer, pode ser a próxima vítima dos rolos envolvendo o glorioso multi-fascínora Carlinhos Cachoeira. Comenta-se a boca miúda que Temer (o marido) teme que vazem na imprensa os imensos gastos mensais com pequenas compras feitas por sua discreta esposa. O que se diz é que os valores e bens adquiridos estariam acima da normalidade até para quem tem alto padrão consumista.
Outro buxixo que está na mesma publicação, é que Riba Sarney passou mal pois disseram que seu filho Fernando também estaria em bocas de Matilde nos rolos da empreiteira Delta.
Mais um que também anda de orelha e pé é nosso querido Wally Cabral, velho conhecido pelas dispensas de licitação para beneficiar a Delta. O governador chegou a balbuciar entre os dentes que nada tem a esconder de suas relações de amizade com o dono da Delta, Fernando Cavendish. Desde 2002, a empresa tem contratos de R$ 450 milhões com o Estado do RJ. Agora, o maior temor é que algum problema com a Delta afete as obras de conclusão do Estádio do Maracanã para a Copa de 2014.
Fora Dedé Torres e Agnelo Queirós, enrolados até o talo com chunchos já divulgados.
Além disso, a PF já tem informações de que pelo menos 15 senadores, direta ou indiretamente, fariam parte do esquema.
Senão vejamos.

terça-feira, 17 de abril de 2012

O Tamborim Portenho Expropria a Petroleira YPF

Nossa esticada hermanita Cristina Kirchner confiscou escandalosa e violentamente a empresa Yacimientos Petrolíferos Fiscales - YPF, privatizada na época do glorioso Carlos Menem.
Essa moda é bem comum aos ditadores em potencial discípulos do Chavico, basta ver o que o índio cocalero fez com as refinarias da Petrobras.
Ontem mesmo funcionários do governo argentino tomaram o controle da empresa controlada pela espanhola Repsol, e expulsaram dos escritórios os executivos espanhóis e mesmo os nativos da companhia.
A intervenção foi encabeçada pelo subsecretário de Coordenação do Ministério do Planejamento da Argentina, Roberto Baratta. O subsecretário também ordenou a troca da segurança do edifício, segundo fontes da petrolífera ouvidas pela agência Efe.
O funcionário argentino se apresentou na sede da companhia, no nobre bairro portenho de Puerto Madero, poucos minutos depois do anúncio em cadeia nacional pela governANTA local dando conta da intervenção imediata da YPF, e o envio ao parlamento de um projeto de lei para expropriar 51% da empresa, dos 57% do capital social da Repsol.
A presidente decretou que o ministro do Planejamento, Julio de Vido, assuma a intervenção da companhia, com o auxílio do ministro da Economia, Axel Kicillof e, de imediato, a negociação das ações da YPF Repsol foram suspensas na Bolsa de Buenos Aires pois o anúncio da expropriação pelo governo, também declarou a empresa de "utilidade pública e sujeita à expropriação".
Além da desapropiação de 51% da YPF, o projeto estabelece que o Estado passará a decidir sobre a "conversão de recursos em reservas e sua exploração"; sobre a "integração do capital público e privado, nacional e internacional, em alianças estratégicas"; sobre a "promoção da exploração e comercialização dos hidrocarbonetos de alto valor agregado e a exploração racional" dos recursos.
Será criado ainda um "Conselho Federal de hidrocarbonetos", do qual participarão os ministérios da Economia, Planejamento, Trabalho e Indústria, que promoverá "a atuação coordenada do Estado nacional e dos estados provinciais".
Do outro lado do Atlântico, a revolta foi imensa. A secretária-geral do Partido Popular María Dolores de Cospedal, afirmou que o governo espanhol tem que dar uma "resposta completa" à medida.
Como esse buxixo vem rolando há tempo, na sexta-feira 13, a Espanha havia advertido que tomaria "todas as medidas possíveis para defender os interesses do país" caso a nacionalização da YPF se concretizasse.
O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, também advertiu Buenos Aires que "qualquer agressão" que viole o princípio de segurança jurídica da Repsol será considerada por parte do governo espanhol como uma agressão à Espanha.
O ministro declarou que a ação surpreendeu o governo espanhol. Para Margallo, o país sul-americano quebrou um acordo verbal para a resolução de conflitos "pela via do diálogo". Ele informa que já entrou em contato com a União Europeia para que o bloco comente a questão "com urgência".
O titular da Indústria, José Manuel Soria, declarou que a expropriação não é condizente com um acordo verbal que ocorreu entre os dois governos em fevereiro, com a presença dos ministros do Planejamento e de Economia argentinos, Julio de Vido e Hernán Lorenzino. Ele também afirmou que pediu uma reunião sobre a situação da YPF, mas não teve resposta do governo argentino. Detalhe: ele ficou em Buenos Ayres uma semana e Cristina não se dignou a atendê-lo. Ele disse que as medidas em resposta "serão conhecidas nos próximos dias".
O mercado de óleo mundial reagiu muito mal à notícia. Especialistas acham que intervenção na YPF vai afugentar investimentos em plagas portenhas.

Em meio a uma pré-guerra com o Reino Unido, tia Cris agora arranjou confusão com a Espanha.
E o que será dos empregados da YPF? Tenho pena das frentistas.


Atualizando às 11:00
  1. O presidente da Repsol, Antonio Brufau, acusou o governo da Argentina de ter realizado uma campanha de "fustigação, coações e vazamentos interesseiros e planificados" para provocar a queda do preço da YPF e facilitar assim sua desapropriação a preço de saldo. Disse ainda que o ato é absolutamente ilegítimo e injustificável.
    O presidente anunciou que recorrerá à Justiça internacional e exigirá uma compensação "justa" pelas ações de expropriação, pelo menos da mesma quantia que corresponderia aos acionistas de acordo com a lei e que a companhia calcula em US$ 46,55 por ação, o que avaliaria a YPF em US$ 18,3 bilhões.
    Brufau chamou de assalto a forma como a sede da YPF foi invadida por funcionários argentinos, que "tiraram nosso pessoal e tomaram o controle da companhia antes mesmo de a presidente acabar de explicar o decreto de desapropriação". "Estes atos não ficarão impunes", advertiu Brufau.
  2. Ressabriado com os eventos do índio louco Evo Morales, que no passado tomou as refinarias da Petrobrás na Bolívia, e com o assaque de tia Cristina à YPF/RESOL, o sinistro de Minas e Energia Edison Lobão afirmou que não tem nenhum temor em relação à atuação da Petrobras na Argentina, onde possui 79 postos de combustível e explora petróleo. "Nós prosseguimos dentro da normalidade".
    O expert em petróleo Lobão disse ainda que a decisão da governANTA argentina é uma questão de soberania nacional.
    Antevendo que vai sobrar prá também, o afilhado do Riba também falou que não tem nenhum temor quanto a problemas com a Petrobras, mas se esta for uma política especial da Argentina também não temos nada a reclamar.
    Cachorro modido de cobra tem medo de linguiça, e sexta-feira o ministro do Planejamento argentino, Julio Miguel de Vido, virá ao Brasil para um encontro com Lobão e a presidente da Petrobras, Graça Foster. Portanto, é bom os dirigentes e funcionários da Petrobrás na Argentina arrumarem as gavetas.


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Crowdfunding - Bem Usado é Uma Boa Idéia

Com informações da Folha de São Paulo
Tá vendo essa tetéia aí em cima? Chama-se Pietra Príncipe e é apresentadora do programa "Papo Calcinha" do canal Multishow.
Papo Calcinha é um reality show pornográfico gravado com 4 cidadãs de extraordinária cultura mas gostozézimas. Enquanto estão trancafiadas de castigo, rola de tudo nas conversas: guerra de travesseiros, luta na lama, os últimos lançamentos de vibradores, as melhores comidas que passaram, os caras mais pintudos, o melhor boquete que fizeram, como fazer sexo anal sem doer, entre outras coisas do gênero. Entre uma cena e outra, lógico que rola uns amassos.
 Pois a Pietra abriu um site que busca arrecadar R$ 300.000,00 para financiar uma sessão de fotos dela nua, ao bom estilo Playboy.
E de onde veio essa idéia? Um grupo de amigos publicitários Daniel Mattos, 25, Rodrigo Nery, 23, e Ricardo Dulios, 26, se fez uma pergunta numa mesa de bar: Quem você gostaria de ver pelada? A resposta foi, minha vizinha. Ampliaram a pesquisa e quase nenhuma resposta era uma BBB, uma atriz ou uma panicat. Eram sempre pessoas que os entrevistados conheciam: a vizinha, a colega de escola ou trabalho ou a professora. Enfim, eram pessoas que faziam parte dos ciclos sociais.
Para solucionar esse "problema", o trio resolveu fundar o Nakeit, primeiro site de "crowdfunding" disposto a arrecadar dinheiro para qualquer um tirar a roupa.
"Crowdfunding" é o financiamento coletivo, uma moda recente da internet que atrai vários projetos culturais, como produção de curtas-metragens, gravação de CDs, montagem de peças etc. Os donos das ideias a apresentam e pedem contribuições para concretizá-la.
O primeiro desafio do site Nakeit foi convidar Pietra para promover o site e fazer a estreia. Isso se ela conseguir arrecadar os R$ 300 mil.
Para Mattos, ela não foge da filosofia da "vizinha". "Apesar de ela ser loira e gostosona, ela tem um toque de pessoa comum que a gente acha muito legal. Ela é super nerd, gosta de videogame. E ela sabe conversar com as pessoas pelo Twitter, ela já tem essa cultura digital."
Até agora, Pietra já arrecadou pouco mais de R$ 75 mil e tem apenas 18 dias para conseguir o resto. Se a meta não for alcançada, não tem problema. Todas as pessoas que contribuíram ganham o dinheiro de volta e a Pietra não faz o ensaio.
É praxe nos sites de "crowdfunding" uma recompensa para aqueles que contribuírem.
No caso de Pietra, quem só der R$ 10 tem direito às fotos do ensaio. Aqueles que pagarem R$ 300, ganham uma calcinha da apresentadora emoldurada. O valor máximo, R$ 8.000, dá direito à entrega das fotos pela própria moça.
Se os seus olhinhos brilharam com a ideia mas você não é uma gostosona (ou gostosão), não tem problema. O site vai fazer com que as pessoas escolham o que elas querem e se é homem, beleza. O objetivo é democratizar.
Segue um filminho com o convite da Pietra.

domingo, 15 de abril de 2012

Me Empresta Um Alicóptro?

Ano passado um acidente causou muita comoção no Rio de Janeiro. O avião de rosca do Fernando Cavendish,  mais um daqueles casos de altíssima competência empresarial (já comento sobre isso), caiu e morreram 7 pessoas, entre as quais a namorada do filhote de Wally.
Essa tragédia desviou em muito as atenções sobre um fato inusitado: Wally fez seus deslocamentos a bordo do jatinho do glorioso Eike Batista, junto com Cavendish, com quem o estado do Rio mantinha negócios da ordem de R$ 1 bilhão, muitos dos quais através de dispensa de licitação.
Lare-lare à parte, foi aberto um processo prá avaliar a intimidade de Wally com Fernando e a influência dos contratos. Como todas as edições de pizza brasileiras, este processo foi arquivado pelo procurador-geral de Justiça do Rio, Cláudio Lopes, que chegou à conclusão que a conduta do governador é questionável no campo da ética, mas não resultou em improbidade administrativa. Claudinho concluiu que não foram encontradas provas de favorecimento às empresas. Ah, tá...
Como diria o caçador da estória do chapeuzinho vermelho, "nem tudo está perdido enquanto resta uma esperança". O processo ainda será avaliado pelo Conselho Superior do Ministério Público, que decidirá sobre o arquivamento por completo. Alguém aposta 1 vintém nisso?
A estreita relação pessoal do governador com os dois empresários só foi revelada após o acidente, que poderia ter acertado Wally, já que ficou prá embarcar no voo seguinte.
A Delta tem contratos de R$ 1 bilhão com o Estado e, entre outras obras públicas, está reformando o Maracanã, em consórcio com Andrade Gutierrez e Odebrecht. Já Eike conduz no Rio dois projetos de grande porte, o Porto do Açu, em São João da Barra, e o Porto do Sudeste, em Itaguaí.
Esses fenômenos do empreendedorismo são bem conhecidos. BNDES's à parte, ambos levaram seus impérios a pontos top com mãozinhas a lhes ajudar.
Com o surgimento do caso Cachoeira, a Delta voltou com destaque aos noticiários. Bilhões (impressionante como essa faixa numérica é moda neste país) caem anualmente em seus cofres. Aqui mesmo na taba a Delta mantém quase 2 bilhões em contratos com o governo do estado.
Existe um fato que se deve destacar, e talvez explique o crescente sucesso empresarial da Delta. Em 2009, curiosamente o marco da arrancada da empresa, a mega-empreiteira contratou uma consultora chamada JD Assessoria para analisar seus negócios e traçar um plano de crescimento. Vou repetir: JD Assessoria. E quem é o principal profissional da JD? Ele mesmo; o ex-primeiro ministro e ex-futuro presidente da república mas ainda marcante eminência parda José Dirceu.
Bom, essa coisa toda não vai dar em nada mais uma vez. No máximo será culpado o contador de alguém, pegar uns dias de cadeia e depois some do noticiário. A grana sumida jamais surgirá.
Por isso peço um alicóptro emprestado. Põe todo mundo dentro e joga no mar. Por controle remoto, prá não prejudicar nenhum piloto.