Read In Your Own Language

domingo, 15 de abril de 2012

Me Empresta Um Alicóptro?

Ano passado um acidente causou muita comoção no Rio de Janeiro. O avião de rosca do Fernando Cavendish,  mais um daqueles casos de altíssima competência empresarial (já comento sobre isso), caiu e morreram 7 pessoas, entre as quais a namorada do filhote de Wally.
Essa tragédia desviou em muito as atenções sobre um fato inusitado: Wally fez seus deslocamentos a bordo do jatinho do glorioso Eike Batista, junto com Cavendish, com quem o estado do Rio mantinha negócios da ordem de R$ 1 bilhão, muitos dos quais através de dispensa de licitação.
Lare-lare à parte, foi aberto um processo prá avaliar a intimidade de Wally com Fernando e a influência dos contratos. Como todas as edições de pizza brasileiras, este processo foi arquivado pelo procurador-geral de Justiça do Rio, Cláudio Lopes, que chegou à conclusão que a conduta do governador é questionável no campo da ética, mas não resultou em improbidade administrativa. Claudinho concluiu que não foram encontradas provas de favorecimento às empresas. Ah, tá...
Como diria o caçador da estória do chapeuzinho vermelho, "nem tudo está perdido enquanto resta uma esperança". O processo ainda será avaliado pelo Conselho Superior do Ministério Público, que decidirá sobre o arquivamento por completo. Alguém aposta 1 vintém nisso?
A estreita relação pessoal do governador com os dois empresários só foi revelada após o acidente, que poderia ter acertado Wally, já que ficou prá embarcar no voo seguinte.
A Delta tem contratos de R$ 1 bilhão com o Estado e, entre outras obras públicas, está reformando o Maracanã, em consórcio com Andrade Gutierrez e Odebrecht. Já Eike conduz no Rio dois projetos de grande porte, o Porto do Açu, em São João da Barra, e o Porto do Sudeste, em Itaguaí.
Esses fenômenos do empreendedorismo são bem conhecidos. BNDES's à parte, ambos levaram seus impérios a pontos top com mãozinhas a lhes ajudar.
Com o surgimento do caso Cachoeira, a Delta voltou com destaque aos noticiários. Bilhões (impressionante como essa faixa numérica é moda neste país) caem anualmente em seus cofres. Aqui mesmo na taba a Delta mantém quase 2 bilhões em contratos com o governo do estado.
Existe um fato que se deve destacar, e talvez explique o crescente sucesso empresarial da Delta. Em 2009, curiosamente o marco da arrancada da empresa, a mega-empreiteira contratou uma consultora chamada JD Assessoria para analisar seus negócios e traçar um plano de crescimento. Vou repetir: JD Assessoria. E quem é o principal profissional da JD? Ele mesmo; o ex-primeiro ministro e ex-futuro presidente da república mas ainda marcante eminência parda José Dirceu.
Bom, essa coisa toda não vai dar em nada mais uma vez. No máximo será culpado o contador de alguém, pegar uns dias de cadeia e depois some do noticiário. A grana sumida jamais surgirá.
Por isso peço um alicóptro emprestado. Põe todo mundo dentro e joga no mar. Por controle remoto, prá não prejudicar nenhum piloto.

Nenhum comentário: