Read In Your Own Language

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vaca Morta Causa Mal da Vaca Louca

Alguma coisa de concreto haveria de constar para o ataque de insanidade do tamborim portenho ao expropriar a YPF-REPSOL de forma tão violenta e inconsequente; repetindo o surto de nacionalismo bolivariano de Chavico, Evo e Rafael; e tantas vezes sonhado pela corja petralha.
Pois a coisa tem nome e sobrenome: Vaca Morta. Bem diferente da expressão brasileira que representa uma coisa barata e sem valor, na ARHGentina Vaca Morta é uma região no norte da Patagônia que possui enormes reservas energéticas (óleo e gás) e são a esperança argentina de serem protagonistas no mercado de energia das américas e quiça mundial. Uma espécie de pré-çau deles.
Em novembro do ano passado, a aviltada YPF anunciou o descobrimento de gás e de petróleo não convencional em terra, na província patagônica de Neuquén e isso fez crescer os olhos apertadinhos pelas plásticas de tia Cris e seu bando.
Os números são bem grades. O descobrimento espetacular equivaleria a cinco anos de produção da empresa no país e permitiria à Argentina começar a reverter o déficit energético que tem acumulado.
A viúva Kirchner destacou este fato em seu discurso ufanista que o país seria o terceiro maior produtor mundial desta energia "não convencional", apenas cinco meses após aquela descoberta.
Com a mesma arrogância que o 9 dedos adotou com o pré-çau, quando disse que seríamos a Arábia Saudita dos trópicos, os hermanos esquecem que a exploração de gás e de petróleo "não convencional" na Vaca Muerta necessitará de tecnologia avançada e investimentos milionários, que eles não detêm. E após a expropriação da Repsol-YPF, tende a ficar mais difícil atrair os investidores internacionais.
Especialistas acham que somente em seis anos ou sete anos poder´se saber se será possível chegar às grandes reservas energéticas desta bacia neuquina - que inclui Neuquén e Mendoza e outras províncias, de acordo com assessores do governo de Neuquén.
Eu e muitos duvidamos do fôlego do setor energético argentino. Por exemplo, a YPF "voltará" com seus técnicos ou "vazia", sem seus engenheiros especialistas e com conhecimento de causa? Podem receber uma vaca morta meeeesmo. Ou pior, uma vaca louca igual a nossa amiguinha aí de baixo.

Nenhum comentário: