Read In Your Own Language

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Armagedon na Vida Real

 
E a ficção vira realidade. Quem não se lembra de Armagedon, Meteoro, Impacto Profundo e outros filmes-catástrofe que pululam nas telas hollywwodianas desde os primórdios do cinema?
Na madrugada desta sexta feira, um meteoro de cerca de 4 metros e umas 10 toneladas (dados estimados pelos astrônomos internacionais), caiu no leste europeu, próximo aos Montes Urais e deixou cerca de mil pessoas feridas. Destas 1000, onze estão em estado grave e foram levadas a centros médicos mais avançados, segundo as principais agências internacionais.
A rocha entrou na atmosfera e logo começou a se desfazer pelo atrito com o ar, mas boa parte atingiu um lago na cidade de Chebarkul e  causou pânico entre moradores. A terrível onda de choque decorrente da queda, destruiu janelas e abalou prédios.
Tá certo que a maior parte dos feridos teve arranhões leves mas o susto deve ter sido enorme. O eestoque de fraldas geriátricas deve ter sido esgotado. Não foram relatadas mortes em consequência do meteoro
Em decorrência do acidente, houve om encontro do presidente e do primeiro-ministro para discutir o sistema de alerta da Rússia contra meteoros, que ambos qualificaram de “não totalmente eficaz”, requerendo que o acontecido extrapole o ponto de vista astronômico e seja mais dirigido à melhor ação no aviso para a população.
Tem lá o fato de que aproveitaram para dizer que o governo russo teria interceptado a rocha, que se desintegrou e caiu em três cidades, mas nada foi confirmado oficialmente até o momento.
O que se vê nas imagens abaixo é uma bola de fogo no céu, seguida de um flash e luz e o barulho de uma grande explosão. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.
A região de Chelyabinsk, a cerca de 1.500 quilômetros de Moscou, abriga diversas fábricas, uma usina nuclear e o centro Mayak de armazenamento e tratamento de lixo atômico. A cidade de Chebarkul, alvo da rocha, tem 46 mil habitantes.
Embora incidentes do tipo sejam raros, hoje ainda o asteroide 2012 DA14, uma rocha com cerca de 50 metros de diâmetro, vai passar a apenas 22 mil quilômetros da superfície da Terra, a menor distância já registrada para coisas do gênero. Segundo a Nasa, não há nenhum risco de colisão do asteroide com o planeta pois, em função da velocidade de giro da Terra em órbita do Sol (com uma velocidade média de cerca de 100 mil km/h), vai dar tempo de sair do caminho e o 2012 DA14 vai “errar” o planeta por menos de 15 minutos.
É prá ficar assustado mesmo.
 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

200 Bilhões Até Hoje

Get Adobe Flash player
 
O número que dá título ao post tem muito zero. Medindo qualquer coisa representa uma grandeza assustadora. Imagine se tratando de imposto?
Pois então, hoje à tarde, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo irá bater na casa dos R$ 200 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais já pagos pelos brasileiros desde 01/01/2013. E lembre-se que de lá prá cá houveram 16 dias não úteis e portanto, sem produção.
Com apaninguados demais gastando desbravadamente, fica #DiFuDê para os mortais contribuintes sustentar a josta toda. Enquanto os políticos curtem seus 15 ou mais salários, verbas indenizatórias, planos de saúde e cartões corporativos, as burras de carga dos cidadãos têm que se lascar.
Isso sem falar na acelerada e mascarada inflação, que já bate nas nossas portas cada vez com mais força. 
Os incompetentes do (des)governo não conseguem fazer a economia retomar seu rítmo normal e não permitem que tenhamos oportunidades de melhoria nos nossos salários de forma adequada. E haja bolsa...
A cada início de ano se ouve a latumia de que se vai implantar o controle de  gastos e poha nenhuma acontece. Cada vez mais é transformado em gasto sigiloso, inatingível à população.
Agora a briga é com o dólar, que insiste em flutuar prá baixo, mesmo com toda ginástica  dispêndios do BC para controlar a sua queda.
A situação econômica brasileira caminha sobre o fio de uma navalha daquelas bem afiadinha... Deve merecer muito cuidado, coisa que o governo finge não ser necessário.
A diminuição da carga tributária, sempre prometida, JAMAIS se materializa, posto que a gastança governamental é insaciável e NUNCA é feita de forma adequada, muitas vezes sendo roubada ostensiva e descaradamente.
Enquanto isso, tome imposto...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

E De Novo a Validação de Diploma de Médicos


E continua a falsa e demagógica marcha da corja para a regularização do serviço público de medicina no Brasil.
Ao invés de fazer o correto, investir na estruturação das faculdades atuais e na implantação VERDADEIRA de novas escolas (que não sejam apenas paredes feitas nas coxas), o (des)governo tenta por fim da força fazer a regulamentação de diplomas obtidos no exterior por brasileiros (ou não brasileiros), especialmente os registrados originalmente em Cuba e na Bolívia...
Recebendo justamente a forte oposição do CFM e dos CRMs, o MEC e MS vêm tentando de todas as formas "aliviar" nas provas de avaliação e revalidação atualmente realizados.
A mais nova invenção é alterar a metodologia do REVALIDA, o nome do exame exigido de profissionais interessados em trabalhar no País, cujas provas deixariam de ser elaboradas por professores e/ou profissionais aqui formados, passando a ter seu padrão de dificuldade das questões definido por alunos no fim do curso.
As sumidades que defendem a aberração dizem que a medida tornaria o exame mais justo. Na cabeça deles, “não faz sentido aplicar uma prova mais difícil para médicos que se formam no exterior. O padrão tem de ser o mesmo”.
Quando a tarefa é desempenhada por professores e profissionais em atividade, dizem defensores da tese, o grau de dificuldade do exame naturalmente é mais elevado.
A mudança nas regras do REVALIDA vem sendo tentada desde 2012 e eles entendem que é a única saída de curto prazo para aumentar a oferta de profissionais no mercado, como prometeu a governANTA.
Outra idéia brilhante é uma espécie de estágio para graduados no exterior, constantes numa lista prévia de faculdades, que receberiam uma autorização provisória para trabalhar na rede pública por certo período. Terminado o prazo, o profissional poderia continuar trabalhando no País, sem necessidade da realização das provas do REVALIDA.
Veja bem, vou repetir: NA REDE PÚBLICA; onde ninguém da corja passa nem na calçada. Ou seja, se der merda, será com os filhos dos outros.
Os maiores interessados são os prefeitos de cidades do interior. Afirmam que, diante da falta de médicos, têm de se submeter a “leilões” para poder contratar profissionais.
Até a Associação Brasileira de Municípios (ABM) entregou carta endereçada a Dilma exigindo a adoção de medidas para resolver a falta de médicos no mercado. Entre as propostas estava justamente o incentivo para “importação” de médicos formados no exterior.
Na minha opinião e também das entidades médicas, o maior problema do País não é a baixa quantidade de médicos, mas a distribuição irregular dos profissionais. Ninguém quer ir para o interior ou para pequenas cidades. Não há uma política pública eficiente para a fixação dos médicos, muito menos para a criação de uma carreira de Estado, como a de juiz: com progressão de carreira, incentivos, benefícios adicionais, etc.
Continuo batendo o pé: melhor que se tenha poucos, mas bem formados, profissionais, que uma invasão de médicos incompetentes e sem conhecimento técnico. Nenhum país sério faz isso. Só quem vai sofrer é a população mais carente.
Médicos despreparados atendendo em UPAs, PSs e emergências pessimamente aparelhadas. O problema de saúde pública não seria resolvido e mais mortes virão por erros de atendimento. No máximo será uma solução no papel.