Read In Your Own Language

sábado, 14 de maio de 2011

Cuidando Bem dos Possuídos - Com Uma Mãozinha Da Câmara Federal

Tinha deixado preparado post com esse tema para sair ante-ontem, mas o glorioso blogger e seu caos não permitiu e ainda detonou meu rascunho. Bem que tentei recuperar todas as informações e pesquisas que fiz, mas algumas foram de sub-links que não achei mais. Embora não esteja on time, ainda não é de todo ultrapassado pela asneira que relata. De qualquer forma, está abaixo nossa interpretação para o fato. Digam lá: é ou não muita falta do que fazer?==================================
Nem acreditei quando li nos jornais do país que, num notável trabalho de nossos parlamentares, a quem reputo a certeza de que é muita falta do que fazer, aprovaram um projeto de lei que obriga as roupas íntimas (cuecas, calcinhas, soutiens e afins) a portarem etiquetas com alertas sobre cancer. É um verdadeiro absurdo que se preocupem com uma bobagem dessas, com certeza lobby de alguém, e deixem de deliberar sobre as PEC's 300 e 122, por exemplo.


Em pouco tempo (só falta a sanção de dona deelma), as tais peças terão de ser vendidas no Brasil com etiquetas que alertarão contra os cânceres de mama, colo de útero e próstata. Parece brincadeira né? Mas não.

O projeto de lei que é oriundo do senado e foi aprovado de forma conclusiva pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados e portanto, que não requer discussão e votação em plenário (a menos que 52 almas pensantes façam requerimento para tal em 5 sessões seguintes), determina que as cuecas de tamanho adulto terão de trazer uma etiqueta com advertência sobre a importância do exame de câncer de próstata para os homens com mais de 40 anos. Da mesma forma, também será obrigatória a fixação de mensagem em calcinhas no tamanho adulto sobre a importância do uso de preservativos como forma de prevenção do câncer de colo de útero e da realização periódica, por todas as mulheres com vida sexual ativa, de exames de detecção precoce dessa doença. No caso dos sutiãs, a etiqueta deverá alertar sobre a importância do autoexame dos seios para deteção precoce de câncer de mama, além de trazer informações sobre como fazer o exame. A regra se aplica a todas as peças produzidas ou vendidas no Brasil, mesmo aquelas importadas.
Como uma "lei moralizadora" que é, estão previstas severas punições para quem não a cumprir como apreensão do produto, suspensão da venda ou da fabricação, cancelamento de autorização de funcionamento da empresa e proibição de propaganda. A regulamentação será feita pelo ministério da saúde que também se encarregará de fazer a fiscalização. Tudo isso em 180 dias.

O sinistério que não dá conta nem de mosquito da dengue e vacina prá gripe, agora vai tomar conta de calcinhas, soutiens e cuecas. Depois reclamam que se faz piada com tudo.

Para não perder o registro histórico, saibam que o notável projeto tramita no Congresso desde março de 1999 e foi apresentado pelo ex-deputado Barbosa Neto (PMDB-GO). Ao justificar a proposta, naquela época, o ex-deputado argumentou que “a informação nas mãos do consumidor tende a alertar de modo contínuo”.

Mas ele não nasceu deformado assim. No começo era uma brilhante idéia, por incrível que pareça. Previa que, para efeitos educativos, as EMBALAGENS de roupas íntimas levassem avisos orientativos para que seus usuários procurassem os serviços médicos para conhecer sobre e prevenir doenças sexualmente transmissíveis E cânceres de mama, colo de útero e próstata. Até os fabricantes gostaram da idéia e houve imensa receptividade ao projeto. Ao longo do tempo, sofreu todo tipo de atentados e virou esse monstro que aí está.
Num país em que nego não lê nem bula de remédio prá ver o que está tomando e sua posologia, e é costume se arrancar etiquetas de roupas íntimas que fiquem incomodando; suas ex-inçelenças fazerem uma lei dessas só pode ser coisa de quem não tem o que fazer. É melhor que se façam sessões de homenagem a alguém. Pelo menos não geram custo inútil e trabalho inócuo ao MS que vai ter que desviar equipes prá isso ao invés de cuidar do que interessa. Ou pior, contratar mais cumpanhêrus.

Para grandes fabricantes isso já seria um transtorno. Imaginem para os micro e pequenos produtores de Nova Friburgo, cujas instalações foram devastadas pelas enxurradas do começo do ano.

Pensem no tamanho dessas tais etiquetas para que sejam legíveis; ou tentem supor o tamanho das letras para caber na etiqueta. Em um ou outro caso só tem um caminho: LIXO.

Para "homenagear" o evento, resgato uma memorável propaganda da zorba, que lembra sobre o aconchego que merece o amigão (ou amigona).





Dia de Pescaria

Esse fim de semana vou pescar. Tomei algumas precauções né? Vai que não tá dando peixe ainda...

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pior Que Preconceito, É Manobrar As Massas

Esse post foi um pouco prejudicado pela queda do blogger. Estava previsto para ontem, mas dei uma atualizada e ele vale até dezembro de 2438 (Acho que é prazo suficiente. Se não for faço aditivo)

Tá escrito aí do lado que o cacique é nortista-nordestino. Vamos à lógica disso: nasci em Manaus, morei a infância e adolescência em Recife. Depois de formado, por um acaso da vida, fui contratado em Manaus. Pronto. Chega de biografia.

Em viagens comerciais e em turismo, conheci o Brasil de ponta a ponta. Das 21 capitais só não conheço 5 e conheço muito dos interiores dos estados. Na vida profissional, tratei com gente de todas as raças e cores, de diversos credos, preferências e nacionalidades; e nada, absolutamente nada, fez com que mudasse meus princípios por quaisquer motivos ligados a particularidades de quem quer que fosse. Sempre covivi e coexisti com eles, elas e ambos. Respeito a todos como são, embora me reserve o direito de não gostar de hábitos e métodos de alguns.

Portanto, não me considero homofóbico, nem heterofóbico nem maisoumenosfóbico. Fim da conversa.

Quarta Feira pelearam Ceará X Flamengo no jogo da volta das quartas de final da Copa do Brasil. Jogo nervoso, complicado para ambas as partes em que venceu o Ceará.

Mal acaba o jogo saem comentários de extremo mau gosto de umas jumentas, que se intitularam torcedores do Flamengo, pelo twitter contendo comentários de menosprezo e xingamento aos nordestinos, aí já sem levar em conta o adversário do jogo, mas todos os oriundos daquela maravilhosa região.

Pelo menos dois foram citados pelos maiores jornais do Brasil.

Uma tal de Amanda Régis (@_AmandaRégis), escreveu: "Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça"(sic). Essa gloriosa lourinha dos olhos claros (eita, quem foi que disse isso mesmo?) também escreveu que " Esse povinho falando do meu time, são tudo uns mal amados, invejosos!!!"(sic).

Outros comentários de cunho preconceituoso partiram do torcedor que se identifica como Lucian Farah (@lucianfarah77). Em três publicações ele diz: "Acho que eh soo .. bando de viado que roobaram esse jogo .. nordestinos burros!"(sic); "Ei, nordestinos, eu quero eh que vcs se fodam, fmz? seus nordestinos filhos da puta"(sic); além de "Só vim no twitter falar o qnto os NORDESTINOS é a DESGRAÇA do brasil.. pqp ! bando de gnt retardada qe acham que sabe de alguma coisa"(sic). Ambos correram a retirar os posts mas era tarde. Já estavam copiado e registrados. Claro que com a velocidade da luz, como as coisas acontecem na grande rede, o troco foi imediato e avassalador. Quem bate esquece; quem apanha, nunca. Uma enxurrada de comentários, oriundas de todas as regiões, levou as hashtags #Amanda Regis, #orgulhodesernordestino e # Nordestinos ao Trending Top.
Havia posts de ofensa aos torcedores do Flamengo e aos "sulistas"em geral; e outros mostraram orgulho por serem oriundos da região. Por outro lado, também houveram posts "ascendentes" do sul para o norte, cumprimentando e apoiando a vitória e a classificação do time cearense.
Depois da eleição e confirmada a vitória de dona deelma, fruto de uma maciça votação justamente no Norte e Nordeste, já havia acontecido fato semelhante. Houve até o caso de uma estudante (Mayara Petruso) que sugeriu no Twitter que para fazerem "um favor a SP", um nordestino deveria morrer afogado. Essa atitude também levou a forte "troca de carinho" entre os brasileiros do norte e do sul, passando um risco na Bahia, como um Tratado de Tordesilhas Horizontal.
Mas, diferenças e divergências regionais à parte, peço que rememorem: quem começou, incentivou e instigou essse tipo de coisas de sectarismo? Ganha uma mariola quem respondeu o EX.
Foi ele que levou em seus discursos exasperados e ilegais na campanha antecipada país afora, gastando nossa grana com viagens casadas com os comícios da futura governanta, à intensa troca de xingamentos entre vários brasileiros que tinham suas diferenças, por certo, mas em uma escala limitada às brincadeiras e gozações, nada "bullyingnísticas", como acontece há séculos. O Ex deitava falação de branco x pretos, zoio azul da av. paulista x pés no chão, nordesta x sul, e por aí vai. Sempre pregando a segregação de parte a parte.
Consequentemente, ponho mais essa encrenca nacional na conta do nove dedos; além da volta da inflação, da corrupção desenfreada, das benesses e cortezias feitas mundo afora com o erário na incansavel e insana busca de ser o Secretário Geral da ONU ou prêmio Nobel, e mil e outras mer*** que deixou prá trás. Ao invés de grande pacificador universal, como queria parecer, o que esse ignóbil fez foi acirrar ânimos que nunca foram tão exaltados. Vade Retro nefasto.


Aos queridos leitores faço uma lembrança, um alerta e um pedido.

Lembro que quem originalmente pregava a divisão das fileiras inimigas era Nicolau Maquiavel (em italiano Niccolò Machiavelli) que se baseava na teoria de que era preciso "dividir para governar". Exatamente o que aplica o PT e sua camarilha alugada. Basta ver as falas de qualquer um deles. Tiram os seus da reta e jogam uns contra os outros.

Alerto a todos nortistas, nordestinos, "sudestinos", sulistas e "centro-oestinos" que temos SIM muitas diferenças, mas em enorme maioria de parte todos nos damos bem. Quem nunca ficou sacaneando, no bom sentido, amigos de outras regiões pelos sotaques, pelas famas peculiares de estados e cidades, por características de afinidade com o batente ou a preferência por praia, por falarem devagar e parecerem preguiçosos, por gostarem de frutinhas amarelas como semáforos, por terem fama de comprar bonde, ou coisas assim? Mas na hora do aperreio, como dizem os nordestinos, é corrente de solidariedade prá todo lado. Indo e vindo; subindo e descendo o Brasil, prá ajudar BRASILEIROS. Ninguém se lembra de mais nada e somos muuuuuito mais ágeis que noços líderes governantes.

Peço que paremos de usar tags como #orgulhodeserXXXXX. Tenhamos orgulho sim de nossas terras mas, antes de tudo tenhamos #orgulhodeserbrasileiros. Paremos com essa divisão que querem por nos nossos colos para nos separar e continuar "governando"(?????) e roubando nossos impostos. Vamos trabalhar juntos para que NINGUÉM, NENHUM GOVERNANTE, NENHUM PARTIDO tente ser maior que o Brasil. Estejamos atentos para que não nos manobrem e nos dispersem.

TODOS PELO BRASIL

Edição Extraordinária I

O vídeo é auto-explicativo. Réu confesso. O cacique assina em baixo e já mandou os e-mails dele para os deputados do Amazonas. Faça você também. Não é possível que essa corja vá negar uma confissão no plenário da Câmara dos Deputados da República Federativa do Brasil com transmissão para o mundo.


Boa Seu Blogger...

Boa Seu blogger. Ficou fora doar esse tempo todo, não me deixou atualizar os assuntos de ontem e ainda por cima apagou os posts programados prá hoje. Brigadão tá?

Meus queridos leitores, voltamos amanhã; ou a qualquer momento em edição extraordinária.

Deixo-vos a Benção de Nossa Senhora de Fátima

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Os senadores Vendidos Aprovaram Triplicar o Custo da Energia de Itaipu Paga Ao Paraguai

Em mais uma passada de rolo compressor comandado pelos líderes (des)governo, acoitado pelo subservientes e genuflexos meia-boca e em meio a protestos da oposição (hein???), o Senado aprovou nesta quarta-feira o acordo entre Brasil e Paraguai que triplica o valor pago pelo governo brasileiro pela energia da hidrelétrica da usina de Itaipu não utilizada no país vizinho, "revisando" um acordo internacional da época em que os animais falavam, mas que o EX, em suas benesses ditatoriais se comprometeu a alterar prá puxar o saco do bispo papa-tudo.
Por uma dessa enoooormes coincidências, a aprovação ocorre às vésperas da visita de dona deelma ao Paraguai, marcada para domingo. Entonces, a pressão do Palácio do Planalto permitiu que ela leve a "boa notícia" ao presidente paraguaio, Fernando Lugo, el taradon de Ipacaray, fazendo aquela média diplomática e iniciando sua carreira de presidenta da caritas tupiniquim.
Por se tratar de projeto de decreto legislativo, e já aprovado pela Câmara dos Deputados (outra casa de tolerância) o texto entra em vigor logo depois da sua publicação; sem a necessidade de ser sancionado pela governanta.
Nessa brincadeira, o Brasil (leia-se: nós os otários pagadores de impostos e de tarifas de energia)vai elevar de 5,1 para 15,3 o fator de multiplicação aplicado aos valores estabelecidos no Tratado de Itaipu para os pagamentos por cessão de energia; o que, em linguagem de cifrões internacionais, representa multiplica por três o valor gasto, passando de US$ 120 milhões/ano para bem próximo de US$ 360 milhões.
Uma das poucas vozes contrárias, o senador Itamar Franco (PPS-MG) disse que "os consumidores brasileiros vão sofrer impactos da mudança de cálculo. E consumidores e contribuintes serão claramente afetados por esse aumento".
"O presidente Lula fez acordo com o presidente Lugo para que o Brasil acudisse os paraguaios. Isso serviria também para resolver o problema dos brasiguaios, que encontram extrema dificuldade para regularizar sua situação fundiária no país", disse o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Que se registre para a história que foi mais uma asneira do EX que chegou a admitir que Lugo tivesse o desfrute de pedir pressa ao Congresso brasileiro na aprovação da matéria. O texto chegou à Câmara dos Deputados em novembro de 2009 e só foi aprovado pela Casa no início deste mês. Em 20 dias os senadores analisaram o projeto, depois de sucessivos apelos de representantes paraguaios ao presidente da Casa, José de Ribamar Sarnei, a múmia maranhense que é senador pelo Amapá.
Mas o cacique não está surpreso. Está xuxo da vida. Já tinha escrito AQUI que as coisas estavam sendo levadas a toque de caixa prá agradar a governanta.
Bom...É treiz veiz maiz. Tchau e benção.

Sobre Prosas e Versos

Esses últimos dias foi o maior buxixo com a divulgação de que a sinistra da cultura Ana Holanda, irmã de Chico Buarque [aquele que disse que ia apoiar dona deelma porque no (des)governo do PT se falava grosso com Uóston e fino com os hermanos]; pegava diárias do MINC prá passar os fins de semana no Rio de Janeiro, onde tem residência própria e, portanto não vai prá hotel.

Como fazia esse truque de Mr. M? A belezura marcava compromissos oficiais na sexta e na segunda e tudo ficava resolvidoe justificado.

Nessa parada aê, foi coisa de R$ 35,5 mil por 65 diárias, em apenas 4 meses. Desse valor, em pelo menos 16 ela não possuía um compromisso de trabalho. O chuncho fica maior ainda.

Lare-lare prum lado e pro outro, a melhor desculpa que acharam foi que a informação publicada neste final de semana nada mais é que uma ação negativa para desgastar a imagem de Ana de Amsterdã (já falo sobre isso).
Tia Ana desde que assumiu está em bocas de Matilde. Teve problemas nas pessoas que escolheu prá sua gang, ops..sua equipe; andou falando bobagem sobre gestão de políticas públicas implementadas pelo deus que tocava o buteco até 31/12, mexeu com a casa de marimbondo dos direitos autorais, manifestou muuuito apreço pelo jeitão de operar do ECAD (leia sobre isso AQUI); enfim abriu o balaio de gatos e não conseguiu ainda fechar de volta.
Até o sábio de feira livre Emir Sader chegou a chamar a sinistra de "meio autista". No troco, ela vetou sua nomeação para assumir a Casa de Rui Barbosa.
O MINC soltou uma nota em que diz "não haver impropriedade na conduta da ministra". O texto alega que, em alguns casos, o valor da diária para hospedagem era menor do que o necessário para pagar as passagens de ida e volta do Rio para Brasília.
"A economicidade, sempre conforme a legislação, impôs adotar a opção que menos onerasse o erário público", justifica o ministério. Segundo falaram, a pasta desembolsou apenas R$ 17,3 mil com passagens aéreas da ministra.

Tá. Pano rápido. Mas o que não falaram é O que poha foi ela fazer todos esses fins de semana logo no Rio?

Na noite de segunda (09/04), saiu outra nota dizendo que as diárias seriam devolvidas. Grandes merdas. O mal já está feito. Igual se matar uma pessoa e pedir desculpas pelo ato prá não ir prá cadeia.

Ontem saiu mais um monte de explicações nem um pouco agregadoras sobre o tema. Nomearam assessora especial, vários declararam apoio total, jogaram a culpa na imprensa, trataram como guerra psicológica e por aí vai.

No jargão do futebol, como se diz dos treinadores, a sinistra está prestigiada. É só esperar a data da demissão.

Voltando ao alerta lá de cima. O mano Chico, na época em que era poeta, e dos bons, compunha músicas de altíssimo valor agregado, e tinha uma que fazia parte da trilha sonora da peça Calabar, um elogio à traição; e se chamava Ana de Amsterdã. Era uma modesta secretária da beira do cais.

Já que hoje o ex-grande poeta só faz prosas, e com elas vive ganhando prêmios jabutís dos outros; resgato a sua época de músico.












Pensando os Partidos Políticos

Por Mara Kramer


Dias atrás no Twitter o jornalista Raul Christiano me sugeriu que escrevesse um texto sobre a organização partidária. Aceitando a sugestão dou início à tarefa, pois entendo que estamos em um momento oportuno para o debate sobre os princípios, funções, objetivos, ética, e estrutura adequada para um partido político no Brasil. Devo esclarecer que não tenho formação nas ciências políticas, assim como não trabalho na área, mas aceito o risco de atrever-me a iniciar esta discussão a partir da exposição de alguns aspectos a serem considerados na abordagem do tema.
Inicialmente, introduzo alguns dados teóricos imprescindíveis para que possamos nos entender, ou seja, para que todos entendam da mesma maneira os termos fundamentais. Como trataremos de partidos políticos, creio que vale a pergunta: O que é um partido político? Poderíamos definir partido político como uma organização de direito privado criada através da união voluntária de pessoas com afinidades político-ideológicas, detentora de recursos e estrutura compatíveis com sua função, que visa contribuir para amadurecimento político da sociedade, e, através da qual se alcança o poder político.
Segundo a definição acima o elemento agregador de um partido são as “afinidades político-ideológicas. A disputa pelo poder também é importante, mas ela adquire legitimidade ao tratar-se de uma luta para a implantação das propostas ideológicas defendidas pelo grupo. Portanto, deve ser uma luta pelas idéias não pelo poder em si. O debate com a sociedade decorrente da defesa das convicções político-ideológicas do partido contribuirá para o amadurecimento político de todos, políticos e povo, implicando diretamente no fortalecimento da democracia. A pluralidade ideológica é uma característica da democracia. A politização do povo, uma das funções dos partidos políticos, uma exigência da construção da cidadania. Portanto, os partidos políticos têm importante papel na construção e qualificação da democracia.
Nesta definição dois termos merecem maior atenção: política e ideologia. Busquemos um breve esclarecimento sobre eles. A filósofa alemã Hannah Arenth, autora de vários trabalhos publicados sobre política, afirma que esta “baseia-se no fato da pluralidade dos homens, portanto, ela deve organizar e regular o convívio dos diferentes e não dos iguais”. Para Arenth a política é a ciência da organização da sociedade considerando a diversidade de seus membros e a complexidade, cada vez maior, de suas necessidades e atividades. De forma ampla, a política trata da organização da convivência de um grande grupo – sociedade de um país. A concentração de pessoas que cria as cidades exigiu estabelecer regras de convívio, aprofundar a organização da coletividade considerando esta nova forma de vida – urbana - oposta a vida rural anterior, daí nasce a política – pólis (cidade na Grécia antiga). As formas de organização podem ser: regime democrático, autoritarismo, monarquia, etc.
Ideologia é um conjunto de idéias próprias de um grupo, de uma época, ou que traduzem uma situação histórica. Ideologia pode ter um significado amplo relativo à visão de mundo. Neste caso ideologia/visão de mundo constituem o conjunto de parâmetros/conceitos com os quais vemos/interpretamos o mundo. O termo ideologia pode também ter sentido restrito, entre eles o político. Ideologia política é o conjunto de idéias que determina qual a visão política de um grupo, ou seja, seu entendimento sobre como a sociedade deve ser organizada. As ideologias políticas podem ser: a social-democracia, o comunismo (socialismo), nazismo, fascismo, etc.
Assim, como parte da organização política da sociedade os partidos têm a função de agrupar sob suas siglas as diversas ideologias existentes no tecido social. Os partidos políticos devem ser a expressão da pluralidade dos ideários políticos – ideologias - contidas no povo. Cada partido representará o pensamento político de uma parcela da sociedade.
Como representante das diversas ideologias os partidos políticos assumem funções na sociedade, das quais aponto algumas que julgo importantes:

1. Promover a formação política dos cidadãos visando sua participação direta e ativa na vida política do país;
2. Contribuir para os esclarecimentos necessários para o exercício das liberdades, direitos e deveres políticos do povo;
3. Promover o estudo e o debate dos problemas da realidade política, econômica, social e cultural, nos âmbitos municipal, estadual, nacional e internacional;
4. Apresentar e debater com o povo seus programas, elaborados a partir do conhecimento/discussão da realidade, e dos distintos ideários políticos representativos das forças vivas da sociedade;
5. Apresentar candidaturas para os postos eletivos visando à possibilidade de execução dos programas do partido discutidos e aprovados por seus correligionários e órgãos responsáveis;
6. Quando oposição, fiscalizar, criticar, denunciar e propor alternativas ao programa da situação, objetivando manter permanentemente ativo o ideário da parcela da população circunstancialmente não representada no(s) executivo(s);
7. Promover os direitos, deveres, liberdades fundamentais, e a preservação das instituições democráticas.

Como vemos os partidos políticos detém significativo papel na sociedade, pois devem atuar desde a formação do cidadão como agente político, passando pelo debate da realidade e dos programas de governo, alcançando à possibilidade, através da candidatura para cargos eletivos de realizar as propostas ideológico-programáticas. Para tanto, como se pode imaginar, é fundamental que os partidos tenham uma organização/estrutura compatível com sua importância política e execução eficiente de suas funções. A estrutura partidária deve ser autônoma, e sua organização ética, transparente e competente. Na busca de uma boa organização/estrutura entendo que um partido não pode prescindir de três aspectos fundamentais: liderança, unidade e profissionalismo.
Liderança: Segundo alguns autores, o líder é aquela pessoa que detém um conjunto de qualidades e capacidades que a possibilitam influir e motivar outras pessoas. Dentre estas características destaco: visão, criatividade, confiança em si, honestidade e humildade. Tendo conhecida e reconhecida sua capacidade e integridade moral, as pessoas passam a confiar e seguir o líder construindo uma relação onde ambos os lados se desenvolvem e avançam em seus princípios e objetivos. A existência de uma liderança contribui para a organização e unidade do grupo, aspectos imprescindíveis para qualquer organização e conseqüentemente também para os partidos políticos. A liderança, qualidade do líder, detém, não por imposição, mas por prestígio a prerrogativa de agir nas disputas internas, nas situações de conflito, no resgate do rumo, na motivação ao trabalho, na orientação das metas, no fortalecimento dos princípios, etc. Enfim, a atuação do líder é fundamental na organização e direção de um partido político. Sem um líder ativo uma organização tem poucas possibilidades de ser exitosa.
Unidade: O espírito partidário é outro aspecto fundamental de unidade do grupo, pois através dele insere-se a prevalência das convicções, objetivos e interesses do partido sobre os interesses pessoais, ou seja, valoriza as idéias e objetivos comuns e não os individuais. A comunidade partidária deve estar congregada na defesa de seu ideário e programa. A convicção de que a ideologia e as propostas de ação (programas de governo) podem melhorar a organização e qualidade de vida do povo é um importante elemento aglutinador de um partido político.
Profissionalismo: O termo profissionalismo, segundo vários dicionários, significa o “procedimento característico dos profissionais”. Quais são estes procedimentos? As respostas encontradas para esta pergunta não são muito claras, mas basicamente indicam uma postura que reúna seriedade, inteligência, eficiência, pontualidade, agilidade, organização, criatividade, interação, domínio do conhecimento sobre o tema específico, atualização constante. Estas qualidades são válidas tanto a nível pessoal, quanto coletivo, organizacional. Neste sentido, estas características são importantes para as organizações políticas – partidos. Um partido político deve ter uma atuação profissional, ser competente em suas atribuições, devido sua complexidade e compromisso moral com a população. Considerando as especificidades dos partidos políticos destaco alguns aspectos que me parecem relevantes:

1. Mapeamento: o partido político deve ter identificado todos os seus membros, políticos, militantes, filiados, funcionários. O mapeamento possibilita o conhecimento das pessoas que o integram, dados básicos, localização e distribuição no território nacional, enfim o mapeamento proporciona adquirir uma visão global do partido;
2. Organograma: o partido deve ter uma estrutura de diretórios regionais e nacional de forma a abranger todo o território nacional, possibilitando a todas as pessoas que se identificam ideologicamente participarem de suas atividades;
3. Comunicação interna: a internet facilita a comunicação em um país das dimensões do Brasil. Os partidos políticos devem manter uma comunicação permanente entre os diretórios entre si, entre as regionais e o direção nacional, assim como entre partido e militantes/filiados. A comunicação interna deve facilitar a difusão de informações, documentos, programas de atividades, etc. fomentando a integração de seus participantes;
4. Comunicação externa: tanto como situação, e, sobretudo como oposição, os partidos políticos devem ter uma estrutura autônoma de comunicação direta com a população. Os partidos opositores, para os quais a máquina pública não esta a disposição, devem contar com os elementos necessários para que sua voz alcance a totalidade da população de forma permanente e profissional. Estes elementos podem ser: através dos meios digitais (blogs, sites, redes sociais, etc.), ou tradicionais (assessoria de comunicação (a qual o partido deve oferecer material de trabalho constante), porta-voz, espaço físico apropriado nos diretórios para receber jornalistas, dar entrevistas, depoimentos, denuncias, etc).
5. Trabalho de base: os partidos políticos devem exercer seu compromisso com a sociedade de contribuir na formação e debate político. Neste sentido, os partidos devem realizar um trabalho permanente junto à população de iniciação, esclarecimento, e debate político-programático objetivando o fortalecimento da cidadania e democracia.

Penso que o significado e a complexidade dos partidos políticos ficam mais ou menos esboçadas, assim como a sua função principal, organizar a sociedade a partir de idéias compartidas visando o fortalecimento moral e a melhoria constante da qualidade de vida de todos. Espero que as idéias expostas possam contribuir para a reflexão e debate sobre o tema.


Mara Kramer é arquiteta, ex-professora universitária trabalhando com história e teoria da arquitetura. Mora em Barcelona onde faz doutorado em arquitetura na sua área de atuação docente. Twitter @MarKramer

Enquanto Isso Em Hollywood...



terça-feira, 10 de maio de 2011

De Novo Sobre os Passaportes Diplomáticos

Escrevemos AQUI sobre a concessão dos malditos passaportes diplomáticos concedidos pelo Itamarati aos filhinhos e netinhos do EX. O título do post foi "Mudaram o Plebiscito?". Transcrevemos um trecho para retomarmos a idéia.

Em 1993, houve um plebiscito para se definir a forma e o sistema de governo no Brasil. Foi definido em consulta popular que seria adotado o Presidencialismo Republicano.
Pois bem, após esgotado (e põe esgotado nisso) seu período administrativo, o EX quer por auto-decisão divina fazer a nação crer que existe uma família real, a quem serão concedidas benesses e privilégios eternos e hereditários......Depois vem a público a concessão de passaporte diplomático à prole, também sem o menor amparo legal e, principalmente, moral.
Que interesses tem a nação nessas duas criaturas despreparadas, cujos negócios floresceram claramente à sombra do cargo para o qual o pai foi eleito?
O Itamarati dizer que se trata de "renovação" não se justifica de forma nenhuma. Tinham porque eram filhos do presidente. Acabou o mandato, acabou o visto. Pronto. Tchau e benção.
Resta aos mortais ficar de olho aberto e não deixar que isso caia no lugar comum de tantos desmandos cometidos nos anos de (des)governo do EX.

Retomemos o post.

O taR de Ministério das Relações Exteriores, conhecido nas bocadas como Itamarati, veio hoje a público e na maior pachorrice afirma em nota oficial que a concessão de sete passaportes diplomáticos destinados a quatro filhos e três netos do EX foi absolutamente regular. Claro que o texto não informa se os documentos foram recolhidos ou devolvidos.
O comunicado foi emitido em resposta ao Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) que considerou a concessão dos documentos irregular e pediu sua devolução. No começo de abril, o MPF exigiu a devolução e cobrou explicações do Itamaraty. O MPF deve recorrer à Justiça para resolver a questão, já que os dipRomatas tão polidos sentaram em cima das solicitações feitas por vias administrativas.
Diz a Nota 182/2011: “Todos os passaportes diplomáticos expedidos pelo Ministério das Relações Exteriores até 24 de janeiro de 2011 foram concedidos em estrito cumprimento às regras do Decreto nº 5.978/2006. Não existem, no entendimento deste ministério, quaisquer elementos que justifiquem questionamentos à motivação ou à legalidade dos referidos atos.

O Ministério Público analisou 328 passaportes vermelhos e chegou à conclusão de que a concessão dos documentos foi irregular, pois foram emitidos em caráter excepcional pelo Itamarati, com o argumento que seriam pessoas com atividades de interesse da nação. Mas, para o Ministério Público Federal, as justificativas são impertinentes.
Repito o que já escrevi: Que interesses tem a nação nessas duas criaturas despreparadas, cujos negócios floresceram claramente à sombra do cargo para o qual o pai foi eleito?
A manutenção desses documentos de posse dos Lula da Silva é uma atentado ao bom senso, moral e ética; um tapa ardido no rosto dos brasileiros que acompanham esse tipo de informações e não só os capítulos das novelas e jogos de futebol.

Por que não perguntamos nós também ao MRE se os bonitinhos do papai devolveram ou não os passaporte?

Pode ser pelo twitter @MREBRASIL; pelo facebook MRE Brasil; ou no link de contato no site oficial http://www.itamaraty.gov.br/contact-info
Não podemos deixar isso barato. É uma questão de honra. Leiam aí em baixo sobre o nosso santo protetor, São Honesto. Haja.

Vou repetir o que já escrevi por ai, prá fazer virar bordão:
É pau prá comer sabão e pau prá saber que sabão não se come.

==================================

Atualização em 11/05 - 08:00

Excelente relação feita por Augusto Nunes em sua coluna na Veja On Line

"...os interesses do país tem tanto a ver com os interesses da família Lula quanto a torcida do Flamengo com a seleção de hóquei sobre a grama do Paquistão..."

General Augusto Heleno Ribeiro Pereira

Deu na Folha de São Paulo:
Afastou-se ontem do seu último comando quando passou para a reserva, o General de Exército Augusto Heleno. Em seu pronunciamento de despedida o general invocou a memória do seu pai, também militar e que era coronel quando morreu (na ocasião Heleno era tenente).
Disse o general que “...lutastes em 1964, contra a comunização do país e me ensinastes a identificar e repudiar os que se valem das liberdades democráticas para tentar impor um regime totalitário, de qualquer matiz”.
Polêmico e respeitado entre os militares, Heleno foi o primeiro comandante brasileiro da Força de Paz da ONU no Haiti e Comandante do Exército da Amazônia, uma das vagas mais disputadas pelos oficiais-generais; depois de passar por comandos de grande relevância, embora seu último posto tenha sido no burocrático Departamento de Ciência e Tecnologia, um castigo pelas ações que desenvolveu e as posições que assumiu nas questões da Amazônia e das terras indígenas.

Em sua formação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) foi apenas o primeiro colocado de sua turma de cavalaria. Repetiu o feito na turma de cavalaria na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), recebendo por isso a Medalha Marechal Hermes de prata dourada com três coroas, honra que pouquíssimos conquistaram na história.

Como Comandante Militar da Amazônia, o general Heleno contestou a política indigenista do governo do EX, que qualificou de "lamentável para não dizer caótica", durante palestra no Clube Militar, no Rio de Janeiro, à época da demarcação da terra indígena de Raposa Serra do Sol em Roraima. Na ocasião afirmou que os índios "gravitam no entorno dos nossos pelotões porque estão completamente abandonados".
O encerramento da brilhante carreira e a passagem do comando se deu na presença do comandante da força General de Exército Enzo Martins Peri e não contou com o "abrilhantamento" do sinistro da defesa, o general da banda Nelson Jobim, que não compareceu.
Disciplinado na ativa, pode-se permitir com muita justiça em sua despedida reclamar: “Quando fui nomeado, diz-se que eu estava sendo colocado na geladeira profissional. Sem dúvida, o DCT nada tinha a ver com meu perfil e minhas aptidões. Mas por decisão do comandante supremo, eu me tornara o exemplo típico do homem errado no lugar errado”. O comandante supremo era o EX dos nove dedos.

Só quem vive NA Amazônia e, mais ainda, quem vive A Amazônia pode entender o profundo significado e a importância dos pronunciamentos do general à época.

A penúria que passam as tropas acontece de ponta a ponta do Brasil, fruto do descaso com que são tratadas. Mas uma coisa é não ter equipamento no sul e sudeste, e mesmo no planalto; e outra é estar aqui em cima, onde o filho chora e a mãe não escuta.

Estudioso e dedicado aos temas inerentes à sua área de comando, o general Heleno falava com propriedade da terra e de seus filhos, nativos ou adotivos.

O apogeu do estremecimento das relações do comandante do CMA com o planalto coincidiu com meus primeiros passos nas redes sociais e as minhas interações com os debatedores da grande rede, em especial lá no Coturno Noturno; embora já fizesse trabalho eletrônico e real semelhante com outros meios.

Tive a honra e o prazer de ter encontrado e conversado pessoalmente com o General Heleno por valiosos 30 minutos enquanto tomávamos um café num shopping da cidade.

Presto a ele minhas homenagens e o agradecimento de um amazônida empertigado por seu amor, dedicação e empenho a nosso solo.

Como se saúdam os militares locais, SELVA General.

Grampo De Sutura: Tecnologia Indígena

Baseado em matéria do Portal Amazônia sobre pesquisa de Josiane Santos para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
A cultura indígena já nos agregou inúmeros valores no idioma, na culinária, nos hábitos e costumes, na denominação de coisas e pessoas e muitos mais. Mas não é normal que se aplique tecnologia indígena em alta tecnologia ou em processos cirúrgicos modernos. Isso também está sendo influenciado pelos meus primos.

Que tem, ou pelo menos já viu uma cicatriz cirúrgica sabe que ela surgiu dos pontos causados sutura, que aproximam a pele e facilitam a cicatrização. Podem ser feitos por fio absorvível (como categute, vicryl e dexon) e fio não absorvível (como nylon, seda e algodão), por adesivos especiais e por grampo metálico.
Na área de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia baseada na observação de sistemas vivos (técnica biônica), a designer industrial Thays Obando Brito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) desenvolveu em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) o grampo de sutura baseado no formato da mandíbula da formiga saúva soldado do gênero Atta, a famosa formiga cortadeira; sendo esta mais uma dos processos patenteados pelo Inpa em 2010.
Os materiais utilizados na fabricação dos grampos são liga de aço-cromo e o silicone, e eles já existem no mercado e são de baixo custo, dispondo de peças coloridas, especialmente desenvolvidos para o público infantil.
A pesquisadora disse que a idéia surgiu quando viu o filme “Apocalíptico”, do diretor Mel Gibson, que retrata a cultura e história das civilizações pré-colombianas da América Central. Em uma das cenas, a mãe aplica a mandíbula da formiga para suturar o ferimento da criança. Estudando sobre o tema em livros de medicina sobre sutura, descobriu que realmente eles utilizavam a mandíbula da formiga para suturar as feridas.
Preocupada também com o custo das unidades, procurou também fazer com que o seu grampo não requeresse ferramenta especial para aplicação. A manipulação do objeto acontece por meio do porta-agulha, instrumento comum no centro cirúrgico, diferente do grampo metálico já existente que requer grampeador especial.
A pesquisa foi orientada pelo Coordenador de Pesquisas em Entomologia (CPEN) Jorge Luiz Pereira de Souza e pela professora da UFAM Magnólia Granjeiro Quirino.

O Mundo Está Virando Um Jogo de Xadrez

Observando bem, o mundo está parecendo um jogo de xadrez. Há uns 15 dias só falava do rei e da rainha; depois beatificaram o bispo; mais na frente deram xeque-mate em quem derrubou as duas torres....E eu aqui de peão, trabalhando que nem um cavalo...




segunda-feira, 9 de maio de 2011

São Honesto, Um Santo Com a Sua Cara


San Honesto

Trata-se de uma extraordinária criação de uma mexicana para sua tese de mestrado, sobre uma forma de mudar o mundo. O santo não tem rosto e em seu lugar há um espelho sugerindo que você coloque seu rosto nele e faça o milagre: Combata a corrupção; Não se corrompa nem corrompa ninguém. Seja certo.
Valha-nos São Honesto. Siga San Honesto no twitter @SanHonesto e no facebook San Honesto-Venezuela

Sobre San Honesto:
É o santo protetor contra a corrupção e o suborno e e defensor da verdade
Missão de seus seguidores: mudar o mundo positivamente começando por sí mesmos.
Dia consagrado: 9 de dezembro, Dia Internacional contra a corrupção
Simbolismo da Imagem:


  • Espelho: Para acabar com a corrupção, mentiras e desonestidade, nós temos que encarar nossos próprios erros, mas ao mesmo tempo nos mostra o poder que temos para fazer essa mudança.

  • Agave: É uma planta mexicana considerada pelos astecas como sagrada por suas propriedade alimentares e seu multiuso. O fato de San Honesto estar em pé sobre a touceira de agave simboliza, pela ausência de medo dos afiados espinhos da planta, a coragem de enfrentar a corrupção.

  • A oliveira é um símbolo universal de paz. Por isso aparece uma árvore no plano de fundo assim como San Honesto usa um ramo em seu chapéu.

  • O pote com água límpida que ele segura revela a pureza da missão e a limpeza que se pretende fazer, além de também ser uma superfície que reflete imagens.

  • O traje extremamente simples de San Honesto mostra que não se precisa de grandes pompas para fazer o trabalho anti-corrupção.

Auto-Defesa

Você condenaria uma criatura dessas?
Um homem perante ao juiz e acusado de ter feito sexo com um cadáver feminino.
Disse o juiz: Em 20 anos de magistratura, nunca ouvi uma coisa tão nojenta e imoral. Dê-me uma única razão para eu não pô-lo na cadeia!!!

Responde o homem: Vou lhe dar não uma, mas TRÊS boas razões:
1º) Não é da sua conta;
2º) Ela era minha esposa;
3º) Eu NÃO SABIA que ela estava morta; ela SEMPRE agia assim!!!
ABSOLVIDO !!!

domingo, 8 de maio de 2011

Nem Só De Batuque e Capoeira Vivem os Jovens Pobres

Li lá blog do @saoblack, o Caçador de iMundos


Fui malhado por iMundos por ter criticado as fatídicas apresentações de capoeira oferecidas ao casal Obama. Tudo má-fé de uma gente que acha que pobre tem de jogar capoeira e tocar pagode, ou melhor, batucar, tocar tambor, "fazer chover".
Má-fé porque, na minha crítica, citei a escola de música clássica, Instituto Bacarelli, instalada dentro da favela Heliópolis. Exato, uma escola de música clássica dentro de uma favela! E melhor de tudo, é considerada a mais moderna do país como mostra a matéria aqui. Parece estranho? Não pra mim.
Talento não tem classe social, cor de pele, sexo, religião ou procedência nacional (base da Lei Caô). Ao impor a um pobre só a capoeira e batuque, mostra-se o preconceito para com essa classe.
Quantos talentos escondidos nas classes mais baixas que não têm a chance de florescer por conta de ONGs que se propõem a fazer justiça social e acabam tolhendo dons divinos de pequenos sonhadores?
A matéria que vai abaixo (com vídeo) acaba de alegrar a minha manhã de domingo, Dia das Mães.

Jovem da periferia de SP transforma madeira velha em violinos; assista





As gavetas de um velho guarda-roupas de araucária se uniram ao pedaço de uma mesa de imbuia. Juntas, sob a forma de um violino, agora tocam Beethoven e Bach.
Assim, os móveis descartados em um terreno baldio se transformam em música no extremo leste de São Paulo.
Desde 2009, quando começou a frequentar aulas de luteria --construção de instrumentos musicais--, David Rocha, 20, busca no lixo a madeira para montar seus próprios instrumentos.
"O tampo desse violão clássico é de abeto, uma madeira da Europa parecida com o pinho. Veio de uma caixa de bacalhau da Noruega que eu peguei no Mercadão", explica o jovem músico, na oficina de luteria.
Com a madeira que encontra, David já construiu um alaúde, um cavaquinho, um bandolim, uma rabeca e outro violão, barroco.
O interesse pela música vem desde criança, quando assistia, pela televisão, aos concertos da Sala São Paulo. Aos 16, ele aprendeu a tocar em uma igreja evangélica.
Determinado a montar um violino só para ele, David encontrou nos móveis descartados um meio para isso.
"Cada madeira que eu encontrava, mostrava para o professor, para saber se servia", conta David. Ele cursa o último ano do ensino médio e hoje é monitor da oficina de luteria durante a tarde.
Pelo trabalho, ele recebe uma bolsa de R$ 450 da Fundação Tide Setúbal, que promove o curso no Galpão de Cultura e Cidadania de São Miguel Paulista.
Como não segue as rígidas especificações usadas na fabricação do violino, o que David fabrica é chamado de rabeca-violino, uma versão mais rústica do instrumento.
"Ele obteve um resultado de qualidade muito rápido para quem está começando", elogia Fábio Vanini, professor da oficina de luteria.
"A vantagem de ele usar as madeiras do lixão é que elas passaram pela prova do tempo, não vão mudar mais suas características", diz o luthier.
MÚSICA VERDE
O interesse de David por materiais reciclados pode se tornar uma vantagem, já que o ofício sofre com a falta de madeira nacional disponível.
Segundo Vanini, a maioria dos bons violões é feita com jacarandá-da-bahia, que tem o corte proibido. Ou de mogno, difícil de ser encontrado.
Além de seguir a carreira como músico e luthier, um dos sonhos do 'violinista do lixão' é conhecer a Sala São Paulo, onde tocam as melhores orquestras da cidade.
"Uma vez fui com minha mãe, mas chegamos atrasados e não conseguimos entrar", desabafa.
CONVITE
Heber Sanches, professor de violino da Fundação Bachiana, assistiu ao vídeo de David, feito pela Folha.
"Bacana o som que ele tira do instrumento. E tem muito luthier que adoraria tê-lo como aprendiz". Empolgado, Heber quer convidá-lo para ter aulas na fundação.

==================================

O que você pode fazer para ajudar? Replique este texto, tuite os links dos blogs e matérias, mande e-mail prá meio mundo. Que se faça um trabalho de bom uso da Lei Rouanet para financiar esse artista a se desenvolver e virar um grande destaque internacional e não aquela serrergonhice da Betânia e outros mais.

Ave Maria Gratia Plena

Ave Maria no Morro - Herivelton Martins por João Gilberto e Caetano Veloso
Uma forma bem brasileira de louvar a Mãe das Mães.


Mais Um Motivo Para Tirarem Roger Agnelli da Vale


DENÚNCIA da Revista Época
Trechos da carta de três páginas enviada por Roger Agnelli (foto acima) a Dilma, alertanto a presidente sobre as “altas quantias” recebidas por consultores, alguns deles alvos de investigações criminaisO município de Parauapebas, no sudeste do Pará, abriga a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, a jazida de Carajás, explorada pela Vale. Pela riqueza mineral, a cidade recebeu R$ 700 milhões de royalties da mineradora nos últimos cinco anos. Trata-se de uma compensação pela exploração do solo. Apesar dos repasses milionários, Parauapebas é cercada por favelas, cujos barracos se expandem por uma sequência de morros. Bairros próximos ao centro têm esgoto a céu aberto e ruas sem asfalto, muitas com pedaços de madeira e sucata para evitar que motoristas desavisados atolem na lama.
Comandado pelo PT, o município integra um capítulo até aqui não revelado da campanha para tirar o executivo Roger Agnelli da presidência da Vale. Há nesse episódio suspeitas de desvio de milhões de reais de recursos públicos. É dinheiro pago pela mineradora, que entrou no caixa da prefeitura e que deveria ser aplicado na melhoria das condições de vida da população. De acordo com investigações de dois órgãos de fiscalização, esse dinheiro aparentemente foi parar em lugar impróprio.
Fortes indícios do caso chegaram à mesa da presidente Dilma Rousseff, numa carta assinada por Agnelli em 14 de março. No texto, Agnelli alerta que a disputa em torno dos royalties estava inserida em um “contexto político” e que havia “investigações criminais em andamento” sobre o suposto esquema da prefeitura de Parauapebas. s As assessorias da Vale e da Presidência da República confirmaram o envio e o recebimento da carta. A Vale informou, contudo, que não comentaria o teor do documento. O Palácio do Planalto afirmou que a cobrança dos royalties é feita pelas prefeituras e que a carta foi encaminhada ao Ministério de Minas e Energia.
A campanha contra Agnelli foi deflagrada no início de março por determinação de Dilma. Sem cerimônias, o Planalto despachou o ministro Guido Mantega, da Fazenda, a Osasco, em São Paulo, para convencer o Bradesco, principal sócio privado da companhia, a aceitar a substituição de Agnelli. Em outra frente, o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, pressionou publicamente a mineradora a pagar R$ 5 bilhões de royalties pela exploração do solo no país, soma além dos valores que a Vale recolhe regularmente todo ano. A empresa contesta o débito na Justiça.
É nesse contexto que entra Parauapebas. Do total da suposta dívida dos royalties, R$ 800 milhões caberiam ao município paraense, administrado desde 2005 pelo petista Darci José Lermen. Enquanto cobra a fatura da Vale, Lermen enfrenta o escrutínio do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará e do Ministério Público Estadual. Os dois órgãos querem saber onde foram aplicados os R$ 700 milhões que a cidade já recebeu da mineradora nos últimos anos.
A investigação envolve um contrato mantido por Lermen, desde 2006, com o advogado Jader Alberto Pazinato, filiado ao PR, partido da base aliada do governo. O escritório de Pazinato fica em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, a mais de 3.000 quilômetros de distância do Pará. Pelo acordo, a que ÉPOCA teve acesso, Pazinato fica com R$ 20 de cada R$ 100 depositados nos cofres da prefeitura referentes a impostos e royalties da Vale. Desde 2007, ele já embolsou cerca de R$ 9 milhões, segundo o TCM. O Tribunal apura a legalidade do contrato, assinado sem licitação.
Leia mais AQUI

Mãe é Mãe...Mentira



Texto de Martha Medeiros


Vamos esclarecer alguns pontos sobre mães,ok?
Desconstruir alguns mitos. Não, não precisa se preocupar. Não é nada ofensivo, eu também sou mãe...e avó !
Vamos lá...

MÃE É MÃE, mentira !
Mãe foi mãe, mas já faz um tempão! Agora mãe é um monte de coisas: é atleta, atriz, é superstar. Mãe agora é pediatra, psicóloga, motorista. Também é cozinheira e lavadeira. Pode ser política, até ditadora, não tem outro jeito. Mãe às vezes também é pai. Sustenta a casa, toma conta de tudo, está jogando um bolão. Mãe pode ser irmã: empresta roupa, vai a shows de rock e pra desespero de algumas filhas, entra na briga por um namorado.

Mãe é avó (oba, esse é o meu departamento!): moderníssima, antenadíssima, não fica mais em cadeira de balanço, se quiser também namora, trabalha, adora dançar. Mãe pode ser destaque de escola de samba, guarda de trânsito, campeã de aeróbica, mergulhadora. Só não é santa, a não ser que você acredite em milagres. Mãe já foi mãe, agora é mulher também.

MÃE É UMA SÓ, mentira !
Sabe por quê? Claro que sabe! Toda criança tem uma avó que participa, dá colo, está lá quando é preciso. De certa forma, tem duas mães. Tem aquela moça, a babá, que mima, brinca, cuida.
Uma mãe de reserva, que fica no banco, mas tem seus dias de titular. E outras mulheres que prestam uma ajuda valiosa. Uma médica que salva uma vida, uma fisioterapeuta que corrige uma deficiência, uma advogada que liberta um inocente, todas são um pouco mães.
Até a maga do feminismo, Camille Paglia, que só conheceu instinto maternal por fotografia, admitiu uma vez que lecionar não deixa de ser uma forma de exercer a maternidade.
O certo então, seria dizer: mãe, todos têm pelo menos uma.

Ser mãe é padecer no paraíso, mentira !
Que paraíso, cara-pálida? Paraíso é o Taiti, paraíso é a Grécia, é Bora-Bora, onde crianças não entram. Cara,estamos falando da vida real, que é ótima muitas vezes, e aborrecida outras tantas, vamos combinar. Quanto a padecer, é bobagem. Tem coisas muito piores do que acordar de madrugada no inverno pra amamentar o bebê, trocar a fralda e fazer arrotar.
Por exemplo? Ficar de madrugada esperando o filho ou filha adolescente voltar da festa na casa de um amigo que você nunca ouviu falar, num sítio que você não tem a mínima idéia de onde fica. Aí a barra é pesada, pode crer...

Maternidade é a missão de toda mulher, mentira !
Maternidade não é serviço militar obrigatório, caraca! Deus nos deu um útero mas o diabo nos deu poder de escolha. Como já disse o Vinicius: filhos, melhor não tê-los, mas se não tê-los,como sabê-los? Vinicius era homem e tinha as mesmas dúvidas. Não tê-los não é o problema, o problema é descartar essa experiência. Como eu preferi não deixar nada pendente pra a próxima encarnação, vivi e estou vivendo tudo o que eu acho que vale a pena nesta vida mesmo, que é pequena mas tem bastante espaço. Mas acredito piamente que uma mulher pode perfeitamente ser feliz sem filhos, assim como uma mãe padrão, dessas que têm umas seis crianças na barra da saia, pode ser feliz sem nunca ter conhecido Paris, sem nunca ter mergulhado no Caribe, sem nunca ter lido um poema de Fernando Pessôa. É difícil, mas acontece.

Mamãe, eu quero, verdade !
Você pode não querer ser uma, mas não conheço ninguém que não queira a sua !