Read In Your Own Language

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Os senadores Vendidos Aprovaram Triplicar o Custo da Energia de Itaipu Paga Ao Paraguai

Em mais uma passada de rolo compressor comandado pelos líderes (des)governo, acoitado pelo subservientes e genuflexos meia-boca e em meio a protestos da oposição (hein???), o Senado aprovou nesta quarta-feira o acordo entre Brasil e Paraguai que triplica o valor pago pelo governo brasileiro pela energia da hidrelétrica da usina de Itaipu não utilizada no país vizinho, "revisando" um acordo internacional da época em que os animais falavam, mas que o EX, em suas benesses ditatoriais se comprometeu a alterar prá puxar o saco do bispo papa-tudo.
Por uma dessa enoooormes coincidências, a aprovação ocorre às vésperas da visita de dona deelma ao Paraguai, marcada para domingo. Entonces, a pressão do Palácio do Planalto permitiu que ela leve a "boa notícia" ao presidente paraguaio, Fernando Lugo, el taradon de Ipacaray, fazendo aquela média diplomática e iniciando sua carreira de presidenta da caritas tupiniquim.
Por se tratar de projeto de decreto legislativo, e já aprovado pela Câmara dos Deputados (outra casa de tolerância) o texto entra em vigor logo depois da sua publicação; sem a necessidade de ser sancionado pela governanta.
Nessa brincadeira, o Brasil (leia-se: nós os otários pagadores de impostos e de tarifas de energia)vai elevar de 5,1 para 15,3 o fator de multiplicação aplicado aos valores estabelecidos no Tratado de Itaipu para os pagamentos por cessão de energia; o que, em linguagem de cifrões internacionais, representa multiplica por três o valor gasto, passando de US$ 120 milhões/ano para bem próximo de US$ 360 milhões.
Uma das poucas vozes contrárias, o senador Itamar Franco (PPS-MG) disse que "os consumidores brasileiros vão sofrer impactos da mudança de cálculo. E consumidores e contribuintes serão claramente afetados por esse aumento".
"O presidente Lula fez acordo com o presidente Lugo para que o Brasil acudisse os paraguaios. Isso serviria também para resolver o problema dos brasiguaios, que encontram extrema dificuldade para regularizar sua situação fundiária no país", disse o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Que se registre para a história que foi mais uma asneira do EX que chegou a admitir que Lugo tivesse o desfrute de pedir pressa ao Congresso brasileiro na aprovação da matéria. O texto chegou à Câmara dos Deputados em novembro de 2009 e só foi aprovado pela Casa no início deste mês. Em 20 dias os senadores analisaram o projeto, depois de sucessivos apelos de representantes paraguaios ao presidente da Casa, José de Ribamar Sarnei, a múmia maranhense que é senador pelo Amapá.
Mas o cacique não está surpreso. Está xuxo da vida. Já tinha escrito AQUI que as coisas estavam sendo levadas a toque de caixa prá agradar a governanta.
Bom...É treiz veiz maiz. Tchau e benção.

Um comentário:

decicote disse...

Caro Cacique.

Essa é a maior "gambiarra" do mundo.
Gambiarra aqui é aquela ligação clandestina pra roubar energia dos "impostuintes", como diz a querida Regina.