Read In Your Own Language

sábado, 4 de julho de 2015

45 Anos da Missa do Vaqueiro


Considerado o maior evento cultural dos Sertões, a Missa do Vaqueiro é conhecida por mesclar o sacro e o profano. Realizada anualmente sempre no quarto domingo do mês de julho, tem em suas origens uma história que foi consagrada na voz de Luiz Gonzaga: a de Raimundo Jacó, um vaqueiro habilidoso na arte de aboiar. 
Reza a lenda que seu canto atraía o gado. Mas atraía também a inveja de seus colegas de profissão, fato atribuído a sua morte. O fiel companheiro do vaqueiro na aboiada, um cachorro, velou o corpo do dono dia e noite, até morrer de fome e sede.
A história de coragem se transformou num mito do Sertão e três anos após o trágico fim, sua vida foi imortalizada pelo canto de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião, primo de Jacó, transformou “A Morte do Vaqueiro” numa das mais conhecidas e emocionantes canções brasileiras, num hino de louvor para os vaqueiros nordestinos, que reproduzo aí em baixo.
A celebração começa com uma procissão de mai de mil vaqueiros a cavalo, que levam, em honras a Raimundo Jacó, oferendas, como chapéu de couro, chicotes e berrantes; ao altar de pedra rústica em formato de ferradura. A missa, uma verdadeira romaria de renovação da fé, acontece sempre ao ar livre e no lugar da hóstia, os vaqueiros comungam com farinha de mandioca, rapadura e queijo, todos montados a cavalo.
Durante o evento, os visitantes assistem e participam de inúmeras atrações como vaquejada, pega de boi, exposição de artesanatos e shows de artistas regionais.
Pois este ano, quando completaria 45 anos; o evento pode não acontecer pelo corte de verbas do Governo do Estado para a Fundação Padre João Câncio, responsável pela produção.
A Empresa Pernambucana de Turismo - EMPETUR, alega não ter condições para as reformas necessárias para receber o público no Parque Estadual João Câncio, onde a Missa é celebrada e também onde acontecem os shows da parte profana da festa; que movimenta, além de Serrita, outras cidades próximas como Salgueiro, Exu, Parnamirim e Moreilândia.
De acordo com os organizadores do evento, a diminuição em 30% do montante de recursos repassados é até contornável, mas a completa falta de infraestrutura em um equipamento de responsabilidade da Secretaria de Turismo do Estado e da EMPETUR inviabilizam qualquer iniciativa.
“O pior é a falta de interesse, o desprezo. A EMPETUR chegou a recomendar o cancelamento do evento, sem buscar nenhuma alternativa para reverter essa situação”, diz Helena Câncio, coordenadora da Missa do Vaqueiro.
Mas podem ter certeza que deve ter caraminguás certinhos para produzir shows de artistas famosos puxa-sacos de governantes.
Mestre Luz deve revirar no túmulo pois muitas vezes ele é que bancou a cerimônia.

Atochando a Tocha


A soberana apresentou ontem a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016. 
A tocha, símbolo tradicional das Olimpíadas, será acesa no ano que vem e passará por diversas cidades do Brasil. Ao todo, 12 mil pessoas a carregarão ao longo de 20 mil quilômetros.
Fui dar uma busca mais detalhada no tema e descobri que a raça ruim está fazendo valer mesmo a lenda olímpica, levando ao pé da letra a parte de seu surgimento, quando conta que Prometeus teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais.
Pensa que a tocha é uma só? Mero engano. Serão confeccionadas 15.000 unidades. Vou escrever, pra não restar dúvida: quinze mil unidades; a um custo total de R$ 19 milhões.
Depois de acesa na Grécia, na cerimônia oficial e tradicional no Monte Olimpo, a tocha cruzará o mundo até chegar ao Brasil. Por aqui, visitará cerca de 250 cidades até a entrada triunfal no Maracanã para acender a Pira Olímpica.
Esse percurso todo está orçado em 100 milhões de reais (Cem Milhões de Reais) que, segundo a organização do evento, é pago pelos patrocinadores. Tomara que seja mesmo, senão o tal de Prometeus vai ter que me explicar direitinho saporra.


quinta-feira, 2 de julho de 2015

Cordelando 121: Visitando Uzianquis


Engolindo a arrogância,
Marca que sempre ostentou.
Deelma foi pedir ajuda,
E pruzistêites avuou.
Levou 90 pessoas,
Uma grande comitiva.
Pra tentar vender o peixe,
E gerar alternativa.

Até o pobre Levy,
Padecendo do pulmão.
Foi num voo separado,
Mas não negou fogo não.
Precisava demonstrar,
O que ninguém mais acredita.
Que o Brasil tem bom futuro,
E que ela é carmelita.

Mas na hora de avuar,
Surgiu grande confusão.
Depôs Ricardo pessoa,
O líder do petrolão.
Disse que deu sim a grana,
Pra ajudar na eleição.
E que a fonte era mesmo,
Vinda da corrupção.

Enrolou Edinho e Merca,
Que acabaram não embarcando.
Pois ficaram com Cardoso,
A imprensa enrolando.
O jeitão foi o de sempre,
Com a cara bem normal.
Néga e fica indignado,
Diz que vai no tribunal.

Difícil de se dizer,
O que causou mais quizumba.
A entrevista coletiva,
Ou o time de seu Dunga.
Nas duas só latumia,
Raiva, indignação
Nas duas deu-se o vexame,
Envergonhando a nação.

Mas foi-se embora assim mesmo,
Primeiro a grande cidade.
Ficou na cara suite,
Longe de ser um abade.
Queria dar pedalada,
No parque logo ali em frente.
Com medo de ser vaiada,
Acatou ordem do agente.

Depois foi na capital,
Jantar com o governante.
Ficou bem acomodada,
Na casa de visitante.
Curiosa até no nome,
Combinando com o forfait.
Casando com a expressão,
De ser a Bruxa de Blair.

Cruzando de leste a oeste,
Se mandou pra Califórnia.
Terra de ondas maneiras,
Do cinema e da história.
Foi visitar o seu Google,
Que muito lhe encantou.
Disse voltar do futuro,
Quando no carro amuntou.

O bicho andava sozinho,
Comandado a distância.
Igualzinho ao Brasil,
Que segue sem governança.
Só que o carro segue reto,
No caminho escolhido.
Nosso país tá uma zona,
Vivendo grande perigo.

Mas não pense que foi fácil,
Que tudo flores pintou.
Pois na porta do hotel,
Panelaço escutou.
Teve vaia, teve berro,
Nêgo pra Cuba mandou.
E a polícia dizistêites,
Tudo apenas escutou.

Já de volta pro Brasil,
Susto da poha levou.
Já que sua aprovação,
Lá pra baixo despencou.
Chegou abaixo de dez,
E no nove estacionou.
Empatando com a inflação,
Que igualzinha ficou.

Fiz Que Fui, Mas Não Fui e Acabei Fondo

Mentirosa contumaz, a regovernANTA ficou "indignada" mais uma vez quando soube que o Ricardo Pessoa (UTC/CONSTRAN) tinha trinado que doou 7,5 milhões de reaus para a campanha dela, com verbas desviadas da Petrobras. Disse também que "não respeitava delator" e que "nunca tinha recebido" o tal senhor.
Nem silenciou o eco da denúncia e posterior negação e eis que surge na internet, pra quem quiser ver, fotos dela, não só com o grande Rick, mas também com Leo Pinheiro, da OAS, outro enrolado até o pescoço com a ORCRIM que arrombou a estatal.
Aí em cima mostro uma; ode ainda aparecem o Jaquisvagui e Graciosa Foster, felizes da vida batendo tambor para realizar um Kagami Biraki, cerimônia japonesa que consiste em quebrar a tampa de um barril de saquê e, em seguida, brindar com a bebida; para celebrar o lançamento da pedra fundamental do estaleiro a ser construído em parceria com a Kawasaki, as duas empresas citadas aqui e mais a famosa Odebrecht.
Pensavam em atrair bons fluidos para o empreendimento, hoje motivo de desespero da população da pequena e destruída Maragogipe.
Berrava a soberana que tínhamos um Brasil de sonhos e que “Foi-se o tempo em que o bolo precisava crescer primeiro para poder distribuir depois”. Latiu sobre a crise internacional, sobre a situação precária de países europeus, que cortavam benefícios, desempregavam e aumentavam tributos; e disse que “O Brasil estava em outro caminho, de desenvolvimento e busca de garantir que os bônus, as vantagens e os lucros desse desenvolvimento fossem distribuídos ao povo brasileiro.
Pois agora a história é outra madame. Está sim, com a cabeça no cutelo. Pode ir tratando de contratar o Kakay pra tentar aliviar a cana dura que vai pegar.

NA: A frase título deste post é atribuída a um jogador de futebol, que não vou citar pra não me comprometer, ao explicar um lance em que enganou a zaga com seu drible.

O Misticismo do Numeral 9


Os numerais todos guardam muito misticismo apesar e Pitágoras dizer que é tudo número e pronto.
É sabido que o numeral 7 guarda o misticismo de unir a Santíssima Trindade e os quatro elementos da natureza (terra, água, fogo e ar).
Os maçons tratam o número 8 como o número da sabedoria, o número da justiça e integridade porque é dividido em números iguais, ou seja, em quatro, e o quatro é dividido em dois e dois.
Pois o numeral em voga no Brejil é o 9 (NOVE). E para o mal.
Leva uma carga nefasta de negatividade, atraso, maldade e destruição.
Temos o cabalístico 9 dedos que tanto mal causou e causa, sem querer desencarnar da presidência; a ponto de se sentir no direito de convocar senadores, autoridades constituídas, entrevistas coletivas e por aí vai; para emitir posições de um profundo conhecedor de todos os temas.
Temos 9% de inflação, mesmo com todas as manobras e pedaladas da soberana e sua trupe de palhaços.
E mais recentemente, temos a mesma dentuça com 9% de popularidade, numero NuncaAntisNaIstóriaDeçePaís apresentado por um presidente, por mais merda que fizesse.
Aqui na tribo, os silvícolas não têm esse negócio de se prender a números, até porque nossa contagem é baseada em eventos da natureza (anos são verões e meses são luas, por exemplo); mas acho que está mai que na hora de exorcizar esses larápios de nossa pátria.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Segundo Semestre Começou e Continuamos à Míngua


As manchetes de hoje nos mostram que estamos no mato sem cachorro.
A Câmara Federal, ignorando solenemente dezenas de pesquisas e enquetes que demonstravam a concordância de mais de 80% da população com a redução da maioridade penal para menores de 18 anos, cedeu ao berreiro instalado no congresso e deixou a coisa do jeito que está.
Que se ouvisse asneiras em defesa dos dimenó vindas de Cardosos, Beneditas, Rosários, Jandiras; era fato consumado; mas ter a UNE com força máxima no congresso defendendo a causa é nauseabundo. Logo a UNE que se calou sepulcralmente quando a deelma cortou bilhões da educação, isto sim assunto para a entidade. Mas, fazer o que, com uma organização aparelhada, comprada e submissa.
Já o senado, contumaz aprovador de aumentos exorbitantes, mas seletivosaprovou por 62 votos a zero um projeto de lei que concede reajuste salarial escalonado para servidores do Judiciário. O texto prevê que o aumento (entre 53% a 78,56%) será concedido de acordo com a função exercida por cada servidor, escalonado, de julho de 2015 até dezembro de 2017, e o pagamento será feito em seis parcelas. Agora é só a dentuça sancionar (ou vetar, se tiver coragem).
Os JÊNIOS que legislam sobre trânsito, batem o pezinho e obrigam as Vans de transporte escolar a disporem de cadeirinhas e banquetas de elevação para transporte de crianças, ignorando recomendação de fabricantes de veículos que afirmam não terem os mesmos as condições técnicas adequadas a fixar os tais "dispositivos de segurança". E, como não são exclusivos para crianças pequenas assim, onde irão guardar os mesmos quando transportarem adolescentes? E haja protestos dos perueiros Brasil afora.
O aplicativo UBER, usado largamente em todo mundo civilizado é proibido no Brasil porque os taxistas entendem que não pode e pronto. Você não pode escolher ter um motorista educado, poliglota, limpo, asseado e num carro decente e tem que se submeter a eles e seus maus hábitos e costumes.
A soberana vai nuzistêites vender um peixinho miado da poha, enrolada até o pescoço em falcatruas, com mandioca enfiada em todos os orifícios e devendo 300 milhões de dólares às universidades americanas, querendo que nêgo acredite nas suas mentiras e se disponha a investir no Brasil dela.
A Polícia Federal descobre um chuncho envolvendo a Casa da Moeda na fabricação de selos de cobrança de impostos dobre bebidas, em mais um antro de ladroagem devassado no Brasil petralha.
9 dedos se arvora no direito de convocar reunião em Brasília com ministros, parlamentares e ex-autoridades para dar ordem, inclusive o vice-presidente, que está de número 1, pois a dentuça está fora do país. É muito abuso.
A indústria e o comércio seguem demitindo ou suspendendo contratos de trabalho de montão.
Pra fazer média com caminhoneiros, o senado aprova isenção de PIS/COFINS do óleo diesel, pondo mais uma mandioca no rabo da dupla deelma/Levy.
Pelo menos o Paraguai se dispôs a levar os 6 x 1 que a ARGHentina estava preparando pra nós...

terça-feira, 30 de junho de 2015

Devo Não Nego, Pago Quando Puder


Vence hoje o prazo para a Grécia pagar uma parcela de mais de 1 bilhão de Euros ao FMI e outros credores. A bacaba de pago-não-pago vem se arrastando há uns meses, com o governo grego esticando a corda numa aposta que só vai ferrar o país e seu povo.
Os socialista que comandam a Grécia, depois de se aproveitarem dos efeitos "Vem Pra Ruas" lá em 2011 e vencerem as eleições; com um estelionato parecido com o daqui, renegando as exigências dos financiadores da panaceia vigente em terras helênicas, agora estão em palpos de aranha.
"Negociaram" enquanto podiam empurrar com a barriga o pagamento de parcelas e bateram no teto. Acuados, convocaram um plebiscito para decidir se aceitam os termos da rendição ou vão pro pau de uma vez.
Vai que dê "NÃO". Recusa o acordo, nega o cumprimento das exigências, rompe com todo mundo e sai da União Européia. Aí os vermelhinhos podem alegar que vão fazer o que o povo quer. Danam-se a imprimir Dracmas e vão viver de vender azeite de oliva e mostrar aos turistas as maravilhas de suas ilhas e do Mar Egeu; isso se alguém se dispuser a ir pra lá, sem ter o mínimo de estrutura de suporte, conforme trato a seguir.
Vai que dê "SIM". Aceita o acordo. Aí se lascam e têm que renunciar, pois o povo está declarando que querem se manter filiados à UE e que vão se apertar para cumprir os acordos.
Quando o couro estava comendo nas ruas de Athenas, escrevi AQUI que seria muito difícil se resolver o impacto da crise mundial sobre a Grécia.
Historicamente socialista, a Grécia mantinha mordomias inaceitáveis pelos rígidos padrões de decência dos países da Europa.
Como explicar a um alemão ou um Sueco, que na Grécia caboco se aposenta com 55 anos por ter trabalho degradante, tal como cabeleireiro, músicos de instrumentos de sopro ou apresentadores de TV; e mais 600 profissões afins? Ou que têm os trabalhadores gregos direito a 15 salários por ano? 
Aos vermelhos locais que defendem a Grécia contra a sanha exploradora dos "países ricos e opressores" fica a pergunta: Você aceitaria pagar as contas de seu vizinho perdulário que vive fazendo churrasco com cerveja ao invés de procurar um emprego?
A imagem que uso neste post é a mesma que usei em 2011.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Mandiocando a relação Brasil X EUA


É sabido que nossa soberana está nuzistaduzunidus para uma agenda positiva visando reaproximar os países; após a desastrada decisão do PT (vem desde o gunverno loola) de mudar a prioridade do Brasil de uma posição que se chegasse mais a uma relação Sul X Sul que a, evidentemente mais interessante, relação com os países desenvolvidos (EUA, Europa, Japão).
A latumia de que foi por causa da espionagem da NSA é pura balela. Assim, nessa balada, a agenda dela será multi-temática e multi-abrangente. Basta ver a fenomenal comitiva de 90 pessoas que lotou o vassourão.
A caixeira-viajante vai se encontrar com Obama, primeiro num jantar oficial e depois numa assinatura de protocolos e acordos de cooperação em previdência, meio ambiente, educação e agricultura. Considerando o estágio em que se encontram nos dois países as ações sobre as matérias, dá pra ver quem vai fornecer e quem vai receber tecnologia.
Em meio aos babados do petrolão e corrupção em larga escala e estrutura de organização criminosa, a parte da viagem que vai tentar convencer os empresários ianques a apostar suas fichas em nossa economia é tão difícil de digerir quanto uma boa porção de Vaca Atolada, um prato bem em moda nos cardápios mais populares, pela recente promoção da mandioca a patrimônio nacional.
Até o Henry Kissinger ela vai tentar usar para abrir uma portinhas por lá. Mas não vai ser um conjunto arrumadinho de telas Power Point que vai fazer show pros gringos. Vão ter que gastar muita saliva.
Isso se ela não resolver fazer algum discurso de improviso... Aí phodel de vez.
No valde do Silício, a dentuça vai prometer o nêgo e o cachimbo para investirem em tecnologia por aqui. Em troca tem o que para oferecer? Pronatec? Fies? Ambos falidos por incompetência, desorganização e falta de verba.
Depois de tanta soberba, quando tinham popularidade batendo no teto, encantando o povo com bolsas, bolsinhas e bolsetas; agora vão lá com o Barack pedir arrego. Só lembro que o caboco não manda mais nem em casa estando a 6 meses fo fim do segundo mandato. É como chamam por lá: Pato Manco.
É bom que ela proveite pra comer um Foie Gras por lá, porque em Sampa, Malddad não deixa mais.

domingo, 28 de junho de 2015

Lucros e Pixulecos


Estampados nas manchetes de jornais e revistas do  mundo inteiro como corruptores, quadrilheiros, desviadores de verbas públicas e outra tipificações do Código Penal, os presidentes da Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Queiroz Galvão, mesmo estando presos, não têm o que reclamar tanto; no que se refere a lucros bilionários auferidos por suas ações de negócios.
Mesmo sendo gigantes há muitas décadas, essas e outras empreiteiras enroladas na Lava Jato conseguiram realizar um “milagre" na multiplicação elevada de seus lucros durante os dourados anos de governos do PT. 
Descontados os Pixulecos pagos aos seus sócios sentados nas mesas do gunverno, a grana pública e financiamentos camaradas do BNDES proporcionaram lucros nuncavistosantisnahistoriadeçepaís.
A maior de todas elas, a Odebrecht, levou seus lucros de R$ 550 milhões em 2006, no governo Lula, para R$ 11,4 bilhões em 2014, no governo Dilma; um aumento de mais de 2000%.
A Queiroz Galvão também deve soltar seus foguetes. Desde 2006 passou de R$ 423 milhões de lucro para R$ 1 bilhão em 2012.
A Camargo Corrêa, que lucrava R$ 1,1 bilhão em 2005, passou, em 2014, a mais de R$ 4,7 bilhões por ano. 
A Andrade Gutierrez, que foi a mais generosa doadora da campanha de Dilma, passou de R$ 238 milhões de lucro líquido em 2011 para R$ 444 milhões em 2014.
Estas informações refletem também a afirmativa de que foi SIM nos governos do PT que se institucionalizou a pixulecação dos contratos federais. Os lucros e negócios nunca subiram tanto. Fato é que os repasses aos apaniguados e quadrilheiros vermelhos foi suportado por grandes vantagens também aos empreiteiros.