Read In Your Own Language

terça-feira, 30 de junho de 2015

Devo Não Nego, Pago Quando Puder


Vence hoje o prazo para a Grécia pagar uma parcela de mais de 1 bilhão de Euros ao FMI e outros credores. A bacaba de pago-não-pago vem se arrastando há uns meses, com o governo grego esticando a corda numa aposta que só vai ferrar o país e seu povo.
Os socialista que comandam a Grécia, depois de se aproveitarem dos efeitos "Vem Pra Ruas" lá em 2011 e vencerem as eleições; com um estelionato parecido com o daqui, renegando as exigências dos financiadores da panaceia vigente em terras helênicas, agora estão em palpos de aranha.
"Negociaram" enquanto podiam empurrar com a barriga o pagamento de parcelas e bateram no teto. Acuados, convocaram um plebiscito para decidir se aceitam os termos da rendição ou vão pro pau de uma vez.
Vai que dê "NÃO". Recusa o acordo, nega o cumprimento das exigências, rompe com todo mundo e sai da União Européia. Aí os vermelhinhos podem alegar que vão fazer o que o povo quer. Danam-se a imprimir Dracmas e vão viver de vender azeite de oliva e mostrar aos turistas as maravilhas de suas ilhas e do Mar Egeu; isso se alguém se dispuser a ir pra lá, sem ter o mínimo de estrutura de suporte, conforme trato a seguir.
Vai que dê "SIM". Aceita o acordo. Aí se lascam e têm que renunciar, pois o povo está declarando que querem se manter filiados à UE e que vão se apertar para cumprir os acordos.
Quando o couro estava comendo nas ruas de Athenas, escrevi AQUI que seria muito difícil se resolver o impacto da crise mundial sobre a Grécia.
Historicamente socialista, a Grécia mantinha mordomias inaceitáveis pelos rígidos padrões de decência dos países da Europa.
Como explicar a um alemão ou um Sueco, que na Grécia caboco se aposenta com 55 anos por ter trabalho degradante, tal como cabeleireiro, músicos de instrumentos de sopro ou apresentadores de TV; e mais 600 profissões afins? Ou que têm os trabalhadores gregos direito a 15 salários por ano? 
Aos vermelhos locais que defendem a Grécia contra a sanha exploradora dos "países ricos e opressores" fica a pergunta: Você aceitaria pagar as contas de seu vizinho perdulário que vive fazendo churrasco com cerveja ao invés de procurar um emprego?
A imagem que uso neste post é a mesma que usei em 2011.

Nenhum comentário: