Read In Your Own Language

sábado, 25 de julho de 2015

Lançar Foguete Não é Soltar Foguete


São duas atividades completamente diferentes.
Lançar foguetes é a atividade de manipular tecnologia de ponta, ou mais: tecnologia no estado da arte; para colocar em órbita da terra satélites com as mais variadas finalidades; ou ainda lançar em direção ao espaço sideral veículos de prospecção de conhecimento em lugares "onde nenhum homem jamais esteve"; como diria o diário de bordo da nave Enterprise.
Soltar foguetes é uma brincadeira perigosíssima, que também requer perícia e tecnologia; e não deve ser feita por amadores e curiosos, mas que se resume a queimar pólvora em ambiente controlado. Até porque também se chama Fogos de Artifício.
O Brasil sempre ensaiou o lançamento de foguetes de baixa altitude, desde a época dos governos militares, nas base da barreira do Inferno (Natal/RN) e Alcântara (Alcântara/MA) de maneira muito amadora e incipiente, quase tão artesanalmente quanto os fogueteiros de reveillon.
Na hora que se resolveu fazer pra valer e partir para se dispor no país de uma base de disparo de foguetes como Veículos Lançadores de Satélites - VLS; um negócio de bilhões de dólares, iniciou um programa conjunto com os Estados Unidos, convenhamos, o maior dos experts no tema, para operar e manter conjuntamente a instalação. Um acidente, levou a instalação a dar com os burros n´água quando houve uma explosão e destruição da base de Alcântara em 22/08/2003.
Há que se registrar que, antes do acidente, o Centro de Alcântara realizou vários lançamentos bem sucedidos de foguetes de médio porte entre 1994 e 2003.
Terrorismo dos comunistas? Sabotagem duzamericanus que queriam sacanear o Brasil? Inveja de chineses, franceses e russo? Sabe-se lá.
Fato é que o Centro ficou largadão por anos até que o gunverno vermelho do PT rompesse o acordo com os americanos e saísse na busca de outro parceiro. Tentou os comunistas, é claro: China e Rússia e gorou. Fecharam com a Ucrânia, tão potência espacial quanto as indústrias Caramuru, gigante dos fogos de artifício.
Pois agora, meio bilhão de reais de gastos depois, chegaram à conclusão de que era a maior roubada do mundo e que nunca se viabilizaria o negócio de VLS usando o foguete ucraniano Cyclone IV, que possibilitaria um retorno de apenas US$ 30 milhões por lançamento.
Numa conta de padaria, seriam necessários quase 4 lançamentos só pra pagar o dinheiro já imobilizado.
Agora vamos ter que sair correndo atrás duzamericanus de novo pra tentar reatar a parceira. Ou tentar franceses e alemães, países não neófitos mas incomparavelmente menos adiantados que uzianquis.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Cordelando 123: Popularidade da Soberana - Medalha de Prata Ameaçada


A dentuça apavorada,
Todo mundo a correr.
Sua medalha de prata,
Tá em vias de perder.
Ao ver popularidade,
Já perder para a inflação.
Pode ver o desemprego,
Tomar essa posição.

Inflação a 10 por cento,
Batendo em dois numerais.
Galopando ao infinito,
Pois controle não tem mais.
Por mais que se aumente os juros,
E nêgo deixe de comprar,
Os preços vão aumentando,
Sem pena de maltratar.

Todo mundo aumenta o preço,
Pra proteger sua posse.
Pois se for ver o governo,
É por lá que a vaca tosse.
Mentiram, enganaram o povo,
Pra ganhar a eleição.
Mas a plebe não é mais besta,
E não dá mais crença não.

Resultado, despencou,
Quem gosta da soberana.
Caiu a 7 por cento,
O louvor da mente insana.
Até mesmo nos lugares,
Cheio de bolsa pra tudo.
Inté mesmo no nordeste,
Já não tem mais cabeçudo.

O Brahma sempre dizia,
Que era inveja de pobre.
Que a elite não não aguenta,
Ver o povo ser tão nobre.
Comendo até iogurte,
E biscoito recheado.
Carne, porco e galinha,
Num almoço guaribado.

De repente acabou tudo,
Pois todo preço subiu.
Foi-se cortando aos poucos,
A fartura sucumbiu.
Pra piorar o negócio,
Certeza de receber.
No fim do mês contra-cheque,
Já vê desaparecer.

A cada dia que passa,
Fecha vaga em todo canto.
Seja na indústria ou comércio,
O nó vai se apertando.
Fala-se em 300 mil,
Seiscentão é mais exato.
É muita boca sofrendo,
Isso inclui cachorro e gato.

Inventaram uma marmota,
Pra contornar a lamúria.
Cortar hora de trabalho,
Sem se cortar a pecúnia.
Desde que o empregador,
Feche lá com sindicato.
Paga uma parte o patrão.
O FAT completa o saco.

Só esquecem o ditado,
Da cultura popular.
De onde só tira, não põe,
Um dia vai se acabar.
O FAT já não aguenta,
Pagar a conta sozinho.
Tenha você a certeza,
Vai sobrar pro seu cuzinho.

Desviando um pouco o tema,
Que norteia este cordel.
Não podia me esquecer,
De colocar no papel.
Outra bronca muito grande,
Do contexto do Brasil.
Os bilhetes bem secretos,
Que o empresário emitiu.

Cheio de sigla e escondidos,
Que têm muito a dizer.
Sobre aquelas falcatruas,
Que procura esconder.
Bate em portas famosas,
De gente muito importante.
A cada passo que anda,
Fica mais interessante.

9 dedos acochado,
Com seu tobinha na mão.
Correu lá no adEvogado,
Pra tentar um abafão.
Não aceitaram de prima,
Mas o seu procurador.
Recebeu um belo esporro,
Lá de seu chefe dotô.

Também teve na semana,
Corre-corre na calçada.
Da turma da governANTA,
Pra explicar pedalada.
O AGU té tentou,
Enrolar o conselheiro.
Dizendo que todo mundo,
Já camuflou seu dinheiro.

Se eu for tratar de tudo,
Que aconteceu na semana.
Ia entupir a internet,
Com avalanche de lama.
Paro então por aqui,
Prometendo estar esperto.
Assim que tiver notícia,
Em que fique boquiaberto.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Ninguém Sabe, Ninguém Viu


A frase-título deste post é emblemática.
Primeiro, numa das mais belas canções do repertório de Caubi Peixoto, uma voz marcante do cancioneiro brasileiro; e, hoje em dia, na intenção do adEvogado geral da união, Luís Inácio Adams.
Depois, pela forma que a soberana quer que o TCU haja na avaliação das contas dela em 2014 e pra trás....
Çeu AGU quer que o Tribunal de Contas da União faça olhos de assum preto, ouvidos de mercador e boca de siri para as patifarias que a soberana fez nas suas contas de 2014 (assim como em todos os outros anos); escondendo descaradamente as desbragadas gastanças sem a devida cobertura orçamentária, popularmente conhecidas como PEDALADAS FISCAIS.
Ontem, limiar do Dead Line pra entregar as desculpas descabidas para os questionamentos feitos pelo tribunal, o cínico Inácio entregou mais de 1.000 páginas de lare-lare e seus anexos.
O babado já começou porque o documento entregue foi assinado pelo advogado da União Rafaelo Abritta e , portanto, um mero representante da AGU e não pela própria presidentA, conforme solicitado pela corte. O cheira-calçola argumentou que é função da AGU representar a soberana e lembrou que assina todos os processos judiciais em nome da presidente da República, inclusive questionamentos ao Executivo que tramitam no  Supremo Tribunal Federal (STF). Se fosse eu, mandava enfiar na b*nda e levar de volta pra ela assinar.
Depois pelo acinte do AGU dizer que, "caso o Tribunal adote, em relação ao exercício de 2014, posicionamento diverso do adotado em exercícios passados, estará em contradição com os postulados da segurança jurídica, da boa-fé objetiva e da proteção da confiança, enquanto expressões do Estado Democrático de Direito, na medida em que, como visto, interfere diretamente na certeza do direito e estabilidade das relações jurídicas”.
Na defesa entregue ao TCU, a AGU afirma também que a dívida com as instituições financeiras não foi contabilizada, porque isso não é exigido pelas regras do Banco Central. “Os passivos agora citados pelo TCU nunca foram incluídos no cálculo da Dívida Líquida do Setor Público ou do Resultado Primário, e de fato não poderiam ser, porque não se enquadram nos critérios objetivos fixados pela metodologia adotada pelo Banco Central.” É o cinismo em sua maior essência.
E mais. O gunverno conclui a defesa dizendo que aceita sugestões de “aprimoramento” da gestão fiscal, mas alega que não pode ser punido por decisões que, segundo a AGU, sempre foram tomadas. 
Diz ele: “Entende-se que qualquer determinação a ser exarada pelo TCU deve necessariamente dispor acerca da modulação temporal dos seus efeitos, a fim de alcançar tão somente situações futuras, abarcando todas as situações presentes na presente análise”. 
Na cabeça insana dele, "ainda que a Corte decida pela modificação da sua compreensão, não poderá essa nova interpretação retroagir ao que já passou, sob pena de violar o Princípio da Segurança Jurídica”.
Só espero que o TCU haja corretamente e puna essa bandalheira. Se não, arguirei o mesmo preceito para o pagamento de minhas contas pessoais e encaminharei meus boletos vencidos ao palácio do planalto.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Transparência Meio Opaca


O Conselho Nacional do Ministério Público, através do corregedor Alessandro Tramuja Assad, instaurou um processo disciplinar contra o Procurador Valtan Timbó Mendes Furtado pedindo explicações do porquê da abertura de procedimento criminar para investigar sua majestade 9 dedos enrolácio no escândalo de tráfico de influência junto a governos estrangeiros, na busca de favorecimento ao grupo Odebrecht.
O pedido, oriundo de adEvogados do Brahma, na realidade previa a extinção do processo, mas até o acólito achou que era demais e só emitiu um pedido de explicações em até 10 dias, caso contrário torna-se passível de punição, como se isso já não estivesse na alça de mira.
Isso, considerando o estado de enrolamento do barba com toda essa canalhice que rola por aí, é uma ameaça terrível ao estado democrático de direito. Se, com a corda no pescoço ele se dá ao desfrute de fazer isso, imagina sem as instituições estarem funcionando.
Estamos na iminência de uma ditadura vermelha. Abramos o olho.


terça-feira, 21 de julho de 2015

Tarifaço Aumenta a Inadimplência das Distribuidoras


Notório ditado popular diz que "Não existe almoço grátis". 
A caridade eleitoral da soberana, "concedendo" redução das tarifas de energia elétrica, tem suas consequências ainda infindas, mas já provocou aumento de até 50% nas contas de todos os brasileiro ao longo do primeiro semestre do ano.
Com isso, as distribuidoras registram o crescimento da inadimplência na quitação das contas em quase 3 vezes; saltando de cerca de 6% no começo do ano para 17,35% em junho, na comparação com os mesmos meses de 2014. 
O fumo já seria grande só por isso, mas pode ser muito pior. Esse problema pode levar ao crescimento de outro mais grave ainda: os furtos de energia, popularmente conhecidos como "gatos" na rede elétrica.
SPC Brasil informa que a taxa atual é a pior desde 2010, quando era de 2,53% e quando começou a acompanhar o índice.
Assim, além de "suspenderem" os pagamentos de carnês do Magazine Luísa, as contas de banco e cartões de crédito, o povo está deixando de pagar serviços passíveis de suspensão: energia e telefones.
Não se vê nenhuma campanha de consumo consciente ou conservação de energia. A população está à míngua, não há quem lhe oriente a reavaliar seus orçamentos e economizar eletricidade, evitando desperdícios.
levantamento do SPC Brasil mostra que 71,98% dos atrasos nas faturas se referem a contas de luz vencidas há mais de 90 dias, prazo após o qual as companhias de eletricidade cortam o fornecimento. E como se trata de um item básico nas residências, sempre que um movimento desses é detectado, ocorre um aumento nas chamadas "perdas não técnicas" de energia, ou seja, nos gatos nas redes.
O enorme esforço feito pelas concessionária no combate aos desvios vai para o ralo. Os dados mais recentes da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, mostram que a percentagem desses gatos nas redes das elétricas vinha caindo lentamente ou mantendo-se constante entre 2010 e 2014 para praticamente todas as distribuidoras.
É claro que não existe um patamar melhor ou pior de inadimplência. Sempre é ruim. E quando aumenta isso significa mais trabalho e mais custo para as empresas para evitar um transtorno ainda maior.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Pegando Grana Por Fraqueza


Só dá artista...
O ex-presidente da Sete Brasil, aquela empresa criada para contratar a construção de sondas para alugar para a Petrobras, João Carlos Ferraz, mandou uma carta para a atual diretoria da empresa, pedindo desculpas e assumindo que levou pra casa quase 2 milhões de dólares de gorjeta.
Até aí é só um canalha reconhecendo o que já todo mundo já sabe e tentando se fazer de Madalena arrependida. O melhor é o argumento que ele apresenta para meter a mão na bufunfa: "Foi um momento de fraqueza. Eu me senti pressionado por colegas que já estavam fazendo malfeitos". TOMANOCÓ seu ladrão.
No total, as investigações apontam para desvios de mais ou menos US$ 225 milhões; logo, o Ferraz ferrou 1%. Onde estão e quem pegou os outros 99%? Nas contas do PT e apaniguados, conforme se comprova nas investigações da Operação Lava a Jato.
O bonitão está sendo processado pela empresa para devolver R$ 22 milhões que recebeu de indenizações pela ruptura de seu contrato, bônus por metas atingidas e grana desviada. Ou seja, de bobo não tem nada. devolve um pouquinho, faz o papel de bom moço e preserva o muitão.
A criatura informa ter "uma" conta na Suíça, como outros diretores, e jura com a mão na bíblia que só tem essa. A ponto de entregar uma procuração autorizando que se busque outras contas em seu nome; achando que todo mundo é idiota.