Read In Your Own Language

terça-feira, 21 de julho de 2015

Tarifaço Aumenta a Inadimplência das Distribuidoras


Notório ditado popular diz que "Não existe almoço grátis". 
A caridade eleitoral da soberana, "concedendo" redução das tarifas de energia elétrica, tem suas consequências ainda infindas, mas já provocou aumento de até 50% nas contas de todos os brasileiro ao longo do primeiro semestre do ano.
Com isso, as distribuidoras registram o crescimento da inadimplência na quitação das contas em quase 3 vezes; saltando de cerca de 6% no começo do ano para 17,35% em junho, na comparação com os mesmos meses de 2014. 
O fumo já seria grande só por isso, mas pode ser muito pior. Esse problema pode levar ao crescimento de outro mais grave ainda: os furtos de energia, popularmente conhecidos como "gatos" na rede elétrica.
SPC Brasil informa que a taxa atual é a pior desde 2010, quando era de 2,53% e quando começou a acompanhar o índice.
Assim, além de "suspenderem" os pagamentos de carnês do Magazine Luísa, as contas de banco e cartões de crédito, o povo está deixando de pagar serviços passíveis de suspensão: energia e telefones.
Não se vê nenhuma campanha de consumo consciente ou conservação de energia. A população está à míngua, não há quem lhe oriente a reavaliar seus orçamentos e economizar eletricidade, evitando desperdícios.
levantamento do SPC Brasil mostra que 71,98% dos atrasos nas faturas se referem a contas de luz vencidas há mais de 90 dias, prazo após o qual as companhias de eletricidade cortam o fornecimento. E como se trata de um item básico nas residências, sempre que um movimento desses é detectado, ocorre um aumento nas chamadas "perdas não técnicas" de energia, ou seja, nos gatos nas redes.
O enorme esforço feito pelas concessionária no combate aos desvios vai para o ralo. Os dados mais recentes da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, mostram que a percentagem desses gatos nas redes das elétricas vinha caindo lentamente ou mantendo-se constante entre 2010 e 2014 para praticamente todas as distribuidoras.
É claro que não existe um patamar melhor ou pior de inadimplência. Sempre é ruim. E quando aumenta isso significa mais trabalho e mais custo para as empresas para evitar um transtorno ainda maior.

Um comentário:

Lílian disse...

Cacique, é necessário campanha de conscientização do consumo racional da energia elétrica, água. . . eu concordo! Mas falta investimento justamente do suado dinheiro de nossos impostos recolhidos OBRIGATORIAMENTE.
Pronto! Desabafei!
Abraço!