Read In Your Own Language

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Poster da Copa 2014


Foi divulgado ontem formalmente o pôster oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Compõe a imagem um mapa estilizado do Brasil, com os contornos definidos por desenhos de duas pernas disputando uma bola, além de imagens da fauna e da flora brasileira e foi concebido pela agência brasileira Crama, escolhida entre três concorrentes.
Por falta de criatividade, lembro que o cartaz da primeira Copa realizada no Brasil, em 1950, também teve uma perna de jogador e uma bola.
No evento festivo, estavam o secretário-geral da Fifa, Jeróme Chuta-Bundas Valcke, o presidente do COL, José Maria Limpeza Marin, Ronaldo Balômetro e Bebeto Chororô.
Na explicação de seu Jerônimo, "O cartaz é um ótimo exemplo da grande capacidade criativa do Brasil e servirá como cartão de visita para a Copa do Mundo da FIFA 2014". Segundo ele, o cartaz destaca a importância e o brilho do torneio, assim como o fascínio gerado pelo futebol e a arte usada pelos criadores retrata a beleza e a diversidade do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado de emoção.
Este cacique destaca ainda o uso das cores do Brasil (verde, amarelo, azul e branco viu petralhas?) e o detalhe das pernas dos jogadores numa disputa de bola gerando o contorno do mapa do Brasil.
Aí a coisa pega. Os criadores, intencionalmente ou não, retiraram do nosso mapa as gloriosas terras acreanas, conseguidas numa peleja com a Bolívia em sapientíssima ação diplomática do Barão do Rio Branco, sem briga, sem guerra e, dizem, somente à custa das vítimas da malária na construção da ferrovia Madeira-Mamoré, parte do acordo.
Pelo carinho que tenho com o Acre (onde já fui várias vezes) e com meus amigos acreanos (a quem prezo muito), nem faço aquela brincadeirinha do "Isso non Ecziste"  que circula por aí sobre o estado que delimita a nossa fronteira mais a oeste.
Assim, fica desde já meu protesto: Ponham o Acre no poster, senão vai ser mais uma coisa prá eu ser contra essa copa.

2 comentários:

Anônimo disse...

nesta até o grande Plácido de Castro levanta do túmulo junto com o heróis que lutaram pelo Acre !um acinte !

WinMarket Design disse...

Será que foi uma agência estrangeira que fez o cartaz? Será que ela se baseou em um mapa de 1902???

Gente cadê o ACRE???