Read In Your Own Language

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A Volta dos Que Não Foram

Lembram da espetacular "ocupação das forças de segurança e pacificação" nos morros do Cruzeiro e do Alemão no Rio de Janeiro, transmitida ao vivo pelas maiores redes de rádio e TV do país, quiça do mundo; e alardeadas com vigor e emoção incontida pelo EX, pelo governador Cabral e pelo prefeito Paes? Pois é...Gorou.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga pelo menos dois assassinatos que seriam represálias do tráfico de drogas na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, na zona norte, mesmo após a ocupação do conjunto de favelas, pelos paraquedistas do Exército e policiais militares.
Documentos confidenciais do Centro de Inteligência do Exército (CIE) também apontam que o tráfico de drogas voltou ao Complexo do Alemão.
A forma de atuação dos traficantes mudou, mas na Favela da Galinha as informações dão conta que homens armados mantêm uma boca de fumo itinerante. Para driblar o policiamento, o tráfico ainda conta com alguns informantes, que trabalham como olheiros. Documentos da inteligência do Exército apontam que em algumas bocas existem senhas para os usuários comprarem entorpecentes.
As mortes dos dois moradores na Vila Cruzeiro, um baleado e outro a pauladas, também estão sendo investigadas pela polícia. "A parte baixa está ótima, mas na parte alta da favela alguns moradores contaram que houve cobrança do tráfico", disse um morador da Vila Cruzeiro.
Os relatórios do Exército mostram que o tráfico voltou em várias localidades do conjunto de favelas. Um informe aponta que uma boca de fumo funciona atrás do depósito de uma loja na localidade conhecida como Skol, na Favela da Fazendinha. Na mesma favela, nas localidades conhecidas como "Casinhas" e "Campo do Seu Zé", os traficantes também instalaram bocas de fumo.
Ou seja, todos aqueles moradores que se apressaram em dar entrevista ao RJTV, Jornal Nacional e outros veículos; é bom ficarem de butuca, porque há alguns anos (2007 se não me engano) houve uma ocupação festiva igual a essa. Depois a polícia retrocedeu e a volta triunfal dos traficantes foi cruel.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário: