Read In Your Own Language

domingo, 9 de janeiro de 2011

Promessas e Seus Cumprimentos

Na campanha, dona deelma demonstrou uma religiosidade de fazer inveja aos mais corolas dos cristãos (ou não...). Falo daqueles que frequentam sistematicamente os templos católicos e evangélicos de todas as matizes, praticantes de religiões afro-brasileiras, daqueles que praticam sua religião em tempo integral, daqueles que se incorporam aos movimentos de catequese ou evangelização, dos que militam nas atividades sociais das igrejas ou terreiros e dos sacerdotes com profundo conhecimentos bíblicos ou dos manuais de oferendas.
Nem vou nem levar em conta aqueles que apenas eventualmente se lembram de sua fé e fazem suas visitas à casa de Deus(es) em ocasiões sociais, assim entendidas como casamentos, batizados e outras cerimônias religiosas ocasionais.
Nem bem botou os pés no gabinete, a mandatária fez uma adequação pessoal ao gabinete. Naturalíssimo. Troca-se alguns móveis e componentes, o meio de acesso eletrônico, uns quadros, rearranjos de layout, e fica "a minha cara".
Mas eis que a presidente, esqueceu-se de que era profundamente religiosa.
Nem foram recordadas as dezenas de visitas a centros de umbanda, igrejas, templos, e outros locais religiosos. Foram alienadas as invocações de preces, orações, rezas e outras manifestações às divindades.
Não mais ramos de flores e vasos com água de cheiro; badulaques, cruzes, terços, bíblias e tudo mais.
O estado é laico, é vero. Mas foi adequadamente esquecido este detalhe na captura de votos. Ademais, consta no preâmbulo da Constituição Federal o texto "Nós, representantes do povo brasileiro, ... promulgamos, sob a proteção de Deus...". As sessões do parlamento nas duas casas, também possuem em seus cerimoniais invocações semelhantes. Logo, agora não se pode invocar essa "peculiaridade" da separação estado-igrejas.
Dona deelma mandou tirar de seu gabinete o crucifixo e a Bíblia, que compunham a sala de trabalho.
Não seria o caso de padres, pastores, pais e mães de santo e outros celebrantes que apoiaram sua candidatura cobrarem dela o fator religião que, com certeza ajudaram em sua eleição? Não seria o caso dos eleitores e fieis se manifestarem a sua excel6encia sobre seu súbito afastamento da Fé?
Não sei. É apenas meu questionamento.
===================================
Atualização às 14: 25 (SIC)

Nota do Palácio do Planalto - Esclarecimentos da Secretaria de Comunicação Social (Secom):

Jornais, revistas e sites na rede mundial de computadores divulgaram algumas notícias sobre a primeira semana de trabalho da presidenta Dilma Rousseff que merecem esclarecimentos:

1 – Não houve a retirada do crucifixo do gabinete presidencial. A peça pertencia ao ex-presidente Lula que a recebeu de um artista no início do governo. É de origem portuguesa.

2 – Ao contrário daquilo que afirmaram na mídia, não houve a retirada do exemplar da Bíblia de seu gabinete. Ela [a Bíblia] permanece na sala contígua ao gabinete, em cima de uma mesa – onde por sinal a presidenta já encontrou ao chegar ao Palácio do Planalto.

3 – Embora goste de trabalhar com laptop, a presidenta não mudou o computador da mesa de trabalho. Continua sendo um desktop.
===================================
Atualização às 16:05 Via Coturno Noturno
Na foto, o ex-presidente Itamar Franco no gabinete presidencial, tendo ao fundo o crucifixo que Dilma afirma que era do ex-cara e que ele meteu em um dos 15 caminhões de mudança... Ver post abaixo. Resta saber de quando é a foto acima. Consta na agenda do ex-presidente velhaco que ele teria encontrado o ex-presidente mineiro, no Planalto, nos dias 8 de janeiro de 2003, 30 de janeiro de 2004, 6 de janeiro de 2005 e 12 de maio de 2006. No acervo fotográfico, não consta nenhuma foto destes encontros. A descoberta desta foto é da comentarista Ida. Se algum comentarista achar alguma pista, por favor, publique na área de comentários.

Nenhum comentário: