Read In Your Own Language

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Lobão e O Apagão no Nordeste

Voltando à ativa...
==============
Apagão no nordeste sábado passado. Lare-lares à parte, cabe à maior autoridade do setor convocar os envolvidos para discutir a bronca; afinal foram mais de 5 milhões de brasileirinhos e brasileirinhas no escuro por umas duas horas.
Isto posto, o competente e ixpicialista no ramo ministro de Minas e Energia Edison Lobão convocou para hoje uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para analisar as informações sobre a bagaça e que foi tratado pelo ministério como uma "perturbação" no sistema elétrico da região.
Mas a tal reunião será conduzida pelo secretário executivo do ministério, Márcio Zimmermann, e terá a partipação de integrantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entre outros, imagino representantes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco CHESF, a supridora regional e das concssionárias estaduais.
Mas e o glorioso Lobão dos dentões branquinhos e cabelos negros como as asas da graúna? Lobão está em Nova York para participar de um encontro do Grupo de Alto Nível sobre Energia Sustentável Para Todos, coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e não participará da reunião.
Primeiro: que poha de contribuição de alto nível Lobão poderá dar? Bom...Deixa prá lá.
Sobre o apagão, o que se sabe é que o problema começou por volta das 15h50 do sábado em uma instalação no Maranhao de Lobão em um transformador, na subestação de interligação dos sistemas Sudeste-Nordeste e Norte-Nordeste e atingiu em sequência os Estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Pode ter sido originado por uma explosão de um equipamento na subestação da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) na cidade de Imperatriz. Como o sistema é interligado, esse incidente pode ter provocado a queda de energia elétrica em toda a região.
É normal que a ANEEL e o ONS convoquem uma reunião para tratar do assunto e, portanto, Lobão se meter na história é puro estrelismo.

Nenhum comentário: