Read In Your Own Language

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Coca Cola e Os Sucos Regionais

A Coca-Cola Brasil começa a apostar no sabor das frutas amazônicas para avançar no mercado nacional e mundial de sucos longa vida, através da produção de sucos de frutas regionais amazônicas como açaí, cupuaçu, graviola, taperebá, camu-camu, usando sua controlada Del Valle.
Segundo reportagem do jornal A Crítica, o presidente da The Coca-Cola Company, Muhtar Kent, virá ao Amazonas para participar do Festival Folclórico de Parintins (24,25 e 26 de junho), quando anunciará o lançamento da novidade. O evento é patrocinado pelas marcas do grupo.
Foram realizados testes com 250 frutas regionais e 25 foram selecionadas, das quais cinco serão escolhidas para serem industrializadas. Técnicos de industrialização do grupo já passaram por Manaus para desenvolver os processos de produção, que irá envolver o desenvolvimento de uma nova cadeia produtiva, prevendo a produção dos frutos, elaboração dos xaropes, engarrafamento e comercialização.
A espectativa é que haja a instalação de uma fábrica para produção dos xaropes concentrados das frutas, na capital ou em Rio Preto da Eva; a 57 quilômetros a nordeste de Manaus. O envasamento dos sucos provavelmente será ser feito em outro estado, como o Espírito Santo, onde já são fabricados os sucos da Del Valle.
A informação completa ainda é mantida em segredo pela Coca Cola e a empresa informou apenas que está sempre analisando oportunidades de investimento em diversos setores e que, no entanto, não há qualquer lançamento previsto no momento. O Grupo Simões de Manaus, sócio da Recofarma; única unidade brasileira que produz os concentrados dos refrigerantes da marca; também foi evasivo ao tratar dos planos de investimentos. O jornal trata de investimentos da ordem de US$ 10 milhões.

O transporte dos concentrados deverá ser feito em tonéis de aço inox a exemplo do que se faz com o açucar mascavo para os demais xaropes.
Sabe-se que a Comunidade de Novo Remanso, em Itacoatiara, produz 40 milhões de unidades de abacaxi por ano. Já o açaí é extraído de municípios como Codajás, Coari e Manacapuru, ainda de forma nativa. É possível se montar uma estrutura de açaí cultivado, assim como o guaraná, com mudas melhoradas pela Embrapa. Basta que se defina que frutas serão industrializadas. Os testes biológicos com as frutas foi feito em Atlanta (EUA).

Além do efeito de geração de emprego e renda, esse fato levará à divulgação das maravilhas da flora amazônia, cantada em prosa e verso pelos filhos da terra, nativos e adotivos.

Um comentário:

Pfuime disse...

Parabéns Cacique !
Mesmo sendo brasileira,nunca ouvi falar e muito menos provei a maioria das frutas citadas.
Em Aracajú provei suco de umbú (é assim que se escreve?) e adorei.

Abçs