Read In Your Own Language

terça-feira, 26 de abril de 2016

O Grande Erro do Crescimento Baseado em Dívidas


Um dos piores erros dos governos do PT, se é que se pode escalonar uma volume tão grande de erros, foi estimular o crescimento da economia baseando os eventos em endividamento e crédito, sem o cabível escoramento em receitas estáveis.
Isso se reflete no absurdo número de pessoas em condição de inadimplência nos bancos de dados de SPC´s Brasil afora.
Porém, pior que isso é o astronômico endividamento daqueles que poderiam ajudar os devedores a pagar as suas dívidas, contratando desempregados e aumentando os salários dos que permanecem em ocupações formais: as empresas.
A coluna Painel publica que as 25 maiores empresas de capital aberto do país têm, juntas, mais de meio trilhão de reais em dívidas vencendo somente nos próximos quatro anos. 
Com a recessão instalada, sem capacidade de lutar no mercado por novas rendas; boa parte dessas companhias terá de refinanciar o que deve na praça. Isso, porém, não será tarefa fácil. 
Como cerca de 60% desses empréstimos foram contraídos no Brasil, as empresas enfrentarão dois enorme problemas: os juros internos elevados e a dificuldade de conseguir empréstimos de refinanciamento com investidores externos, terrivelmente temerosos sobre a situação do país e a capacidade de pagamento de todos ao sul do Equador.

Nenhum comentário: