Read In Your Own Language

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Arsenal em Comunidade Indígena

Escrevi AQUI que a região chamada de Cabeça do Cachorro, no extremo oeste do Amazonas (veja mapa ai em baixo), é onde o filho chora e a mãe não escuta. Tríplice fronteira com Colômbia e Peru, entrecortada de rios e igarapés; é um desafio à parca e incipiente, embora valente e abnegada, fiscalização e presença das forças de segurança, sejam as Forças Armadas seja a Polícia Federal.

Prova disso foi a apreensão pela Polícia Federal ontem de uma enorme (e seletiva) quantidade de armas e munição militares, algumas pertencentes ao Exército peruano, como fuzis e lançador de granadas em uma aldeia de índios ticuna em Tabatinga/AM (no mapa, observar a cidade "vizinha" de Benjamin Constant), enterrada numa aldeia aculturada da região.
Como meus primos são inimputáveis, foram presos dois colombianos sob acusação de crime de tráfico internacional de arma de fogo de uso proibido ou restrito, que afirmaram ser os donos do armamento e antigos comparsas de Jair Ardela Michue, o Javier, detido em março após uma outra operação para deter os culpados pelo assassinato de 2 agentes da PF no ano passado. A PF irá ainda apurar junto com a FUNAI até onde vai o envolvimento de índios no caso.

Cabe destacar que os ticunas criaram o que eles chamam de Polícia Indígena, com o suposto objetivo de combater o uso e tráfico de drogas e álcool pelos membros da tribo, assim como manter a ordem no ambiente interno da tribo. Nunca usaram armas, porque sábia e evidentemente nunca lhes foi dada autorização para tal.

Como existem casos de assassinatos e abusos contra madeireiros e garimpeiros ilegais na região, supostamente cometidos por grupos de índios brasileiros na região de fronteira, supõe-se que sejam equipados e treinados deles por membros das FARC's.
As armas apreendidas ontem (foto acima) estavam em bom estado de conservação. Foram encontrados um lançador de granada, dois fuzis 762 de fabricação belga (um deles tinha o brasão do Exército peruano) com 18 carregadores, uma submetralhadora ponto 40, uma pistola 9 mm e 11 granadas de mão.

Conheço a região e reafirmo que a bocada por lá é quente. Militares e Policiais quando vão prá têm o tempo de trabalho contado em dobro. Os contingentes são pequenos, mal armados, sem infraestruturae o resto vocês podem imaginar. Cadê, por exemplo, o tal VANT, o disco voador da campanha de dona deelma? Aqui cabem pelo menos 2 operando, bem como helicópteros modernos e lanchas blindadas e melhor armamento para os agentes de segurança. #Oremos

Um comentário:

Rose disse...

Amigo cacique, o governo do PT usa o tal VANT p/ espionar adversários políticos, a KGB high-tech.
Imagina se vão espionar companheiros.