Read In Your Own Language

quarta-feira, 2 de março de 2011

Operação Ilhas da PF na "Cabeça do Cachorro"

A Polícia Federal divulgou ontem o resultado da chamada "Operação Ilhas" que resultou na prisão de 35 pessoas (entre as quais o peruano Jair Ardela Mitchhue, o "Javier", considerado pela polícia como sendo o maior narcotraficante daquele país) e apreendeu 1 tonelada e meia de cocaína, no Interior do Amazonas, R$ 160 mil em várias moedas, armas e munições; e envolveram cerca de 100 policiais entre PF, força nacional de segurança, forças especiais da PM e Policiais Civis.
As investigações e preparação da operação começaram em 2009, apurando denúncias da presença de traficantes de drogas na Ilha do Arariá e na localidade conhecida como Igarapé do Urumutum, em Tabatinga-AM, razão pela qual a operação recebeu este nome.
Essa divulgação referenda a perigosa e difícil tarefa da PF e Forças Armadas na região, localizada abaixo da Cabeça do Cachorro, área de tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru, entrecortada por rios de diversos portes (entre os quais o poderoso Solimões), igarapés (pequenos riachos) e igapós (florestas submersas) As investigações apontavam uma extensa e complexa rede de tráfico transnacional de mercadorias candestinas, drogas, armas e munição, cuja base territorial de atuação localiza-se em Tabatinga ou Benjamin Constant/AM, onde os traficantes negociam o recebimento e remessas do contrabando, e para onde é canalizado o dinheiro para a “lavagem”.
Como efeito adicional, as forças policiais acreditam que conseguiram desarticular uma importante organização responsável pela criminalidade convencional na região fronteiriça, principalmente em Tabatinga e localidades próximas, e esperam que diminua na região.
A histórica deficiência de estrutura das FFAA e PF na região é notória. Faltam barcos, aviões, helicópteros, armamentos, equipamentos de defesa, etc.
Recentemente foram mortos dois policiais federais e ferido mais um em confrontos na área e fez-se um cerco fenomenal até que fossem capturados ou mortos os meliantes.

Nenhum comentário: