Read In Your Own Language

sexta-feira, 4 de março de 2011

No Skindô do Congresso, a Conta é Nossa

Por Josias de Sousa com foto de Lula Marques - Folha de São Paulo
Para o brasileiro comum, o Carnaval começa no sábado. Para o grosso dos senadores, a folia foi inaugurada já na quarta-feira (02/03).
Sem alarde, produziu-se um acordo que envolveu o alheio. Suas Excelências entraram com o batuque. Você entrou com o bolso.
O Senado absteve-se de realizar votações vespertinas. Eliminou-se o trabalho, não o salário. Desconto? Nem pensar.
Pela manhã, algumas comissões ainda funcionaram. À tarde, o plenário foi convertido no oco do vazio.
No oficial, 60 dos 81 senadores registraram presença. No paralelo, dez gatos pingados deram as caras no plenário, informa a Folha.
A foto lá do alto, clicada pelo repórter Lula Marques no meio do dia, exibe o tetrapresidente Sarney acenando para um colega em meio ao ermo de cadeiras baldias.
Àquela altura, o quórum já se havia transferido para o aeroporto da Capital.
Excetuando-se os baianos, submetidos a um Carnaval eterno, os brasileiros ordinários voltam ao batente na próxima quarta (9).
No Senado, o expediente dito normal só será retomado daqui a quase duas semanas, em 15 de março. Deve suceder o mesmo na Câmara.
Famoso pelo bloco de sujos, o Legislativo promove o velho baile. A marchinha é integralmente feita de breque. O patrocínio é do déficit público.
No baile dos congressistas, quem samba é o contribuinte. Vai à bolsa da Viúva uma sucessão de Quartas-feiras de Cinzas. Skindô, skindô...

Nenhum comentário: