Read In Your Own Language

sábado, 11 de junho de 2011

Isso É Tráfico de Influência Sim



Baseado em artigo de BERNARDO MELLO FRANCO na Folha de São Paulo
Esse país está virando uma zona mesmo. Possuidor de um conjunto de leis tão grande que chega a atrapalhar, aplica-se muito poucas delas na hora em que realmente são cabíveis.

Nem vou invocar o Procurador Geral que não vê indícios nem a corte que prefere a autonomia e independência de um ser prepotente e arrogante frente a acordos internacionais.

Mas teve o Toinho que fazia consultorias a empresas que deviam o fisco, que precisavam fazer fusões questionáveis frente ao CADE e outras cositas más; tem Jei Dee que faz consultorias do mesmo estilo desde que foi defenestrado do mandato e paira acima de tudo que possa ser moral e ético e agora um que foi o número 1, o líder da curriola se apresenta como o grande mentor.

Palestrante dos mais bem remunerados da face da terra, o EX faz suas lambanças verborrágicas casualmente a grandes financiadores de suas campanhas ou a empreiteiros que ainda estarão com a mão no bolso sempre que ele chamar.

Mas tem gente que enxerga meu senhor. Não se pode fazer todo mundo de leso impunemente.

Seu mais recente cliente foi a TetraPak, única fabricante daquelas embalagens longa vida e que "envelopa" de tudo neçepaíz" . É um ótimo produto, que assegura durabilidade ao seu conteúdo, seja qualfor. Mas é CARO. A concorrência de embalagens de alumínio ou metais e ligas menos nobres coloca os produtos em continente TetraPak em desvantagem comercial.

Na maior cara dura, o EX falou lá sua baboseira e no final assegurou a Paulo Nigro, presidente da empresa qe o contratou, que iria procurar autoridades do governo para ajudar a empresa a reduzir impostos sobre "embalagens de leite".

Claro que a tal medida poderia reduzir de todas as embalagens, mas quem vende em lata já é mais competitivo. Mas não...
Sem o menor pudor, o nove dedos disse que falaria com o margarina para defender o pleito da multinacional, buscando reduzir o ICMS cobrado por alguns Estados sobre as embalagens de leite longa vida.
Embalado pelos 200 contos estimados que cobra numa poha dessas, o coisa confirmou ter tratado do assunto, mas disse não atuar no governo como representante das empresas que o contratam.
Já se sabia que Nigro tinha pedido "uma mão" a loola para facilitar a venda das caixinhas de leite em programas de alimentação popular, ao que teria respondido que fará "o que puder fazer para ajudar". E mais, disse não ver "nenhum problema" em fazer gestões políticas para "influenciar" na queda do ICMS sobre as embalagens.
"Eu disse que o companheiro Guido Mantega estava discutindo com os governadores [...] e que se eu pudesse influenciar para que o ICMS se reduzisse, para o leite chegar com mais qualidade à casa das pessoas, não teria nenhum problema", afirmou.

Como mais qualidade cara pálida? As boas e antigas latinhas de flande não fazem a tarefa há séculos?
Ressalto que o que o serrergonha disse foi em ambiente público, numa reunião, num debate ou numa entrevista. Não foi uma conversa reservada. Com registro pelas câmeras do cliente que usará as imagens em suas propagandas, ainda que internas.
Na verdade, a palestra foi fechada à imprensa, como exige o próprio Lula nos contratos fechados por sua empresa, a LILS Palestras, Eventos e Publicações Ltda. A empresa confirmou o diálogo entre Nigro e Lula, mas disse que não comentaria o assunto.
O absurdo é que çua ex-inçelença disse não atuar como consultor ou representante, no governo, de empresas para as quais faz palestras. "No dia em que eu quiser ser representante de uma empresa, eu deixarei a política e virarei consultor ou conselheiro de empresa", disse.

A se concretizar isso, começa a desmoronar o slogan da TetraPak...

Nenhum comentário: