Read In Your Own Language

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Comando Naval Libera Porto de Parintins

Depois de muito transtorno, afundamento parcial logo após a primeira inauguração há uns 6 anos atrás, denúncias de superfaturamento nunca apuradas, interdições, obras emergenciais; foi concedida autorização da Marinha para o porto de Parintins, a 370 km de Manaus via fluvial, operar pelo menos durante o período do festival folclórico agora em junho, este ano ocorrendo nos dias 24, 25 e 26.
A obra de recuperação durou cerca de um ano e teve investimento de R$ 9,3 milhões. A inspeção foi realizada pelo vice-almirante Antônio Carlos Frade Carneiro, comandante do Nono Distrito Naval que foi acompanhado pelo comandante da Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, Odilon Andrade Neto, pelo superintendente das Hidrovias da Amazônia Ocidental (Ahimoc), Sabá Reis, e pelo Superintendente Substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Fábio Porto. Prá variar, foram homenageados por uma apresentação de boi bumbá, e visitaram todas as instalações do terminal de passageiros e cais do porto.
Esta etapa da obra esteve a cargo do 2º Grupamento de Engenharia de Construção, que durante os trabalhos de recuperação executou elevação do nível de todo o setor fixo, para evitar alagações como as que aconteceram nas últimas grandes enchentes, além de modificações e ampliações nos equipamentos de poita e ancoragem do sistema de fundeio que sustenta as pontes e os flutuantes, possibilitando aumento da capacidade de carga. A parte elétrica, naval e civíl também passaram por reformas.
Os cuidados operacionais mais imediatos e permanentes são com o acúmulo de troncos e galhos por baixo da ponte de acesso ao cais, o que poderia causar esforços não previstos no projeto original. Segundo o Comando, para resolver o problema a Ahimoc e o Dnit vão contratar uma empresa para fazer a limpeza diária da ponte. A liberação do porto para atracação de embarcações deve ser feita no próximo dia 17 de junho.
O porto de Parintins possui um cais com 150 metros de cumprimento, com capacidade para 2,5 mil toneladas, equivalente à atracação de cerca de 100 embarcações regionais. O Terminal de passageiros tem salas para embarque e desembarque climatizadas, com banheiros, estacionamento, e estrutura para ser transformado em ponto turistico, com lojas e restaurantes.

Chamo a atenção aos detalhes e peculiaridades da região. Porto por aqui é a rodoviária do resto do Brasil. São poucas a estradas e rodovias que interligam as cidades, vilas e povoados. Boa parte do ano estão intransitáveis pelas chuvas e enchentes. Parintins tem um fluxo turístico constante ao longo do ano e não só apenas durante o festival folclórico. Os navios de cruzeiro já incluem a cidade em seus tours anuais, razão pela qual o porto é de finalidade capital.
Depois da festa as obras continuarão com a ampliacao do cais, complementação da poitagem, instalação de cobertura da ponta de embarque, implantação da infraestrutura complementar no terminal. A ilha Tupinabarana merece. É um trecho muito bonito do médio Amazonas. Dá prá ver pelas fotos.


Informações e fotos da assessoria de comunicação do DNIT.

Nenhum comentário: