Read In Your Own Language

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Distribuidoras Federais: Tem Que Privatizar Saporra


Ontem a Câmara Federal aprovou um projeto de conversão da MP 706, que dará um alívio à Petrobras e aumentará os subsídios a distribuidoras de energia dos estados do Norte do Brasil, além de permitir a estas últimas que seja prorrogado o tempo de concessão do serviço. 
Como não existe almoço grátis, a coisa custará de R$ 3,3 bilhões para os consumidores, diluídos em cinco anos, com transferência de pouco mais de R$ 668 milhões por ano para a conta de energia, que é usada no cálculo das tarifas, elevando coisa de 0,4% nas contas de luz que, quando for a época do reajuste anual de cada distribuidora.
No que se refere à Petrobras, a MP 706 autoriza que o Tesouro Nacional, também conhecido como NÓS, transfira recursos para o pagamento das dívidas dessas empresas com o fornecimento de combustível para operar as termelétricas. 
O pacote também retira até 2025, do cálculo do custo de referência da energia elétrica para as distribuidoras da Eletrobras dos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Amapá, os encargos cobrados dos demais consumidores, o que resulta no aumento do subsídio concedido a essas concessionárias. Elas ganham ainda prazo de carência de dez anos para o cumprimento das metas de qualidade e de eficiência. 
A esmola foi muito grande, sem contar que essa empresas geram um prejuízo de quase 2 bilhões de Reais por ano. Espero que seja a partida para a privatização de pronto dessas empresas, conforme orientação do próprio conselho de administração da Eletrobras Holding, com o qual até a dentuça e sua equipe concordavam. 
Concessão renovada, dívidas sanadas, receitas estabilizadas; é alienar imediatamente.

Nenhum comentário: