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quarta-feira, 10 de junho de 2015

200 Bilhões, Noves Fora Nada


Lançado com um estardalhaço quase eleitoral, o Programa de Privatizações, OPS, Concessões da regovernANTA, feitas as minhas tradicionais contas de padaria; parece com bem menAs chance de ter algum sucesso que os sucessivos e inoperantes PACs 1, 2 e 3. Senão vejamos...
Pra começar, tem aquela tendência de abarcar o mundo com as pernas, conforme o sempre megalomaníaco princípio ufanista da corja vermelha.
Dos 198,4 Bilhões de Reais anunciados, apenas 35% poderão ter alguma chance de se materializar durante o mandato da soberana, se é que vai ter 4 anos. O restante tem previsão de implantação que se estende até o final do século XXI, ou seja ao Deus dará... Mas prossigamos.
Dos tais 69,2 Bilhões que ela vai ter chance de acompanhar, 40 Bilhões são pr´aquela ferrovia Bi-oceânica que hoje se resume a um risco no mapa feito com o auxílio do Google Earth; sem ter, ao menos, um sobrevoo ou uma expedição topográfica.
Para as demais ferrovias, vai se tentar acabar a obra mais longeva da face da terra, a ferrovia Norte-Sul, que começou logo depois que Pedro Álvares Cabral aqui chegou e hoje se resume a uns minguados quilômetros inaugurados umas 10 vezes pela dupla loola-deelma.
No caso dos portos, existe alguma chance de vingar uns terminais novos em Santos e no Pará, pois já se tem alguma coisa implantada. O resto nem nome tem. São só sonhos...
Tirante uns minguados quilômetros de rodovias federais em péssimo estado e que podem ser reformadas por terceiros num prazo razoável, o programa de estradas é falácia pura. Nada aponta para a real necessidade de alívio e ampliação de tráfego país afora, principalmente no que se refere a escoamento de safras.
Não fossem os aeroportos de Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza; que estão quase prontos necessitando de pequenos complementos, a parte de suporte a bezourões de aço seria mais quadradinho em mapas Google. O que tem de aeroportos e aeródromos regionais é uma benção. Ou seja, só mais um lote de intenções.
Agora vejamos a parte que interessa, FINANCIAMENTO.
Com o caixa combalido a ponto de meter a mão em depósitos compulsórios de banco, poupanças e FGTS; os bancos oficiais sobre quem o gunverno tem controle (diga-se de passagem IRRESPONSÁVEL) não terão como subsidiar os bilionários valores do programa.
Com os juros em rampa ascendente quase que exponencialmente, pegar empréstimos na rede privada levará a elevação de custos de implantação dos empreendimentos e, consequentemente das tarifas de serviço e pedágio a serem cobrados.
E quem vai executar as obras? Com 100% das empreiteiras de porte, com bala pra tocar construções deste porte, atoladas até os captores de raios dos prédios onde funcionam suas sedes, nas apurações de chuncho da Operação Lava a Jato, não sobra quem tenha estrutura para fazer frente aos desafios. E não são coisa de curioso. Há que se dispor de muio planejamento e infraestrutura administrativa.
Bom, como tudo isso é mais uma lare-lare descomunal, podemos nos divertir com os rostos otimistas dos que aparecem na TV mostrando os gráficos, enquanto esfíncteres trabalha para suportar as denuncias que pululam na mídia.

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