Read In Your Own Language

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Bolsa Floresta é Golpe Publicitário, Por Arthur Virgílio

O programa Bolsa Floresta, lançado no governo Eduardo Braga, é mero golpe publicitário. Atinge apenas cerca de seis mil famílias, que recebem quantia mensal irrisória, supostamente para não devastarem a mata.
Mais dinheiro que o investido no Programa foi aquele destinado à propaganda nos grandes órgãos de comunicação do País. Repito: mero golpe publicitário.
É falsa a ideia de que o Bolsa Floresta teria algo a ver com os baixos índices de desmatamento no território amazonense. Estes se devem ao Polo Industrial da Zona Franca de Manaus que, em seus efeitos indiretos financia o interior do estado, e a mais nada.
Os grandes inimigos da floresta detêm forte capital. Não é o caso do pescador, do agricultor ou daquele que caça para sobreviver com sua família.
Inverdades que bombardeiem a cabeça das pessoas insistentemente terminam sendo aceitas como se inverdades não fossem. Os regimes totalitários costumam fazer isso. E mesmo a democracia abre espaço para campanhas massivas, semeadoras de falácias. É do jogo, infelizmente.
Uma coisa é inegável: se a floresta amazônica, na parte que toca ao Amazonas, dependesse das seis mil bolsas, idealizadas por Braga, para se manter de pé, de pé ela não mais estaria. Outro dado negativo é que desvia a atenção do papel que a Zona Franca cumpre em defesa do verde. E, com isso, de certa forma, enfraquece a luta em defesa do nosso Polo Industrial.

Um comentário:

opcao_zili disse...

Mas, meus caros Arthur e cacique, é, justamente isso que eles querem. Tem que denunciar essa maracutáia, sem vergonha, para acabar com a economia do Amazonas e cedê-la para estrangeiros, como aconteceu na Raposa Serra do Sol, onde está a maior jazida de Nióbio - minério indispensável à tecnologia atual e que o Brasil detém 99%.Sabe-se lá o que está acontecendo lá? Brasileiro não pode entrar.
Esse governo está vendendo o Brasil, como disse o deputado Piau. Não falam mais sobre a Amazônia porque já dominaram tudo.
ESTÁ INTERNACIONALIZADA E É CASA DE MÃE JOANA.