Read In Your Own Language

sábado, 6 de agosto de 2011

O Caótico Sistema Elétrico Brasileiro e o "Pograma Brasil Fudêncio"

Repetida e sequencialmente vem se verificando apagões de pequena, média e grande monta país afora. Torna-se de divulgação nacional o que aconteceu bem recentemente no Rio, Porto Alegre e em São Paulo pois, via de regra, atinge as instalações dos grandes veículos de comunicação, obrigando-os a adotar planos B e transferir a emissão de suas ondas de rádio e TV para outros estúdios e/ou operar com seus próprios sistemas de geração.

Mas a coisa se verifica de ponta a ponta do país. Seria o caso até de se fazer uma consulta ou levantamento em todos os estados para quantificar tal fenômeno.

O caos se instala quando para o fornecimento de energia. Sinais de trânsito, máquinas de atendimento, unidades de produção, incubadeiras nas maternidades, aparelhos de UTI e por aí vai (só coloquei coisa catastrófica né?).

Qual a razão? Mais uma vez a ineficência do estado. Empresas públicas entupidas de cumpanhêrus em funções de mando e coordenação, quando deveriam ser de técnicos especialistas; empresas privadas entregues à própria sorte e sanha já que o braço fiscalizador do estado também acomoda apaninguados que, se não conhecem, como vão fiscalizar; engenharia de planejamento de sistemas relegada a enésimo plano; investimentos que visam percentuais de taxa de sucesso cada vez maiores e não o suprimento da energia; sistemas estrangulados e mal inter-relacionados; operadores de sistemas cientes de que são imunes e portanto são inéptos.
Nas regras atuais, para interrupções inferiores a três minutos, não há obrigatoriedade das concessionárias levarem em conta sua ocorrência na apuração dos índices de controle de qualidade estabelecidos pela ANEEL. Em outras palavras, as concessionárias não são punidas por essas quedas, mesmo que sejam constantes. De uns quatro anos pra cá, a qualidade da energia entregue à sociedade brasileira entrou num perigoso ciclo de deterioração. Mesmo com as multas aplicadas às concessionárias, que agora são obrigadas a reembolsar o consumidor pela falta de luz, os indicadores estão longe de reverter a tendência.

Vou "relegar" o desconforto doméstico. Deixa prá lá aquele banho quentinho num dia frio ou o ar condicionado numa noite tórrida. Esquece a tarefa do filho na internet, o papinho nas redes sociais, a novela ou o jogo. Dane-se. Piscou ou apagou a luz, é problema nosso. Os índices de DIC e FIC são atendidos? Então tchau e benção. Se são confortavelmente altos para as concessionárias, reclame com o Papa pois a ANEEL não está nem aí. Na parte "social" das regras, consta que o pequeno consumidor, residencial ou não, pode e deve solicitar reembolso de eventuais prejuízos em suas instalações e equipamentos, provocados por flashes de interrupções. A geladeira queimada, o produto perdido, podem ser reembolsados após um certo períplo por recepções e protocolos de empresas, tribunais de pequenas causas e escritórios de PROCON's. São contas de Dez Mil Réis que são negociadas em créditos de vendas futuras ou mesmo pagas em dinheiro ou ainda repondo-se máquinas e equipamentos.
Pense numa fábrica de depósitos domésticos para alimentos, por exemplo. Coisinha simples, que todo mundo tem em casa e compra-se de montão. Material plástico altamente aquecido e derretido, fluindo por tubulações e moldes. PIMBA..."Cai" a energia. Em segundos, tudo endurece e entope o sistema...Horas, ou dias, para limpeza e retomada da produção. Bota na "Conta Brasil" e toca em frente, porque ninguém fará nada por isso. Tá...Agora troque o plástico por aço. Imagine a "limpezinha" a ser feita.

Embora pareçam brutos e supostamente robustos, esses equipamentos são muito frágeis, pois seus comandos são microprocessados e altamente sensíveis. Uma piscadinha tem efeitos devastadores. E os prejuízos, que nas nossas casas e pequenos comércios giram na casa de 3 zeros, sobem para valores que terminam em ÃO, ou melhor dizendo, em ÕES. São milhões e milhões que se torram, literalmente, por conta de piscadinhas ou "picos de luz" na linguagem popular.

As principais associações de grandes indústrias consumidoras de energia, ou no jargão do setor, consumidores eletro-intensivos, têm estudos e estatisticas muito precisos sobre o tema. Sabe-se, e prova-se, que a deterioração da continuidade no fornecimento de energia vêm se acelerando nos últimos 8 anos (coincidência com outros fatos da história cujo período de duração é o mesmo?).

Documentos, reivindicações, reuniões e uma infinidade de tentativa de solução para o caso já se tomou; e NADA.

Some-se a isso uma carga tributária insuportável, infraestrutura de transporte e mobilidade praticamente inexistente, concorrência internacional sem estes empecilhos e sem controle e pode-se dizer, sem medo de errar, que a industria brasileira ruma para o caos no sentido mas catastrófico que a palavra possa trazer.

Aí vem a governanta, o margarina, merdandante, pimentinha e miroca prá lançar o pogRama Brasil Fudêncio, dizendo que é a melhor coisa que aconteceu desde o big bang.

Ao longo dessa semana de lançamento da nova coleção de slides power point, ouvi e li vários expoentes da indústria e da economia brasileira, e NENHUM foi condescendente com a baboseira. O que mais se aproximou de um elogio, foi um diretor de não sei o que, da federação de coisa lá que seja, que no meio de suas palavras, usava "a presidentA". Pronto, acabou-se tudo (leia-se com cacofonia mesmo). Já não dá prá confiar.

O fato é que, numa série de medidas isoladas entre sí e não articuladas ao conjunto dos problemas que levam ao fatídico "Fator Brasil", o Brasil Fudêncio traz em seu bojo apenas alguns subsídios para áreas específicas da produção, sabe-se lá com que intenções ocultas; mas nem de longe se anuncia como o primeiro passo na solução do problema.

Lobões e outros animais mais ou menos graduados, nunca serão responsabilizados por isso, mas é inegável que o são.

A ver...

N.A.: por uma notável ironia, eu estava digitando os últimos 8 toques deste post (A ver...) quando "piscou" a luz aqui. Meu No Break não está nobreaqueando e portanto, Se-lasquei-me. O preju não foi maior pois tenho o saudável hábito de salvar o que faço de vez em quando. Bom fim de semana e salvem seus trabalhos, pois a coisa vai piorar.

Um comentário:

Anônimo disse...

OLÁ AJURICABA.

LULLA CONSEGUIU REALIZAR O MAIOR APAGÃO DO PLANETA.
APAGÃO DO POVO.

ABS DO BETO CRITICA.