Read In Your Own Language

domingo, 31 de julho de 2011

Monte Roraima: Agressão Pelos Admiradores

Baseado em reportagem do Portal Amazônia


Morei em Roraima 2 anos, andei muito pelo estado, estive bem perto mas não fui ver essa maravilha. Lamento até hoje.


É a sede do Parque Nacional do Monte Roraima e fica situado na triplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, sendo parte da Serra do Pacaraima e lar de várias espécies únicas da fauna e da flora do Brasil e das Américas. Umas das peculiaridades que mais o diferenciam de quaisquer outros montes é o fato de se parecer com uma imensa mesa, sendo seu topo praticamente plano, com cerca de 90 km de extensão, de onde escorrem milhões de litros de águas acumuladas das chuvas, formando várias cachoeiras; sendo por isso chamado de Mãe das Águas pelos índios do lado Venezuelano e Casa dos Deuses por nossos índios. O cume pode ser alcançado por expedições a pé, feita por pessoas vindas de todo o mundo (menos o leso aqui, grrrr), iniciadas geralmente pelo lado venezuelano, a partir da cidade de Santa Elena de Uairén. O Monte Roraima é a inspiração para livros como “O mundo perdido”, de Sir Arthur Conan Doyle, e filmes como “Up — Altas aventuras”, da Pixar/Disney. O topo, com uma área de mais de 30 quilômetros quadrados dividida em cerca de 80% em território venezuelano, 15% pertencentes à Guiana e apenas 5% ao Brasil
Como todas as grandes belezas naturais, o aumento no número de visitantes, associado ao histórico descaso das autoridades dos países que dividem o território da montanha e antigas práticas danosas ao meio ambiente ainda usadas pelos habitantes da região, está começando a causar problemas no paraíso.
Queimadas, pichações, lixo e poluição modificam e destroem as condições no próprio Monte Roraima e à sua volta, gerarando preocupação. Sem cuidados especiais, dejetos de necessidades fisiológicas básicas poluem os poços de água acumulada das chuvas e contaminam o ambiente, colocando em risco espécies únicas de plantas e animais.

É uma pena que coisas como essa aconteçam. A savana da região é belissima e merece um dia ser conhecida.

Leiam a reportagem completa e os dados do relatório da expedição em Portal Amazônia.

Nenhum comentário: