Read In Your Own Language

domingo, 10 de julho de 2011

10 de Julho de 1884: Libertação dos Escravos no Amazonas

Os membros da “Sociedade Emancipadora Amazonense”, desde março de 1880, destacando-se Bento de Figueiredo Tenreiro Aranha, Miguel Gomes de Figueiredo, José Coelho de Miranda Leão, José de Lima Penantes e Augusto Elíseo de Castro Fonseca, vinham fazendo constar em todos os orçamentos da Província dotações específicas na lista de suas despesas, destinadas à libertação dos escravos, através da compra da cartas de alforria, entregues sempre em festas solenes, para maior retumbância do acontecimento, sendo rara as solenidades ou quaisquer evento público em que não fossem incluídas. Como, por disposições legais através de pesadas taxas, dificultava-se entradas de escravos no território amazonense, muito rapidamente se foi diminuido seu número na região. Existia também o jornal “Abolicionista Amazonense” que teria, na opinião pública, a devida repercussão; assim como missões de alforria pelos rios Purus, Madeira e Solimões. No dia 10 de julho de 1884 foi decretada a extinção da escravatura pelo então governador da Província do Amazonas Theodoreto Carlos de Faria Souto.

Efetivamente, o Amazonas ao libertar seus escravos, dava um grande e pioneiro passo à igualdade social do homem em terras brasileiras.

3 comentários:

jorgemoraes56... disse...

Ou será que foi trocado o nome, de escravo para refém?...

Senhor.Serafim, sou seu admirador gostei muito de ver suas obras, no pouco tempo que ficou fez obras importante por manaus, isto alavanca os caminhos, sempre lembrando que o sr foi covardemente atacado, por alguns que sempre acompanhava e acompanha aqueles que nada faz e vive de DEMAGOGIA e dar esmolas, ou fez exeto declarar que já foi 3 vezes governo/ 2 ou 3 veze prefeito, e o povo sempre refén dos mesmo motivos que leva muitos politicos a conquistar votos.. AGUAS DO AMAZONAS/TRANSPORTE/ ZONA FRANCA...
SERÁ QUE ESTES MESMO DESBRAVADORES HOJE TERIA AS MESMA IDEIAS?
OU PENSARIA MELHOR!
CREIO QUE NÃO FICARIA FELIZ AO VER QUE COM OS EFEITOS DE LIBERDADE, PARA O POVO FEZ PERDER OS DIREITOS DOS JOVENS, A CRIANÇA QUE NÃO PEDE PARA VIR MUNDO NÃO PRECISA DE LEIS RESPEITO SIM, DE AFETO E AMOR COISA QUE ATUALMENTE ESTA ACABANDO.
NO LUGAR FICA A HIPÓCRISIA TOTAL..
OBRIGADO,PARABÉNS PELAS BUSCAS.
E POR SER O AMIGO QUE O SR É,
TENHA MUITA PAZ SR E TODOS OS SEUS.

M.BECKHMAN disse...

Parabéns pelo Blog. É bem formativo e informativo, espero que sua luta não esmaeça. Saudações amazonenses e amazônicas!

M.BECKHMAN disse...

Parabéns pelo blog, bem formativo. Espero que sua luta não esmaeça. Saudações Amazonenses e amazônicas!