Read In Your Own Language

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pescanagem: Isso Não É Nenhuma Novidade

Pipocou nesse fim de semana um tal de um escândalo em que uma empresa de turismo norte-americana e outra de Manaus estão sofrendo processos nos EUA e no Brasil por suspeita de exploração sexual na Amazônia, incluindo casos de pedofilia e presença de meninas indígenas.
Contra a Wet-A-Line Tours corre processo no Estado da Geórgia, nos EUA, enquanto a Santana Ecofish Safari, parceira que organizava passeios no Amazonas, responde à Justiça Brasileira. As informações foram divulgadas neste final de semana pelo jornal New York Times e repercutido no Brasil pela Folha de S.Paulo.
Segundo investigações da Polícia Federal, pelo menos 15 meninas foram vítimas de estupros e aliciamento nas viagens promovidas pelo proprietário da agência norte-americana, Richard Schair.
Ao que se sabe, as empresas utilizavam iates de luxo para acomodar os clientes, que vinham para o Estado sob o pretexto do turismo de pesca, mas os “pacotes" incluíam o turismo sexual. Os valores giram emtorno de US$ 4.300, sem contar os trechos aéreos.
As meninas são recrutadas na cidade de Autazes, distante a 118 quilômetros a oeste de Manaus, para participar dos "passeios pesqueiros". Claro que os envolvidos negam as acusações e tentam barrar os processos nos EUA e no Brasil, onde corre em segredo de justiça.
O grupo norte-americano de ativismo feminino Equality Now afirma, em seu site, que o processo nos EUA foi aberto em junho, por quatro meninas, todas de origem indígena, que dizem ter sido forçadas a se prostituir quando tinham menos de 18 anos - a mais jovem tinha 12 anos, e afirma que elas alegam ter sido “vendidas como prostitutas”. No barco, teriam recebido bebida alcoólica e drogas sendo forçadas a praticar atos sexuais.
A ministra da Secretaria das Mulheres, Iriny Lopes, disse que o governo federal não vai “cruzar os braços” em relação à questão e que nesta segunda-feira decidirá o melhor procedimento sobre o caso e que, se for necessário, a pasta enviará uma comissão à Amazônia, formada por indicados de sua área e do ministério dos Direitos Humanos, para o que já contactou a sinistra do Rosário de Maria.

Esperemos que, com a repercussão internacional da notícia, se dê mais atenção ao fato, notoriamente conhecido por plagas Manaós como "Pescanagem". Em épocas anteriores, nas investigações da CPI da Pedofilia, vários figurões dos três poderes locais e nacionais foram indiciados mas acabou tudo em pizza.

3 comentários:

Anônimo disse...

Saber eles sabem mas são incapazes de tomar uma atitude decente porque decência ó o que eles não têm. Triste país que corre em ritmo de
Fórmula 1, sob todos os aspectos, para o fundo do poço. Opcao_zili

Anônimo disse...

É um absurdo isso que acontece em nosso país, só sabem falar sobre pedofilia, exploração sexual, etc. Mas o que estão fazendo para combater esse tipo de coisa? Passando um pano e fingindo que tudo está resolvido?
Dá licença pessoas que estão no poder, vamo se mexer.

Tatiana.

Chico Zé disse...

Salve,
Paz e Bem
São tantos os desafios do nosso Brasil. Pedofilia, corrupção e entre trocentas outras mais...
Temos que continuar com as nossas pequenas ferramentas, os blogs por exemplo, fazendo a nossa parte!
Abraços
FJ