Read In Your Own Language

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Oportunismo; Teu Nome é Brasil

Vê se pode! Tudo começou com o um tal de Romero Brito, que pintou uma deelma meio que psicodélica e cheia de efeitos de paletas de cores, publicou a Josta no New York Times e foi recebido pela governanta para entregar a "homenagem".

Aí pegou a moda. Tudo que é artista plástico (???) do Brasil resolveu se lançar no mercado das artes fazendo pinturas, esculturas, brochuras (Eita: isso tem alguma coisa ligada a Viagra?) e mais um monte de bajulações pseudo-artísticas prá aparecer. Até aqui em plagas manaós surgiu uma criatura que pintou deelma em meio aos bois de Parintins ( nada a haver com curral, seja eleitoral ou não).

Mais felizardo, o Gustavo Rosa (o Alberto Roberto, personagem do Chico Anísio perguntaria: o famoso quem?) teve a brilhante idéia de COPIAR o Abaporu da Tarcila do Amaral numa "homenagem" mais recente.

Aé é soda, como diria Fócrates.

O Romerão e a parintinense pelo menos criaram uma tela. Se é boa ou ruim, isso é outro problema.

A criatura veio a público prá dizer que “A minha ideia foi homenagear as duas grandes damas do Brasil moderno, dois expoentes, dois ícones desse país, Dilma e Tarsila”.

A cabecinha e o espaço neuronial são semelhantes, não tenha dúvida. Falta que os críticos definam o estilo de nosso criativo plagiador.

Aqui na tribo denominamos neo-cheira-calçolismo ou bajulismo arcaico.

4 comentários:

decicote disse...

Caro Cacique.

Pois eu acho que o pintor fez é uma piada com a dona deelma. Cabeça pequena, um pé que não é qualquer sapatão que pode usar e a mão grande, como todo petralha.
Ah, claro, e o cactus com a mão levantada, com medo do assalto.

Ajuricaba disse...

Faltava-me a cultura e o conhecimento de um crítico de arte experiente. Muito obrigado. Completou o post.

Selma Buss disse...

Decicote, perfeita a sua análise! Sendo a pintura uma piada, conforme você diz, ela é, de fato, um deleite!... rsrs

Leo Fernandes disse...

E ainda há pessoas que não acreditam nas intuições e nas questões extra-senhoreais, veja que mente a da Tarsila Amaral captou nas dobras do tempo a imagem de nossa futura Presidente! E essa cabecinha ai rsss vai dar certo não!