Read In Your Own Language

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Risco Que Correu O Exército de Terracota

Essa semana dona deelma esteve na China, em missão turístico-diplomática.

Na ida, parou prá encher o tanque do vassourão em .... Atenas (vê se pode. que curva danada prá chegar no oriente), onde já planejava dar uma passadinha quando esteve em Portugal recentemente, mas babou por causa da morte do José Alencar. Mas sonho é sonho. E lá foi ela agora.

Na China, a governanta falou um monte de abobrinha, fez uns acordos prá "chinês ver", foi bastante enrolada pela diplomácia oriental, mentiu bastante para o consumo da imprensa venal nacional, propiciou clima para que seus ministros também exagerassem nas suas afirmações e nos seus delírios (não foi Mercadante?) e, principalmente, cometeu as deliciosas gafes próprias dos insanos cérebros que a guiam: o dela mesma e de seus çábios açeçores.

Nas últimas horas, aproveitou para visitar os "Guerreiros de Terracota", uma das maiores atrações turísticas do país. Aí sucedeu-se um dos maiores riscos já sofridos pelos baluartes dos registros arqueológicos e culturais que se dispersam mundo afora. Acompanhada por vários açeçores e pela filha Paula (Se foi a filha, foi o neto, babá, acólitos,etc. Mas o que é que tem esta cidadã a haver com a missão de interesse nacional? Sigamos...), ela percorreu todos os pavilhões do museu, montado no sitio arqueológico onde foi encontrada a tumba do imperador Qin Shi Huang (259-210 a.C.). Mostrando admiração diante de centenas de guerreiros e cavalos esculpidos em tamanho natural, deelma fez várias perguntas à guia, com a ajuda de um intérprete. Se bem que poderia ser dispensado. Dilmês e Mandarim são línguas muito parecidas.

Empolgadíssima, chegou a citar em seus discursos as "carroças" que viu no sítio, referindo-se às carruagens do imperador. Acho que se lembrou de seu amigo collorido e fiel defensor no senado. E eis que surge o melhor.

Já pensando numa obra do PAC 3, um extraordinário convênio com o apoio da Suvinil, em que milhares de pintores brasileiros e chineses teriam emprego e renda por anos, saiu com essa maravilhosa pérola:

"Imagina tudo isso colorido", disse ao deixar o principal pavilhão, um enorme galpão que abriga a maior parte das estátuas já restauradas. Os guerreiros de terracota (argila cozida) foram descobertos apenas em 1974, por camponeses que cavavam um poço. Ao longo dos anos, foram descobertas cerca de 8.000 estátuas e o trabalho continua. De modo a permitir a visita da comitiva brasileira, o governo chinês fechou temporariamente o museu, que recebe cerca de 7.000 visitantes por dia. Apesar do contratempo, vários turistas chineses acenaram ao avistar deelma, que acenou de volta. Ao final, ela escreveu no livro de visitas: "Agradeço ao governo e ao povo chinês essa magnífica descoberta e a preservação desse patrimônio da humanidade (...). O povo brasileiro e o governo brasileiro dão seu apreço e sua homenagem a essa grande realização da humanidade pelo povo chinês."

Prá fechar, ainda não satisfeita com o que já tinha dito, afirmou com a autoridade de quem conhece de tudo: "É a oitava maravilha do mundo".

Provavelmente no mesmo PAC 3 teremos uma busca frenética pelas outras seis desaparecidas.

Grana não falta. Poderemos usar o que sobrar do trem-bala.

Nenhum comentário: