Read In Your Own Language

quinta-feira, 3 de março de 2016

Não São Apenas Doenças Virais, Mas Também Bacterianas


A revista Isto É desta semana, traz a bomba da delação do senador-líder-prisioneiro Delcídio do Amaral. Na versão eletrônica de 26/02/2016, apresenta também uma assustadora reportagem sobre o retorno ao Brasil, da sífilis, de uma forma avassaladora, eu diria.
Como se não bastassem a zika, a dengue e o chikungunya, estamos também ameaçados por outra doença de consequências igualmente assustadoras, reforçando a conhecida ineficácia das políticas públicas. E não é por falta de recursos ne de CPMF poha nenhuma: trata-se apenas de roibo, incompetência e irresponsabilidade.
Estão surgindo explosivamente os casos de sífilis no País. O fato mais grave é que, fica evidente que de uma forma descontrolada pois nunca foi tão alto o número de gestantes e bebês acometidos pela terrível enfermidade infecciosa.
A sífilis é transmitida pela bactéria Treponema Pallidume que, se ocorrida ao longo da gestação, pode provocar nos fetos malformações como a microcefalia, ou, após o nascimento, surdez, cegueira e até morte. 
Em 2007, o total de crianças de até um ano de idade nascidas com a doença (forma congênita) foi de 5.535. A projeção para este ano é a do nascimento de mais de 22,5 mil bebês nesta condição. Onze anos atrás, o País registrou cerca de 1,8 mil casos de gestantes infectadas. Neste ano o total ultrapassará 40 mil. 
E por que o Brasil coleciona mais essa mazela? Atribui-se ao aumento de notificações à falta de uma campanha de prevenção (coisa que não é nem um pouquinho afeta ao PT) e, o mais grave, à falha na distribuição de medicamentos.
Recomendo a leitura da reportagem completa clicando AQUI.

Nenhum comentário: