Read In Your Own Language

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Maior Clássico do Mundo


Existem rivalidades em todos os campeonatos de futebol do mundo.
Flamengo X Vasco; Boca Juniors X River Plate; Grêmio X Internacional; Roma X Lazio; Manchester United X Chelsea; PSG X Lyon, e por aí vai.

Porém nada se compara à rivalidade entre Barcelona e Real Madrid, considerado pela imprensa esportiva internacional como "O maior clássico do mundo".

Clubes riquíssimos e poderosíssimos, detentores de dezenas de títulos regionais, nacionais e internacionais, aclamados por milhões de torcedores mundo afora, agregam às peculiaridades das disputas esportivas um intenso posicionamento político-territorial, desde quando se manifestaram as primeiras idéias separatistas da região da Catalunha.

Fundados no final do século XIX ( 1899 e 1897 respectivamente), Barcelona e Real Madrid disputam palmo a palmo a supremacia do futebol na Espanha (aqui ainda incluindo a Catalunha), na Europa e no resto do Planeta.

Monstros sagrados do futebol vestiram os uniformes sacrossantos de ambas as esquadras: Di Stefano, Puskas e Zidane pelo lado do Madrid e Crujff, Maradona e Butragueño pelo barça; por exemplo. Alguns mais loucos, ousaram vestir as cores de ambos como Ronaldo Fenômeno, mas esse é um caso à parte.

Seus estádios; o Camp Nou e o Santiago Bernabéu são verdadeiros templos. Modernos, confortáveis e invariavelmente lotados; ja acolheram históricas e inesquecíveis partidas entre essas equipes e outros jogos de campeonatos diversos.

Como já disse, a rivalidade se encorpa quando se inclui a permanente idéia separatista da catalunha, desde a época da Guerra Civil espanhola, quando um presidente do Barcelona foi assassinado por forças nacionalistas ligadas ao futuro caudilho e ditador Francisco Franco, que, logo após a vitoria na guerra, proibiu quaisquer manifestações culturais que não fossem as castelhanas, aí se incluindo a própria língua catalã.

Pronto: acendeu-se o estopim que nunca mais se apagou.

Jogos entre eles não são apenas disputas esportivas, mas reedições de batalhas de uma guerra ainda não conclusa. Dai serem sempre espetaculares.

Hoje haverá mais uma edição deste evento mundial: às 18:00 hs oficial de Brasília, os canais ESPN nos permitirão apreciar o jogo, que desde já recomendo.

Os destaques: o português Cristiano Ronaldo pelo lado dos brancos e o argentino Lionel Messi pelo lado do Barça. Dois cracassos de bola.

Tomar partido? Com certeza. Por tudo que representa o espírito de luta e valor do povo catalão, o cacique Ajuricaba não poderia torcer por outro que não seja o Futbol Club Barcelona, a esquadra Azul-Grená; Scarlet&Blue; Azul y Graná ou Blau i Grana; que espero venca a partida de hoje.

Vamos Barça, Go Barça, Arriba Barça, Anem Barça

Atualizando às 17:56 - Acabou Barcelona 5 X 0 Real Madrid, com direito a show de Messi e David Villa e com os branquinhos na roda o jogo inteiro. Ver Mourinho e Cristiano Ronaldo com cara de bundão não tem preço.

Um comentário:

Tânia disse...

Querido Primeiro Ministro Cacique, confesso que esta paixão vem desde os primórdios, com Romário & Cia...
Digo sempre que Paixão e Amor andam de mãos dadas...Podemos até torcer pela Seleção Brasileira, uma paixão de ocasião, mas amor é somente pelo time que aprendemos na convivência, história e momentos (derrotas e glórias...Isto não tem preço!!!
Ch%$¨pa Mourinho!!!
Bjos