Read In Your Own Language

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Petrobras Simula Vazamento de Óleo no Rio Negro

Via Jornal A Crítica-Manaus/AM
A PETROBRAS realizou mais uma vez a simulação de vazamento de óleo de suas instalações ou de contratados e parceiros, no Rio Negro.
A empresa mantém uma enorme estrutura para esses tipos de acidente em todas as suas bases e disponibiliza grandes centrais de apoio regionais (CDA - Centro de Defesa Ambiental) para eventos de maior monta, ainda que não sejam de sua responsabilidade.
A simulação aconteceu em frente à Refinaria Isaac Sabbá (Reman), localizada em frente à ilha de Marapatá; e nos últimos dois dias a empresa, em parceria com a Clean Caribbean & Americas (CCA), com a qual mantém convênio há 10 anos, testou dois novos equipamentos de enfrentamento de vazamentos de óleo: uma câmera infravermelha e um radar instalados que permitem a medição da direção e da corrente do rio.

A ação foi acompanhada não apenas por jornalistas, mas por dezenas de participantes do seminário de Mobilização, Preparo e Resposta (Mobex Amazônia 2010) promovido pela CCA, no Hotel Tropical. Entre eles funcionários da própria Petrobras, da empresa norte-americana e do Ibama.

Para realizar a simulação, a Petrobras anunciou que havia preparado um aparato com 800 mil litros de pipocas simulando o óleo vazado. Também chegou a ser preparada uma simulação de encalhe de balsas. Foram colocadas barreiras de contenção, bóias, lanchas de apoio e um helicóptero; assim como cerca de 100 pessoas.

Ja participamos de um evento desses e sabemos o que representam para uma real necessidade de mobilização.

Nenhum comentário: