Read In Your Own Language

sábado, 4 de dezembro de 2010

Agora Compraram Aviões Úteis

O Sinistro da Defesa Nelson Jobim assistiu ontem na Espanha os testes de voo do primeiro dos 9 aviões P3-Orion adquiridos pela FAB para patrulha e ataque bem como busca e salvamento.
O P-3 Orion é a versão militar do famoso avião comercial Lockheed Electra II. Foi inicialmente concebido para a Marinha dos EUA como aeronave especializada em guerra anti-submarina e patrulhamento marítimo baseada em terra e tornou-se um sucesso de vendas internacionais sendo utilizado por diversos países membros da OTAN e outras nações diversas, em várias versões sobre a mesma plataforma.
A Força Aérea Brasileira não dispunha de uma aeronave anti-submarino desde 1976 com a desativação do Lockheed P2V Neptune. Atualmente, a patrulha e esclarecimento marítimos são realizados pelo Embraer EMB-111 Bandeirulha, com autonomia menor e sistemas já defasados.
As atividades de ensaios em voo, que se iniciaram, destinam-se a ratificar, após exaustivos testes em laboratório de integração e na própria aeronave em solo, a confiabilidade operacional dos sistemas de aeronavegabilidade e dos sistemas de missão, que foram totalmente desenvolvidos por uma equipe mista composta por especialistas das empresas ATECH (Brasileira) e EADS-CASA (Espanhola), com o gerenciamento da Subdiretoria de Desenvolvimento e Programas (SDDP) do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e com a participação dos demais Comandos-Gerais da Aeronáutica.
A aeronave P-3AM, com os seus modernos equipamentos e sistemas embarcados, é uma ferramenta poderosa que está alinhada com as diretrizes estabelecidas na Estratégia Nacional de Defesa, pois incrementará, substancialmente, a capacidade da pacífica do Brasil na busca de proteger a Amazônia Legal e, de modo especial, a região pré-sal da Amazônia Azul. Além disto, a aeronave representará apoio às atividades de busca e salvamento no Atlântico Sul, que, conforme acordos internacionais, é de responsabilidade do Brasil.
Transcrito do Site da FAB - Fonte: COPAC / CTA

Um comentário:

Regina Brasilia disse...

A Era da Mediocridade. Anota aí, essa expressão. Nada de útil vai sair desses nossos tempos....