Read In Your Own Language

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Coisas da Amazônia - O Peixe Candiru

O Candiru (Vandellia Cirrhosa), também chamado de canero ou peixe-vampiro, é um peixe de água doce encontrado nos Rios Amazonas e Madeira e seus afuentes. Tem uma reputação entre os nativos de ser o peixe mais temido naquelas águas, até mais que a piranha.

A espécie cresce até dezoito centímetros, tem forma de enguia e cor muito clara acinzentada, tornando-o quase invisível na água.

O candiru é um parasita. Ele nada até as cavidades das guelras dos peixes e se aloja lá, se alimentando do sangue recebendo assim o apelido de "peixe-vampiro".

O temor maior é que, sendo atraído pelo fluxo da urina no caso de banhista nús, pode nadar em sentido contrário e penetrar no ânus, na vagina ou na uretra. Ele então se instala e não tem como voltar da mesma maneira que entrou pois ele abre a parte posterior do corpo e toma forma de arpão. Para ser retirado é necessária uma cirurgia portanto.

Em casos de afogamento, são encontrados às vezes no interior dos cadáveres.


2 comentários:

Unknown disse...

Eta bicho fdp!
Nos rios da Amazônias tudo cuidado é pouco. Ainda outros com as raías e o peixe elétrico!
Eu hein? Tô fora !!!

Bruna Andarde disse...

E um peixe espetacular pela a sua natureza, mas tbm e muito triste pq a dor deve ser muito ruim a sesação que esta algi indesejado pela a uretra e orrivel....essas pessoa dessa area da amozona deveria ser orientada para tomar banho vestidos e não urinar nas agua....devem ser orientado!!!